18 maio 2021

A visão espanhola sobre a arbitragem no dérbi. Cartões vermelhos por mostrar?

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, fez a análise à arbitragem do dérbi disputado na Luz entre o Benfica e o Sporting. Para o ex-juiz não ficam dúvidas que Lucas Veríssimo e Nuno Mendes deveriam ter sido expulsos.

Na primeira jogada, a questão não é se se trata de um segundo amarelo. É um vermelho direto. Trata-se de uma oportunidade clara de golo. Houve uma falta de Nuno Mendes sobre Rafa quando até há um outro jogador do Benfica sozinho no lado esquerdo. Se não houvesse falta, ficavam dois jogadores dos encarnados isolados na cara do guarda-redes. Não é segundo amarelo, é vermelho direto.

No segundo lance há um penálti claro e também seria amarelo. Dentro da área, um penálti em disputa de bola já não é vermelho. Quando é amarelo? Quando se apita penálti e se trata de um ataque prometedor. Se esta falta fosse feita com o jogador a ir na direção da bandeirola de canto, então não era admoestação para Lucas Veríssimo por falta sobre Pote. Em disputa de bola, como é este caso, quando há uma pancada assim, só é amarelo quando o jogador tem hipótese de marcar golo ou é ataque prometedor. É o que se passa aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...