FC Porto recusa proposta e negócio não avança. Veron não vai ficar no Cruzeiro, isto segundo um cruzamento de dados entre o jornal Record e o Globo Esporte. O clube de Belo Horizonte tentou novo empréstimo, mas segundo o diário o FC Porto recusou. Já o jornal brasileiro adiantou que o Cruzeiro não vai acionar a compra de Veron.
Diogo Costa a uma mão-cheia de Vitor Baia. Seis épocas e 174 jogos foi quanto Diogo Costa precisou para atingir o pódio dos guarda-redes que representaram o FC Porto este século com mais encontros sem sofrer golos. A escalada até ao terceiro lugar absoluto ficou concluída contra o Midtjylland, na quinta-feira, dia em que deixou para trás um dos maiores ícones mundiais da posição. Iker Casillas interrompeu a contagem nos 73 jogos de forma prematura, devido ao problema cardíaco que o obrigou a terminar a carreira antes do previsto – parou ao fim da quatro anos no Dragão –, somando agora menos um do que o internacional português, que tem excelentes hipóteses de atingir o segundo lugar ainda esta temporada.
A posição é ocupada pelo detentor original do número que Diogo ostenta agora na camisola, o 99, embora a maior parte das épocas de Vítor Baía no clube remontem à decada anterior à viragem do século. De 2000/01 para cá, o histórico guardião dos portistas cumpriu “apenas” sete, fechando esse ciclo temporal com um total de 79 embates a zero – não foi contabilizado o último, com o Aves, que ficou marcado pela despedida do futebol, por ter alinhado somente quatro minutos. Os dedos de uma mão são agora suficientes para contar a distância que os separa, sendo certo que qualquer ultrapassagem só poderá concretizar-se após a entrada no novo ano.
Bem mais complicada perspetiva-se a obtenção do recorde de Helton, uma vez que o antigo internacional brasileiro representou o FC Porto por 11 épocas. Nesse espaço de tempo, terminou 170 dos 334 jogos em que participou sem ir buscar a bola ao fundo da baliza. Ou seja, Diogo Costa teria de passar os próximos anos no clube que o lançou para a alta roda do futebol mundial para alcançar Helton, quando o estatuto que entretanto adquiriu, por força da chegada à Seleção Nacional, faz dele um dos guarda-redes mais apetecíveis para os grandes tubarões na hora de reforçar a posição.
Dos 74 jogos de Diogo Costa sem sofrer golos pela equipa principal do FC Porto – tem mais 16 pela equipa B e outros tantos pela equipa das “Quinas” –, dez dizem respeito a esta temporada. O guardião vai a meio do caminho da melhor marca pessoal, que foram 20, em 2022/23. O recorde do século está fixado nos 25 jogos sem golos sofridos e pertence a... Helton (2012/13).
Penaltis por marcar em Alvalade?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...