16 novembro 2018

As bicadas de Pinto da Costa ao...Benfica; Jackson Martínez e o regresso ao Dragão; O motivo de André Graldes ter ficado fora dos arguidos do ataque de Alcochete

O 'team manager' do Sporting à data do ataque de Alcochete, André Geraldes, não foi constituído arguido pelo Ministério Público (MP) por falta de indícios fortes, lê-se no despacho de acusação, a que a Lusa teve hoje acesso.
Segundo a acusação, a investigação conduzida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa ficou incompleta, por não lhe trem sido fornecidas informações sobre interceções telefónicas a André Geraldes, realizadas no âmbito de outro processo, que poderiam ser relevantes para este inquérito.
André Geraldes é um dos arguidos numa investigação a cargo da Polícia Judiciária do Porto e dirigida por um magistrado do MP sobre suspeitas de tentativa de viciação de resultados em jogos de andebol e futebol, tendo como objetivo o alegado favorecimento do Sporting.
"Apesar das insistências verbais e agora por escrito, nunca nos foi facultada qualquer informação sobre as interceções telefónicas ao alvo André Geraldes", lê-se no despacho assinado pela procuradora Cândida Vilar.
O MP considera que, mesmo que André Geraldes tenha apagado conversações que o pudessem relacionar com a preparação do ataque de 15 de maio e com outros ataques aos jogadores do Sporting, "estando o telefone móvel intercetado, poderão existir conversas e mensagens que seriam relevantes para a prova nos presentes autos".
Para suportar a sua convicção, o MP diz que Bruno Jacinto, um dos 38 arguidos que estão em prisão preventiva e que era oficial de ligação aos adeptos à data dos factos, declarou que tinha avisado André Geraldes por mensagem de que elementos da claque Juventude Leonina iam à Academia do Sporting, em Alcochete.
Não tendo recebido informação da PJ, nem tendo conseguido extrair conteúdos supostamente apagados do telemóvel de Bruno Jacinto, que também não esclareceu o tipo de mensagem enviada, o MP considerou que "não existem indícios fortes de que André Geraldes sabia da preparação do ataque à Academia de Alcochete e contribuiu para a sua execução", pelo que não foi constituído como arguido.

Nesta investigação, em que foram constituídos 44 arguidos, incluindo ex-presidente do clube Bruno de Carvalho, acusado de ser autor moral do ataque, o MP identificou ainda um suspeito que fugiu para o estrangeiro logo após as primeiras detenções e contra o qual foi emitido um mandado de detenção internacional.
O suspeito poderá ser julgado no estrangeiro e por isso não foi constituído arguido nem foi deduzida acusação contra ele.
Neste processo, em que Bruno de Carvalho é acusado de 98 crimes, o MP designou 78 testemunhas, entre as quais toda a equipa do Sporting de então, bem como a equipa técnica que era comandada por Jorge Jesus e o atual presidente do clube, Frederico Varandas, que à data era o diretor clínico 'leonino'.
Bruno de Carvalho, Mustafá (líder da Juventude Leonina) e Bruno Jacinto estão acusados, como autores morais, de 40 crimes de ameaça agravada, 19 de ofensa à integridade física qualificada, 38 de sequestro, um de detenção de arma proibida e crimes que são classificados como terrorismo, não quantificados. Mustafá está também acusado de um crime de tráfico de droga.
Aos primeiros 41 arguidos, que participaram diretamente no ataque, o MP imputa-lhes a coautoria de crimes de terrorismo, 40 crimes de ameaça agravada, 38 crimes de sequestro, dois crimes de dano com violência, um crime de detenção de arma proibida agravado e um de introdução em lugar vedado ao público.
Em 15 de maio, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na academia do clube, em Alcochete, por um grupo de alegados adeptos encapuzados, que agrediram alguns jogadores, membros da equipa técnica e outros funcionários.
O ataque motivou o pedido de rescisão unilateral de contrato de nove futebolistas, alegando justa causa, alguns dos quais recuaram na decisão e continuam a representar os ‘leões’, e lançou o clube lisboeta em uma das maiores crises institucionais da sua história.
Bruno de Carvalho, que à data dos acontecimentos liderava o Sporting, foi destituído em Assembleia Geral em 23 de junho e impedido de concorrer às eleições do clube de Alvalade, das quais Frederico Varandas saiu como novo presidente.

Jackson e o regresso ao Dragão. No próximo dia 7 de dezembro, o Portimonense viaja até à Invicta para enfrentar o FC Porto no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 12º jornada do campeonato nacional. Ainda faltam três semanas, mas Jackson Martínez já sabe que o regresso aquela que foi a sua 'casa' entre 2012 e 2015 vai ser especial.
"Ainda não pensei nesse dia, mas sem dúvida que vai ser muito especial para mim. Virão à memória todos os momentos espetaculares", começou por dizer o antigo jogador do FC Porto, em entrevista ao jornal desportivo O Jogo.
Questionado sobre o apoio dos adeptos portistas durante a passagem pelos 'dragões', Jackson Martínez afirma que foi algo que o surpreendeu. "Nos primeiros jogos é sempre mais difícil até começares a ter um bom rendimento. Creio que há uma relação respeitosa, tanto da minha parte para os adeptos, como dos adeptos para mim", referiu.
Para concluir, o atual jogador do Portimonense teve ainda tempo para escolher o melhor golo que apontou com a camisola do FC Porto. "Sem dúvida o que marquei ao Sporting. Pela dificuldade e porque é um golo que, normalmente, quando tenho oportunidade, faço nos treinos. Ou seja, não foi por acaso, foi algo que fazia e continuo a fazer naturalmente num treino", afirmou em referência a um golo marcado de calcanhar.

No dia em que o Estádio do Dragão comemora 15 anos desde a inauguração, Jorge Nuno Pinto da Costa falou ao Porto Canal sobre a história da nova casa portista, mas não deixou passar a oportunidade para enviar um recado ao rival Benfica. "Parece que há clubes que gastam fortunas em advogados. É porque precisam. É como tudo. Se eu tiver uma constipação, vou à farmácia. Se tiver uma coisa mais complicada, já vou ao centro de saúde. Mas se me doer o estômago, vou ao hospital. Quando de repente chega uma fornada de advogados a um clube, a troco de milhões, é porque esse clube está muito doente", comentou, referindo-se aos processos judiciais que envolvem os encarnados.
No entanto, as críticas de Pinto da Costa estenderam-se também às autoridades políticas, as quais o líder azul e branco acusou de centralismo.
"O Ministro das Finanças teve de acelerar o Orçamento de Estado para ir ver o Benfica, mas não foi para a tribuna. Ou lhe vedaram a entrada ou ele se afastou da tribuna. Mas aqui, exceto o Ministro do Ambiente, que vem como amigo, não vemos cá mais ninguém. No dia em que o FC Porto completou 125 anos, tinha uma chamada perdida de um número que não conhecia e que fui depois alertado que pertencia ao Presidente da República. De resto, o FC Porto foi completamente ignorado", lamentou.

2 comentários:

  1. O Capo fruteiro está aziado por ser arguido por acusação do Benfica. Mas irá ficar mais aziado quando chegar a conta das golpadas. Entretanto já chegou uma conta de 18M. Crime organizado.

    ResponderEliminar
  2. Ao capo fruteiro deve-lhe acontecer o mesmo que ao JJ, a quem lhe pediam uma indemnização!

    Que passou-se?!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...