18 maio 2021

Empresário de Nuno Mendes esperado hoje em Manchester; "Sporting quer ficar comigo", garante João Mário. "Desaconselharam-me a vir para o Sporting"; Benfica quer um '6' e um '8'. O nome em cima da mesa; Conceição rejeitou proposta milionária

Com o campeonato no bolso, João Mário aborda pela primeira vez a hipótese – forte – de continuar no clube onde renasceu, admite, após uma época difícil na Rússia. Hugo Viana, diretor desportivo, já deu o primeiro passo: falta, agora, convencer o Inter.
"Quando falei com o presidente [Frederico Varandas], ele tinha a convicção de que podíamos ser campeões e isso surpreendeu-me um pouco, pois vínhamos de um 4º lugar. Ele foi a primeira pessoa que me passou essa mensagem e que me fez acreditar. Se tinha propostas mais vantajosas? Sim. Na altura também tinha outras propostas, mas queria jogar onde me sentisse bem e em casa. A minha mulher também estava grávida e queria que a minha filha [Olívia] nascesse em Portugal. Houve muitas coisas que me ajudaram a decidir este regresso, entre as quais olhar para o plantel e acreditar no que podíamos fazer. Acabei por tomar a melhor decisão. Se fui desaconselhado a regressar? Sim, tive muitos amigos – e não só – que me desaconselharam, porque o clube não passava um bom momento, não só a nível desportivo. Mas eu sempre pensei pela minha cabeça: aliás, muita gente me disse ‘não vás para a Rússia’, ‘não vás para o Inter’… Há pessoas que me aconselham mais do que outras, mas a decisão final é sempre minha. Acreditava que era o sítio ideal para estabilizar na minha vida pessoal e profissional. Em cinco anos joguei em Itália, em Inglaterra, na Rússia e depois voltei para Portugal. Há momentos em que te sentes mais instável, mas o melhor foi vir para o Sporting", disse o internacional português.
João Mário está emprestado pelo Inter, com quem tem mais um ano de ligação, mas acredita que irá continuar no Sporting.
"Sim, da minha parte há total disponibilidade para ficar, mas vamos ver aquilo que o Sporting decide. Honestamente não consigo dizer o que será necessário para as negociações, mas não vejo problemas nessa questão. Se houver disponibilidade de ambas as partes, claro que sim. Se já falaram comigo sobre isso? O presidente já o conheço há vários anos, porque foi, primeiro, meu médico na equipa B e mais tarde na equipa principal. Tenho uma excelente relação com ele e foi graças a ele que voltei ao Sporting. Não falei diretamente com ele sobre isso, mas já falei com o Hugo Viana, que também foi uma pessoa fundamental para o meu regresso. Aliás, quero destacar o papel de ambos, que nunca se intrometeram no nosso trabalho durante esta temporada, agindo sempre de forma discreta mas presente – é o que deve ser. Tiveram o seu mérito na construção da equipa, cada vez que falavam connosco, porque ninguém ganha sozinho. Se vou abdicar de muita coisa para ficar? Não sei muito sobre a realidade do clube, do negócio, portanto não sei se terei de abdicar de alguma coisa – não será por aí. Se houver vontade, ninguém vai abdicar de nada. Como disse, já tive uma conversa com o Hugo Viana há pouco tempo sobre isso e ele mostrou a vontade do Sporting em ficar comigo; se nada mudar, é isso que espero que aconteça junto do Inter. Espero que o consiga fazer", garantiu.

Outras frases da entrevista: “Fomos calando muitas bocas ao longo da época”; “Vitória em Braga foi perfeita e decisiva”; “Fernando Santos sabe o que posso acrescentar à Seleção”; “Coates foi o melhor jogador da Liga”; “Na rua a palavra que mais me dizem é obrigado”

A saída de Nuno Mendes no final da época ganha a cada dia que passa mais força. Depois do Manchester City ter manifestado a intenção de contratar o jovem lateral-esquerdo leonino, agora é a vez do rival United.
Ora, de acordo com o jornal A Bola, Miguel Pinho, empresário que levou Bruno Fernandes para os red devils, é esperado hoje em Manchester, onde deverá ficar nos próximos dias. Além de voltar a estar com Bruno Fernandes, agora que as complicações aéreas terminaram, o empresário poderá potenciar as conversações pelo lateral.
Segundo garantiram ao diário, as hipóteses do empresário sentar-se à mesa com os rivais de Manchester para conversar sobre Nuno Mendes são elevadas.

Conceição rejeitou proposta milionária. Segundo escreve A Bola, Sérgio Conceição terá rejeitado uma proposta milionária para assinar pelos russos do Zenit, pois o projeto não é do seu agrado.
Neste momento em que os responsáveis e os adeptos do FC Porto esperam pela sua renovação, todos os cenários estão em cima da mesa. A decisão final deverá acontecer nos próximos dias.

Benfica vai atacar o mercado. Com muitas mexidas em perspetiva no meio-campo, o Benfica vai começar a acelerar nas contratações de dois médios: um ‘6’ e um ‘8’, avança o Record. Apesar de, naturalmente, virem a ser realizadas aquisições para outros postos, o nosso jornal sabe que Luís Filipe Vieira dá prioridade ao encontrar destas soluções, até porque Jorge Jesus também as considera fundamentais na manobra da equipa.
Os responsáveis da SAD encarnada não dão qualquer jogador como inegociável na próxima janela de transferências. Este cenário não significa, porém, vendas a preço de saldo e é precisamente esse o caso específico de Weigl, que justificou o investimento de 20 milhões de euros. Filipe Vieira está disposto a ouvir propostas pelo internacional alemão, mas não o libertará sem lucro significativo, algo que no atual contexto de pandemia pode vir a revelar-se muito complicado. Para além disso, o jornal Record escreve que Jorge Jesus pediu que seja feito um esforço no sentido de não negociar o ex-Borussia Dortmund, pois este revela-se agora mais adaptado e é peça importante na manobra da equipa. Nesta posição, diga-se, Gabriel tem via aberta para deixar a Luz – custou cerca de 9 M€ e o presidente encarnado também não está preparado para vendê-lo abaixo disso –, Samaris verá a sua situação analisada quando estiver recuperado, e há ainda o caso de Florentino. Cedido ao Monaco, o jovem prepara-se para voltar à Luz, mas Jesus não quer para já colocar todas as fichas no miúdo e aponta por isso à chegada de mais um médio-defensivo.
Um pouco mais à frente, o ‘pulmão’ sofrerá garantidamente alterações. Taarabt está na montra do mercado e o mesmo acontece com Pizzi. No entanto, o caso do internacional português deverá revelar-se bem mais complicado de gerir, pois Vieira já sabe que muito dificilmente chegarão à Luz propostas enquadradas nos valores que pretende para libertar o ‘21’ – custou perto de 14 M€ e tem 31 anos –, num cenário em que os clubes deverão manter a postura de contenção no investimento. Por isso, não será de descurar que o polivalente médio acabe mesmo por ficar na Luz.
Neste enquadramento do ‘8’ entra Gedson, que voltará à Luz para, no mínimo, mostrar-se a Jesus na pré-época. Todavia, à semelhança do que acontece com Tino, JJ não quer fazer depender o reforço da posição com o jovem formado no Seixal e Vieira já deu indicações para que seja agilizada a contratação de um médio ‘box to box’, capaz de transportar jogo e também dar equilíbrio defensivo à equipa. É precisamente aqui que entra o nome de Ugarte, médio do Famalicão que já tem aprovação de Jorge Jesus e deu nesta época mostras de enorme potencial. Os responsáveis encarnados olham para o uruguaio como um elemento capaz de jogar nas duas referidas posições e, acima de tudo, veem nele margem de progressão para torná-lo num investimento rentável a médio prazo. Para já, sabe o jornal, Ugarte está à cabeça da lista, apesar de haver vários outros nomes bem referenciados para o meio-campo, num contexto em que os cofres estão mais debilitados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...