21 janeiro 2025

Sporting prepara 'ataque' de mercado e tem novo nome associado; FC Porto fora do mercado; Castro, Terzic e Xavi não estarão nos planos do FC Porto; Proposta do Sporting rejeitada

Através de Bernardo Palmeiro, novo diretor geral para o futebol, que oficialmente só entrará em funções após a saída de Hugo Viana para o Manchester City, o Sporting apresentou ao Amora uma proposta de compra dos 75 por cento do passe de Geny Catamo. De acordo com informações recolhidas pelo jornal O Jogo, os leões tentaram convencer os responsáveis pelo emblema da Margem Sul a aceitar uma oferta de três milhões de euros, mas estes recusaram, avisando imediatamente que não pretendem vender a maior fatia do passe por menos de cinco milhões.
Há um impasse negocial, mas o Sporting tem os direitos desportivos do extremo e está confortável porque Catamo tem contrato até 2028 e está blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
A SAD leonina teve no passado a possibilidade de pagar anualmente 200 mil euros até chegar aos 800 mil euros para adquirir o remanescente do passe do jogador, mas acabou por não acionar esta cláusula, investindo apenas numa das quatro parcelas. Ou seja, o Sporting pagou 200 mil euros pelos 25% dos direitos económicos de Geny Catamo, deixando expirar todos os prazos escritos no acordo.
Entretanto e, com a valorização do camisola 21, o Amora ofereceu maior resistência aos valores apresentados pela administração da S AD do campeão nacional e decidiu colocara fasquia nos cinco milhões de euros, valor que os verdes e brancos consideram exagerado.

Sporting prepara 'ataque' de mercado. O Sporting está muito empenhado em precipitar a saída de Marcus Edwards e há perspetivas de empréstimo, nesta janela de inverno do mercado de transferências. Com este cenário, a administração dos verdes e brancos passou a ter em conta substituir o inglês e já há extremos em cima da mesa prontos para serem atacados nestes dias que faltam até ao fecho da janela de janeiro: são jogadores destros para jogar a partir da esquerda.
O Sporting identificou os alvos através do departamento de scouting, já os analisou e prepara ataque dentro de uma lista já muito restrita que tem em cima da mesa.
Será o segundo reforço para Rui Borges nesta janela, depois do guarda-redes Rui Silva, que assinou até junho 2028, depois de contratado ao Betis por 4,75 milhões de euros mais um milhão em variáveis por objetivos.

Juanlu Sánchez apontado. Relativamente à situação da lateral direita, o diário andaluz Estádio Deportivo avançava ontem com o interesse leonino em Juanlu Sán-chez, 21 anos, do Sevilha, que joga também como médio. Diziam os espanhóis que esse interesse, no entanto, não se revelava além disso mesmo, ainda sem propostas. E o certo é que com as operações abortadas de Alberto Costa e de Andrés García, que trocaram Vitória de Guimarães e Levante por Juventus e Aston Villa, os verdes e brancos ficam com Iván Fresneda e Rui Borges pode também utilizar o central Eduardo Quaresma na posição.
Há ainda Ricardo Esgaio, mas o nazareno tem a porta de saída aberta. Há mercados mais alternativos que podem receber um jogador que tem contrato com os leões válido até 2026.

Castro, Terzic e Xavi não estarão nos planos do FC Porto. André Villas-Boas está em contrarrelógio em busca do sucessor de Vítor Bruno no comando técnico do FC Porto. O presidente dos dragões decidiu colocar José Tavares, diretor da formação, no cargo de treinador interino e o objetivo passa por fazer chegar um novo técnico para a receção ao Santa Clara, agendada para domingo, escreve O Jogo.
A mesma publicação refere ainda que há alguns nomes em cima da mesa, mas que o de Xavi Hernández, antigo treinador do Barcelona, já terá sido riscado por conta do esforço financeiro que obrigaria a sua contratação.
Luís Castro, que já orientara a equipa A do FC Porto em 2013/14, e Edin Terzic, que levou o Borussia Dortmund à final da Liga dos Campeões na época passada, foram outros nomes que foram avançados pela imprensa no dia de ontem, mas que Villas-Boas também terão riscados os mesmos.
Para já só existe a certeza que José Tavares estará no comando da equipa frente ao Olympiacos já depois de amanhã, quinta-feira, tendo já orientado a sessão de treino na tarde de ontem, na qual André Villas-Boas marcou presença. 

FC Porto fora do mercado. Villas-Boas ainda não escolheu o sucessor de Vítor Bruno, mas há algo que o presidente já deixou bem claro ao grupo de trabalho. Segundo apurou o jornal Record, na reunião de emergência que decorreu no Dragão após o desaire em Barcelos, o líder máximo do FC Porto falou ao grupo sobre o presente e o futuro e garantiu que o plantel não vai sofrer acertos neste mercado. Assim sendo, o sucessor de Vítor Bruno já sabe que não terá reforços, sendo que as palavras de André Villas-Boas no balneário foram no sentido de que não haverá entradas nem saídas do plantel em janeiro, com as exceções de dois elementos que pouco contam por esta altura, Wendell e Veron. O primeiro está a ser negociado com o São Paulo, ao passo que o segundo voltou recentemente de um empréstimo ao Cruzeiro e nunca chegou a ser reintegrado.
E se o facto de não haver reforços em janeiro pode gerar algum alarme em quem vier a assumir a equipa (e nos adeptos), da reunião com o plantel saiu também a confirmação do bloqueio às saídas. Uma mensagem que André Villas-Boas já tinha passado ao grupo, deixando bem claro que as peças-chave só poderão sair em janeiro pelos valores das cláusulas de rescisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...