07 novembro 2018

"O problema com Rui Vitória foi o de ter começado esta época"; Sporting chega a acordo para encerrar processo de insolvência; Reforços esperam pelo aval de Keizer em Alvalade; Vítor Pereira sagra-se campeão chinês. Shanghai SIPG nunca tinha conquistado o título

Vítor Pereira garantiu o título de campeão chinês, pelo Shanghai SIPG, quando falta ainda uma jornada para o final da Superliga chinesa. Depois de ter sido campeão pelo FC Porto, em Portugal, e campeão pelo Olympiacos, na Grécia, o treinador obtém sucesso num terceiro país.
É uma conquista histórica para o Shanghai SIPG, que nunca tinha sido campeão chinês. André Villas-Boas e Sven-Goran Eriksson, seus antecessores, tentaram, mas o melhor que conseguiram foi terminar no segundo posto.
É também o fim de uma era na China. Vítor Pereira termina com a hegemonia do Guangzhou Evergrande, campeão nas últimas sete temporadas. Além do treinador português, destaque para Hulk, que volta a acompanhar Vítor Pereira, depois de juntos terem sido campeões no FC Porto. O brasileiro contribuiu, para já, com 13 golos no campeonato. Oscar, antigo jogador do Chelsea, também foi figura de destaque, durante toda a temporada.
O Shanghai SIPG entrou para a penúltima jornada da Superliga na primeira posição, com cinco pontos de vantagem sobre o Guangzhou. A equipa de Vítor Pereira tinha batido os rivais, na jornada anterior, por 4-5.
Uma vitória garantia o título e foi isso que aconteceu. O SIPG bateu o Beijing Renhe, em casa, por 2-1, com golos de Akhmedov e Wu Lei. Curiosamente, o Guangzhou perdeu com o Chongqing Lifan, por 2-0, com um dos golos a ser apontado por Sebá, avançado brasileiro que jogou no FC Porto e no Estoril.
Vítor Pereira, de 50 anos, natural de Espinho, junta mais um título a um palmarés onde constam duas ligas portuguesas, duas Supertaças, uma liga grega e uma Taça da Grécia.

"O problema com Rui Vitória foi o de ter começado esta época". O adversário de Luís Filipe Vieira nas eleições para a presidência do Benfica em 2009 usou as redes sociais para mostrar o seu desagrado com a continuidade de Rui Vitória como treinador das 'águias'. Bruno Costa Carvalho defende que o técnico já devia ter deixado o clube e aponta possíveis substitutos.
"Ao contrário do que diz a imprensa, não me parece que o destino de Rui Vitória deva estar indexado aos resultados contra o Ajax e Tondela. Uma eventual vitória sobre o Ajax está longe de nos qualificar para os oitavos da Champions e uma vitória contra o Tondela também não descansa nenhum Benfiquista quanto ao título", começa por dizer.
Bruno Costa Carvalho garante ainda que "o problema com Rui Vitória foi o de ter começado esta época como o disse em tempo oportuno. Depois de ter falhado o penta, de ter registado 6 derrotas na Champions e depois de um forte investimento feito pelo Benfica em jogadores nesta época, estava tudo aberto para se começar um novo ciclo. Mas, esse novo ciclo exigiria um novo treinado".
"Metia-me num avião e ia negociar o Paulo Fonseca. Já. Aproveitava e trazia de volta o José Boto, assumindo que foi um erro gigante tê-lo deixado sair. Na equipa técnica gostaria ainda de ver Carlos Mozer como um dos adjuntos de Paulo Fonseca. Já sei que muitos dirão que não há dinheiro para isto. Claro que há, até porque não há treinadores caros, mas sim treinadores que não ganham. Só a entrada na Champions este ano valeu 40 milhões de euros e estivemos tão perto de não lá chegar... E mais, a vida na Ucrânia não deve ser fácil e o Shakhtar nem no seu estádio joga. Estou certo que Paulo Fonseca também adoraria o desafio", concluiu Bruno Costa Carvalho.
Mas as sugestões não ficam por aqui. Leonardo Jardim, Abel Ferreira, Rui Faria, Antonio Conte, Zidane, Àrsene Wenger são nomes também apontados por Bruno Costa Carvalho.

Reforços à espera de aval do novo técnico. O Sporting vai aproveitar o mercado de inverno para reforçar o plantel e, tendo em vista este objetivo, o departamento de prospeção tem estado em plena atividade no capítulo da observação de jogadores, escreve o Record.
Quando chegar a Alcochete, Marcel Keizer terá a missão de avaliar o plantel que terá à sua disposição e apontar os sectores que deseja ver reforçados de forma a poder atacar a segunda metade da temporada com a eficácia exigida.
O treinador holandês já tem à sua espera um conjunto de relatórios elaborados sobre jogadores que podem ser contratados. Convém sublinhar que estes reforços serão sempre cirúrgicos, pois os responsáveis leoninos querem jogadores que rendam de imediato.

A SAD do Sporting e a empresa Camacho & Nunes, especializada na recuperação de créditos, chegaram a acordo no processo de insolvência da SAD dos 'leões', por uma dívida de mais de meio milhão de euros, e encerraram assim o caso em tribunal. A primeira audiência estava marcada para esta quarta-feira, mas com o acordo entre a SAD do Sporting e a empresa, o juíz declarou o caso encerrado e o processo de insolvência foi retirado.
Em março, foi noticiado que a  Camacho & Nunes requereu a insolvência da SAD leonina devido a uma alegada dívida dos 'leões' a uma empresa que prestou serviços de bilhética em Alvalade, entre 2011 e 2012. Nessa altura, o montante acabou por ser cedido a crédito à Camacho & Nunes por valor inferior aos tais 511 mil euros, ficando a sociedade com o risco de tentar depois recuperar esse montante da alegada dívida.
O Sporting negou essa dívida e apresentou queixa-crime e uma participação junto da Ordem dos Advogados. Paulo Pereira Cristóvão, vice-presidente do clube com o pelouro das infraestruturas no referido período, frisou em declarações ao jornal Record que "não ocorreram quaisquer ‘serviços’ da dita empresa" enquanto esteve em funções, pois foram por si "dispensados de qualquer colaboração com o Sporting".
Para se defender, o Sporting chegou mesmo a enumerar os cinco maiores credores para explicar que nenhum deles pediu a falência do Sporting, porque a SAD lhes dá garantias de estabilidade.
"Nenhum dos cinco maiores credores da SAD alegou qualquer incumprimento, nem sequer recorreu a qualquer meio judicial para recuperar os seus créditos, o que é sintomático da seriedade e honorabilidade dos compromissos assumidos", pode ler-se na resposta dos verdes-e-brancos.
O mesmo documento revelava que a Sporting SAD deve mais de 56 milhões ao Novo Banco, mais de 29 milhões de euros ao Millennium BCP e a um banco alemão, 12 milhões de euros à Sporting Comunicações Plataformas e seis milhões de euros a um fundo de investimento irlandês.

3 comentários:

  1. O hipotético treinador holandês terá é que ter à sua espera um conjunto de relatórios elaborados sobre os jogadores que o clube JÁ TEM à sua disposição...

    ResponderEliminar
  2. O Sporting não chegou a porra de acordo nenhum !!! Apenas acusou a Camacho Nunes de litigância de má fé, e eles puseram o rabo entre as pernas e desistiram... apenas isso.

    ResponderEliminar
  3. Eis Vítor Pereira a aumentar a conta bancária, porque currículo é zero.

    Ganhar ao Mestre da Táctica e um título chinês .

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...