09 novembro 2024

Best já pensa em deixar o Benfica; West Ham com Pote na mira; Viana antecipa saída do Sporting; Dinheiro argentino para Otamendi; Os 3 jovens que podem ser lançados por João Pereira

Hugo Viana deixa formalmente o Sporting no fim da época, mas após o fecho do mercado de inverno vai começar a passar as pastas do futebol profissional aos sucessores: Bernardo Palmeiro (diretor-geral) e Flávio Costa (scouting). Até lá, escreve o CM, vai ter papel decisivo no mercado de inverno, que termina a 3 de fevereiro. Com um plantel consolidado e com várias opções, os leões só vão contratar caso saia alguma peça-chave da equipa, que será orientada a partir de segunda-feira por João Pereira.
A eventual perda de Gyokeres já na próxima janela de transferências, por exemplo, vai obrigar a ir ao mercado. Depois de concluida esta fase, Viana vai inteirar-se de alguns dossiês no City, já com Bernardo Palmeiro a preparar com Frederico Varandas a nova época do Sporting. Palmeiro e Viana já trabalharam juntos, mas as relações entre ambos não são as melhores neste momento, escreve o diário.

Os 3 jovens que podem ser lançados por João Pereira. Rei morto, rei posto... e com plenos poderes. O dito popular, adaptado à realidade do Sporting, leva-nos para a sucessão de Amorim, encabeçada por João Pereira, técnico de 40 anos que salta da equipa B para orientar o campeão nacional. E é sem qualquer reserva que pegará no comando, dado que quer o presidente Frederico Varandas, quer o diretor de futebol Hugo Viana, lhe reconhecem plenas capacidades para agir sem olhar para trás – que é como quem diz, sem qualquer conselho de Rúben. A premissa aplica-se, segundo o Record, não só à gestão do balneário, mas sobretudo à estratégia a aplicar no mercado de janeiro, algo que o ainda comandante das tropas verdes e brancas não preparou, por querer dar total autonomia de escolha ao... seu amigo. Este, conhecedor da realidade do futebol sénior A, tem acumulado reuniões preliminares com a estrutura, percebendo que de facto existem algumas carências que podem ser preenchidas, sobretudo pelas muitas lesões que têm afetado o Sporting, com especial destaque para a operação ao joelho direito de Nuno Santos; podem ser supridas com uma incursão no primeiro mês de 2025, sim, mas também... com o recurso à segunda formação do clube, que tão bem João Pereira conhece. Aliás, foi com ela que muitas vezes subiu para trabalhar situações de jogo com Amorim, além de reconhecer que nessa fonte de recursos há peças que se poderão revelar importantes no futuro - Gabriel Silva (avançado), Eduardo Felicíssimo (médio) e Henrique Arreiol (médio).

Pedro Gonçalves está na mira do West Ham. O emblema londrino enviou ao Estádio José Alvalade, na última terça-feira, um elemento do staff para voltar a observar o médio-ofensivo, na partida frente ao Man. City para a Champions. Esta não foi a primeira vez que os responsáveis dos hammers apontam ao internacional português, uma das armas do Sporting desde que Rúben Amorim assumiu o comando técnico dos leões.
Como é sabido, o West Ham não está sozinho na corrida pelo camisola 8. Também o Aston Villa tem o jogador debaixo de olho, tendo tirado notas do jogador na partida contra o City.
Pote nunca escondeu o desejo de atuar na Premier League e, ao mesmo tempo, fazer o contrato da sua vida. Está ligado ao Sporting até 2027 e tem uma cláusula de rescisão de 80M€. Previsivelmente este será apenas um valor de referência, pois é crível que Frederico Varandas o liberte por um montante inferior, mesmo tratando-se de uma pedra nuclear do plantel leonino.
Esta temporada, devido a uma lesão muscular, Pote esteve afastado da competição durante um mês, mas nunca perdeu o seu estatuto na equipa, e quando regressou, contra ao Sturm Graz, a 22 de outubro, continuou a jogar sobre a esquerda, no apoio a Gyokeres. Nos onze jogos que já realizou marcou cinco golos e fez seis assistências. De resto, época após época têmse destacado nesses dois dados ofensivos. No primeiro ano de leão ao peito (2020/21) foram 23 golos e três assistências. Em 2021/22, chegou com êxito às balizas adversárias em 15 ocasiões e fez 11 passes certeiros e, na época seguinte (2022/23), fez 20 golos e 13 assistências. Na época transata, disparou 18 vezes com êxito e fez 16 passes que terminaram nas redes.

Best já pensa em deixar o Benfica. Contra aquilo que o próprio previu, a estadia de Niklas Beste em Lisboa pode não ser muito longa. O jornal Record escreve que a família do alemão não está feliz e a saída da Luz em janeiro é, por isso, uma possibilidade. Os que lhe são mais próximos pensam no regresso à Alemanha, onde o futebolista passou praticamente toda a vida. Só em 2019, na altura com 21 anos, é que Beste esteve longe de casa. Uma temporada, diga-se, de péssima memória: em 2019/20 arriscou mudar-se para os holandeses do Emmen, mas fez apenas seis jogos devido a vários problemas físicos, incluindo uma operação ao joelho direito. Voltaria ao seu país na época seguinte para representar o Regensburg, mesmo que para isso se tivesse sujeitado à 2ª divisão.
Agora, a passagem por Portugal também não está a corresponder às expectativas. Muito devido à inadaptação da família, algo que tem deixado o benfiquista desconfortável. Beste, de 25 anos, tem um filho pequeno e dará prioridade ao cenário que for mais favorável à criança.
Mesmo em termos desportivos, o jogador não está realizado. Beste viu partir Roger Schmidt, com quem se sentia importante, já que havia sido escolha do treinador, e com quem tinha maior cumplicidade. Apesar de estar ciente de que foi contratado para jogar a lateral, é a extremo-esquerdo que Beste sente que se pode exibir ao melhor nível. E aí sabe que não terá vida nada fácil: afinal, concorre nada mais, nada menos do que com Kerem Aktürkoglu, uma das grandes figuras deste Benfica de Bruno Lage. Mesmo para atuar em zonas mais defensivas, o alemão está tapado por Álvaro Carreras, a atravessar, quiçá, o melhor momento da ainda curta carreira. Surgem, assim, muitas questões que não dão como garantida a permanência de Beste. 

Dinheiro argentino para Otamendi. O River Plate anunciou um resultado positivo recorde, em 123 anos de história, de 62 milhões de dólares (57,8M€ ao câmbio atual). De acordo com a imprensa argentina, o clube de Buenos Aires pode aproveitar essa folga para atacar a contratação de Nicolás Otamendi. Os milionários sonham com a contratação do capitão das águias, cujo contrato expira no fim da temporada. A concretizar-se a transferência para o River Plate, clube de que Otamendi é adepto, será depois de terminada a época em Portugal e não em janeiro, como já foi anunciado no país dos campeões do mundo.
De qualquer forma, o resultado financeiro apresentado permitirá aos dirigentes do clube de Buenos Aires convencer o central, de 36 anos, com um salário atrativo. Otamendi chegou ao Benfica em 2020 e renovou em 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...