>> City avança por Diogo Costa; Noitada vale 5 processos, castigos e um afastamento no Dragão. Martim sente-se injustiçado e jogadores revoltados com ameaças; “O João Félix lembra-me o Jesé. O Benfica tem lá bem melhor e bem mais barato”  >> Capas: O apuramento do Sporting em grande destaque. Ainda a confusão no Dragão e as novidades na Luz  >> Benfica tenta contornar cláusula para fechar negócio; Noitada no FC Porto. O que se segue?; “Enganados estão sportinguistas que dizem 24 no autocarro mas só ganharam 20 campeonatos”  >> Capas: O mercado, as novidades na Luz e Alvalade e a bronca no Dragão  >> Trump pode tramar Benfica e FC Porto; Sporting volta a pensar em alvo antigo (FC Porto e Braga na corrida); Complica-se o futuro de Di Maria na Luz; Mora tem pontaria sem igual no seu escalão; "Nunca vi ninguém como Quenda. Nem Futre, nem Cristiano Ronaldo"  >> Capas: O futuro de Di Maria, o mercado em Alvalade e Mora na elite     

16 abril 2025

Benfica quer Félix para o Mundial e Bernardo Silva está acima de lutas eleitorais; "Há penalti de Otamendi"; Rúben Neves na mira do FC Porto para...2026; Morita teme falhar o resto da época

Ainda não parece haver fim à vista para o calvário de lesões de Morita em 2024/25. Isto porque, no regresso do plantel do Sporting aos treinos, o médio de 29 anos manteve-se fora dos trabalhos e, segundo o Record, segue sem ver a luz ao fundo do túnel que resulte na reintegração em pleno nas opções de Rui Borges. Na realidade, ao que o nosso jornal apurou, o internacional nipónico continua a sentir dores musculares – uma constante na presente temporada – e, nesse sentido, o jogador surge algo desesperado, ao ponto de temer que possa mesmo falhar o resto da época 2024/25.
Ora, recorde-se, Morita até voltou mais cedo dos últimos compromissos pela seleção (a 22 de março), fruto de um traumatismo no pé esquerdo, só que acabou por se ressentir depois a nível muscular, estando agora a contas com mialgias. Esta acaba por ser a quinta vez nesta temporada em que o camisola 5 é baixa devido a problemas musculares, um cenário que já o fez perder inclusive 16 jogos em todas as provas pelos leões.
Desta feita, face à situação clínica, Morita ainda não tem noção exata do período em que poderá voltar, o que causa alguma preocupação ao próprio jogador, principalmente numa fase decisiva da temporada e na qual o Sporting ainda enfrentará o Benfica, fora, a 10 de maio. De resto, em 2024/25, o futebolista natural de Osaka soma 30 jogos de leão ao peito, um registo abaixo do que apresentou em Alvalade durante 2023/24 (40 jogos) e 2022/23 (41).

Benfica quer Félix para o Mundial. João Félix está de volta à agenda do Benfica, apurou o jornal Record, e o objetivo é que o empréstimo do jogador fique concluído, no máximo, até ao início de junho. É que Rui Costa gostava de já poder contar com o avançado no Mundial de Clubes, que se começa a disputar nesse mês. As águias já tentaram o regresso do jogador nos dois últimos verões, mas sem sucesso. Agora, há um nome que pode fazer a diferença: Bruno Lage. O jornal sabe que o técnico benfiquista tem-se empenhado bastante neste processo. E é fácil perceber o motivo. Foi com o técnico dos encarnados que João Félix se evidenciou na equipa principal, na segunda metade da temporada 2018/19, cujo nível o levou a ser contratado pelo At. Madrid, por 126 milhões de euros. E, agora, o setubalense tem tentado demonstrar ao jogador, de 25 anos, que o regresso ao Benfica poderia ser uma ótima oportunidade para relançar a carreira, que perdeu algum fulgor nas últimas épocas. Tal fica evidente pelo facto de Félix estar a ser, sucessivamente, emprestado nos últimos anos.
Há outro dado que pode ajudar o Benfica a chegar a bom porto neste processo, no caso o número de emblemas de renome interessados nos serviços do jogador começar a cair. Atualmente, João Félix é jogador do Chelsea, que pagou 52 milhões de euros ao Atlético Madrid para contratar o criativo, no último verão, vinculando-o até 2031. O jogador começou a temporada no emblema londrino, mas em janeiro acabou por ser cedido ao Milan, de Sérgio Conceição. Em Itália foi utilizado em 13 encontros, sete deles a titular, mas no último, com a Udinese, já nem saiu do banco de suplentes. E, agora, é praticamente certo que o emblema milanês não vai renovar o empréstimo, hipótese que estava em cima da mesa. O Benfica acredita que tem, nesta altura, reais hipóteses de consumar o regresso do avançado. Mas primeiro é preciso convencer João Félix e, depois, negociar o empréstimo com o Chelsea, mesmo que o treinador dos blues, Enzo Maresca, não conte com o português.

Bernardo Silva está acima de lutas eleitorais. Rui Costa tem as portas abertas para Bernardo Silva e vê o médio acima de qualquer luta eleitoral. Embora o jogador do Manchester City tenha apoiado João Noronha Lopes contra Luís Filipe Vieira (e, por consequência, contra Rui Costa) nas eleições de 2020, o presidente do Benfica considera que os interesses dos encarnados estão acima de guerras políticas e vê o centrocampista, de 30 anos, como um grande acréscimo de qualidade ao plantel das águias. Nessa medida, o dirigente já está a tentar perceber se existem condições que permitam o regresso, a curto prazo, do jogador formado no Seixal. Num cenário ideal para Rui Costa, essa contratação até aconteceria já neste verão, antes das eleições de outubro, em que o atual presidente das águias terá, muito provavelmente, a concorrência de... Noronha Lopes. Mesmo que não consiga esse reforço já na próxima janela de transferências, Rui Costa pensa que, caso vença as eleições, conseguirá convencer Bernardo durante o próximo mandato, ou seja, até outubro de 2029. Dessa forma, o internacional português tem a palavra, sabendo já que terá as portas abertas, seja com Noronha Lopes ou Rui Costa (e, provavelmente, com qualquer outro candidato). Ultrapassada essa barreira, será necessário persuadir o Man. City a libertar Bernardo Silva, que tem contrato até 2026, mas também a convencer o jogador a adequar as suas condições à realidade do futebol português. O médio ganha 12 milhões de euros líquidos, um valor incomportável para os cofres do Benfica.

Rúben Neves na mira do FC Porto para...2026. Rúben Neves, cumprindo até um sonho que já revelou publicamente, deverá voltar a ser jogador do FC Porto no futuro, porém, tudo indica, não nos tempos mais próximos. O médio, de 28 anos, é dono de um perfil ao jeito dos azuis e brancos e especialmente valorizado pelo facto de tratar-se de um jogador com cultura de clube, ou não tivesse representado os dragões desde os 10 até aos seus 20 anos. Por entre o desejo do jogador e a monitorização que merece no Dragão, há ‘milhões’ de razões para que o dossiê seja efetivamente uma preocupação apenas a longo prazo, mais concretamente em 2026.
A primeira delas é que, segundo as informações recolhidas pelo Record, não há de momento trabalho efetivo de bastidores por parte dos responsáveis azuis e brancos com o objetivo de preparar terreno para um eventual negócio já neste verão. Tal cenário tem barreiras concretas à sua conclusão efetiva no imediato, sendo a mais preemente o contrato que Rúben Neves mantém com o Al Hilal, válido até 2026. A força do vínculo é acentuada pelos números envolvidos e com os quais, como se percebe, o FC Porto não pode competir. Em 2022, quando o contratou ao Wolverhampton, a equipa orientada por Jorge Jesus pagou uns consideráveis 55 milhões de euros na sua aquisição. E se os emblemas sauditas não são propriamente conhecios por se preocuparem em recuperar o investimento feito em contratações, Rúben Neves aufere cerca de 25 milhões de euros por ano no clube, fasquia que, tratando-se da Arábia Saudita, é espelhada praticamente de forma líquida no seu rendimento.
Assim, para que o sonho de longo prazo que Rúben Neves representa neste momento seja antecipado, será necessária uma conjugação de vontades e sobretudo uma cedência de posições, tanto da parte do jogador como do Al Hilal, que não se adivinham fácil de concretizar. Chegados a 2026, a conversa poderá ser outra, mas mesmo aí, então com 29 anos, o médio não deixará de ser um nome ao gosto de grandes tubarões europeus...

"Há penalti de Otamendi"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...