24 outubro 2024

Ex-assessor do Vitória confirma 'Mala' do Benfica; Sem espaço em Alvalade e apontado ao...Real Madrid; Sporting vai "passear na Liga" diz treinador do Gil Vicente; "Gyokeres é uma espécie de Haaland de baixo custo"; Gyokeres iguala recorde de João Félix

Valter Vieira, antigo assessor da administração da Vitória de Setúbal SAD, confirmou à Polícia Judiciária e ao Ministério Público a existência, desde 2016, de pagamentos aos jogadores do clube para retirarem pontos ao Sporting e ao FC Porto.
O antigo quadro da SAD chegou a estar sob escuta no âmbito do processo 'Mala Ciao' e, antes do jogo entre os sadinos e o FC Porto, a 8 de abril de 2018, foi escutado a comentar: "Olha que se eles não dão a mala... (..). Eles têm que dar a mala."
Dificilmente o dia 25 de junho de 2018 sairá da memória de Valter Vieira: no início da manhã, a Polícia Judiciária apreendeu-lhe o telemóvel, fez-lhe uma busca ao carro e recolheu as suas declarações como testemunha. À tarde, foi ouvido pelas procuradoras Patrícia Barão e Ana Catalão, ainda só no âmbito do processo 'Mala Ciao', entretanto incluído no chamado caso dos emails, que deu origem a uma acusação contra Luis Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e a própria Benfica SAD, entre outros arguidos.
Nas declarações prestadas à PJ, Valter Vieira foi taxativo: "Perguntado se tem conhecimento de ofertas pecuniárias aos jogadores e equipa técnica do Vitória de Setúbal por parte de elementos ligados à SAD do SL Benfica, responde que sim." O ex-assessor, ainda que tenha afirmado desconhecer a "forma como tal era feito em concreto", adiantou ter conhecimento da existência de pagamentos dos encarnados aos sadinos para a equipa retirar pontos ao FC Porto, nas suas palavras, nas épocas anteriores à de 2017/2018. Daí, numa escuta telefónica, ter manifestado alguma surpresa por, já em 2018, o Benfica "ainda não ter carregado" o Setúbal.
Questionado como apurou tais informações, Valter Vieira respondeu que a suposta falta de pagamento de um "incentivo" foi "amplamente" comentada "entre os elementos que pertenciam ao plantel do Vitória de Setúbal, mas que a si, em concreto, essa notícia lhe chegou em primeira mão pelo roupeiros Quim e Mário Lúcio".
Ao Ministério Público, Valter Vieira manteve, no essencial, as suas declarações, apenas acrescentando que, quando na escuta se referiu a uma "mala", estava a ironizar. Contactado pelo Correio da Manhã, Magalhães e Silva, advogado de Luís Filipe Vieira, garantiu que o ex-presidente apenas foi confrontado com a questão da ajuda financeira ao Setúbal. O MP arquivou suspeitas de corrupção em vários jogos.

"Gyokeres é uma espécie de Haaland de baixo custo". Não foram apenas as antigas estrelas da Premier League a destacar a qualidade de Gyokeres, a Imprensa na generalidade realçou o desempenho do ponta-de-lança colocando enfâse no golo que marcou: "Com Gyokeres a emergir como uma espécie de Haaland de baixo custo, o Sporting assumiu o controlo da partida e começou muito cedo a ameaçar a baliza defendida por Scherpen", lê-se no As.

Gyokeres iguala recorde de João Félix. "Transfermarkt" atualizou na última semana as suas avaliações de jogadores, com destaque para Gyokeres. O sueco surge com um valor de mercado de 70M€, igualando João Félix como o mais valioso de sempre do campeonato português. O agora jogador do Chelsea, que se notabilizou ao serviço do Benfica, atingiu essa fasquia no verão de 2019, antes de se transferir para o At. de Madrid.

Sem espaço em Alvalade e apontado ao...Real Madrid. Dário Essugo, médio-defensivo emprestado pelo Sporting ao Las Palmas, foi apontado ao Real Madrid. Durante o programa "El Chiringuito", da televisão espanhola, o nome do jogador português foi associado aos merengues. Essugo, recorde-se, tem contrato com o Sporting até 2027 e uma cláusula de rescisão de 45M€.
A meio da época passada, o jogador foi cedido ao Desportivo de Chaves e o bom desempenho na equipa transmontana despertou o apetite de vários clubes, entre os quais o Las Palmas, que aproveitou a última janela de mercado para resgatar o médio. Esta temporada, Dário Essugo soma cinco jogos pela equipa da ilha da Gran Canária - tinha participado em dois jogos pelo Sporting antes de sair. Pelos sub-21 de Portugal fez cinco partidas, duas como titular e três como suplente utilizado.

Sporting vai "passear na Liga" diz treinador do Gil Vicente. Bruno Pinheiro utilizou o exemplo de um colega de profissão para justificar a importância do tempo de trabalho com o mesmo grupo de jogadores. "O Rúben Amorim, por exemplo, vai colocar o Sporting a passear na Liga porque já trabalha com os mesmos jogadores há vários anos, independentemente de ser campeão", disse o técnico, que assumiu os galos à 2.ª jornada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...