16 fevereiro 2025

Pinto da Costa faleceu; É unanime: Sporting sem razões de queixa. Primeiro golo dos leões deixa dúvidas. Penalti por marcar nos Açores?; Adversários de Rui Costa sem condições de irem a eleições

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa aos 87 anos. O Futebol Clube do Porto está de luto pelo desaparecimento da maior figura da sua história. Jorge Nuno Pinto da Costa morreu ontem, com 87 anos de idade e 71 de associado, após mais de seis décadas nos órgãos sociais e de 42 anos na liderança da instituição que elevou como ninguém. Para trás deixa um legado único que orgulha toda a nação azul e branca. Só no futebol sénior, Pinto da Costa fez o FC Porto erguer 23 campeonatos, 22 Supertaças, 15 Taças de Portugal, duas Taças Intercontinentais, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e outra Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça da Liga. Os portistas festejaram 2.591 conquistas nos 15.356 dias da presidência mais duradoura e titulada de sempre. 

Adversários de Rui Costa sem condições de irem a eleições. Se as eleições do Benfica fossem hoje, alguns dos potenciais candidatos à liderança, casos de João Diogo Manteigas, Marco Galinha e Cristóvão Carvalho não teriam condições para se apresentara sufrágio, já que não cumprem os requisitos estatutários: "O presidente da Direção terá, obrigatoriamente, pelo menos, 25 anos ininterruptos como sócio efetivo, concomitantes com a data da eleição".
Ou seja, à luz do regulamento, só terão condições de elegibilidade associados a partir dos 43 anos com 25 anos de filiação ininterrupta. João Diogo Manteigas, único que já formalizou a candidatura no espaço público, não tem ainda idade (42 anos) para atingir os anos de filiação, Marco Galinha não cumpre o requisito de antiguidade de associado (25 anos) - o próprio já o admitiu -, e Cristóvão Carvalho, do movimento denominado "Voo da Águia", também não.
Estes elementos estão forçados a aguardar, para já, pela entrada em vigor das novas regras, que ainda não cumpriram o processo de regulamentação. As mesmas reduzem a antiguidade de elegibilidade para 15 anos e concedem outro cenário aos proponentes. Noronha Lopes, que já concorreu em 2020, está, naturalmente fora deste quadro e tem via aberta para voltar a ser candidato.

É unanime: Sporting sem razões de queixa. Primeiro golo dos leões deixa dúvidas. Penalti por marcar nos Açores?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...