23 fevereiro 2025

Os casos do Benfica-Boavista; FC Porto 'rasga' Varandas e pondera fim de relações com o Sporting; “Não é só o departamento médico que está em causa no Sporting”; Desde 98/99 que FC Porto não se focava apenas na Liga

Poucas horas depois da entrevista de Frederico Varandas à Sporting TV, onde o líder dos leões se queixou da desigualdade de critérios no que concerne à arbitragem nos jogos dos candidatos ao título, o FC Porto reagiu através da newsletter ‘Dragões Diário’, com várias acusações duras e com um pedido para que as críticas não passem impunes.
“O santo, que tenta controlar a todo o custo o futebol português num desejo de benefício próprio, emite opinião de árbitros, de conselhos de arbitragem, de lances duvidosos e menos duvidosos, mas sempre com a ‘clareza e transparência’ que lhe é reconhecida”, pode ler-se na newsletter, acrescentando que o objetivo de Varandas passa por ser beneficiado no que resta jogar da Liga. “Se em realidade quisesse ser imparcial e se preocupasse com o futuro do futebol português, (...) saberia e denunciaria que a tecnologia VAR não opera a 100% das suas capacidades em Portugal ou que o árbitro VAR é obrigado a avaliar lances com uma qualidade de imagem exponencialmente inferior à que os adeptos recebem nas televisões de suas casas, em vez de lançar uma onda de suspeição sobre os demais profissionais numa tentativa desesperada de obter ‘favorecimentos’ para o seu clube na reta final do campeonato.”
Na sua intervenção, Frederico Varandas visou diretamente o árbitro Tiago Martins, acusando-o de não ter expulsado Rodrigo Mora na Madeira por estar “condicionado”. Perante isso, os dragões pedem agora ações a quem de direito. “O FC Porto aguardará serenamente a posição do Conselho de Disciplina e Conselho de Arbitragem da FPF e da APAF sobre as suspeitas lançadas por um presidente de um clube sobre a seriedade e idoneidade dos árbitros e espera um castigo exemplar pelo bem do futebol português”, finalizam.

Ponderado corte de relações. André Villas-Boas, presidente do FC Porto, está a ponderar avançar para um corte de relações institucionais com o Sporting por conta das palavras e tomadas de posições assumidas, publicamente, por Frederico Varandas, avança A Bola.
O silêncio do clube rival na morte de Pinto da Costa - tal como o Benfica - e a recente entrevista do líder máximo dos leões, deixaram a estrutura do FC Porto desagradada.
A relação entre FC Porto e Sporting piorou consideravelmente na altura em que Frederico Varandas assumiu a presidência dos leões, mas a recente eleição de Villas-Boas como sucessor de Pinto da Costa parecia abrir caminho a uma nova fase de maior cordialidade. No entanto, e ainda segundo A Bola, Villas-Boas entende que Varandas está muito focado no FC Porto e pouco interessado no que acontece no rival lisboeta, o Benfica.
Nesse sentido, a ideia da direção liderada por André Villas-Boas passa por virar costas ao Sporting, não avançando já para um corte formal de relações, deixando a possibilidade em cima da mesa. 

Desde 98/99 que FC Porto não se focava apenas na Liga. Face à eliminação na Liga Europa, depois de também já concluídas as participações na Taça de Portugal e Allianz Cup, o FC Porto ficou apenas com o campeonato no seu calendário até maio, uma vez que o Mundial de Clubes está agendado só para junho. Desde a época 1998/99 que os dragões não se viam restringidos somente a uma frente competitiva até maio. Nesse ano foram pentacampeões.

“Não é só o departamento médico que está em causa no Sporting”. O Sporting enfrenta uma onda de lesões e os adeptos estão preocupados. No entanto, o clube não divulga informação clínica a não ser em casos de paragem prolongada como o exemplo de Nuno Santos.
Contudo, há quem fale numa situação que está no lado “caricato”, sobretudo porque há jogadores há vários meses longe dos relvados como Pedro Gonçalves. O transmontano já não joga desde que Ruben Amorim saiu para o Manchester United. Entretanto, já passou João Pereira pelo comando técnico e agora está Rui Borges.
O atual treinador não conta com o plantel na máxima força, pelo contrário. São várias as baixas e o departamento médico do Sporting está preenchido por estes dias.
Assim, os sportinguistas procuram explicações para a onda de lesões que afeta o seu plantel nesta época. A responsabilidade do departamento médico é apontada. Contudo, Maniche entende que não pode ser apenas esse setor a prestar responsabilidades na onda de lesões do Sporting. O ex-internacional refere que este caso no Sporting não é só responsabilidade do departamento médico.
“Isto não é só o departamento médico que está aqui em causa. Também podemos colocar em causa a preparação desses jogadores e tudo mais”, disse Maniche, em declarações na CNN Portugal.
Do mesmo modo, recorde-se que há poucos dias Carlos Freitas avisou que “o Sporting não tem só um problema de lesões”.
Este é um tema que domina os debates entre sportinguistas, até porque o clube está a perder objetivos em diferentes competições.

Os casos do Benfica-Boavista:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...