03 outubro 2024

Espanhóis rendem-se ao Benfica, italianos falam em bandeira branca e turcos em 'show'; Benfica escreve página na história; "O Rúben Amorim não é sapateiro, nem é roupeiro"; Espanhóis já falam de um 'Samu Superstar'

Pouco habituado a vencer equipas espanholas em casa (em 13 ocasiões vencera apenas três), o Benfica tinha como maior vitória sobre adversários do país vizinho o 5-1 ao Real Madrid em 1965. Bateu assim o 3-0 ao Barcelona de 2021 e olhando à Champions (desde que em 1992/93 tomou a atual designação) melhor só os 6-1 fora com o Maccabi Haifa e os 5-1 ao Brugge, ambos com Roger Schmidt. Já o Atlético viu igualado o maior desaire na prova (já tinha perdido por 4-0 com Chelsea, Dortmund e Bayern, as duas últimas com Simeone).

Espanhóis rendem-se ao Benfica, italianos falam em bandeira branca e turcos em 'show'. "As decisões incompreensíveis de Simeone, que dispensa Koke, De Paul e Griezmann ao intervalo, transformam uma desvantagem mínima numa goleada de um Benfica melhor durante toda a noite", escreve a Marca. Já o AS fala em "autêntico pesadelo" para o Atlético que "foi um papel à mercê de um furacão português liderado por Di María que, aos 36 anos, que tem todas as peças no lugar."
Já os italianos da La Gazzetta dello Sport escrevem que o "Benfica vence e diverte-se, dominando durante todo o jogo" e que o Atlético "levantou a bandeira branca na segunda parte".
Por fim os turcos do Fanatik num "show turco" onde "o Benfica esmagou o Atlético. A equipa portuguesa saiu com um triunfo por 4-0 e os internacionais turcos Akturkoglu e Kokçu foram aplaudidos pelos seus golos e exibições."

Espanhóis já falam de um 'Samu Superstar'. O avançado Samu está a ter um arranque de temporada imparável no FC Porto, com cinco golos em cinco jogos, e em Espanha já falam em 'superstar'.
O espanhol, de 20 anos, faz notícia no jornal 'AS', com o título 'Samu Superstar'. O artigo destaca o arranque fulgurante do jovem, por quem o FC Porto pagou 15M€ por 50 por cento do passe ao Atl. Madrid, que não precisou de tempo de adaptação para começar a marcar golos e que até já fez esquecer as saídas de Evanilson (25 golos na época passada) e Taremi (91 golos desde 2020). Nos 297 minutos que disputou fez quatro golos em três jogos do campeonato e ainda marcou um na Liga Europa na derrota com o Bodo/Glimt (3-2). Samu faz um golo a cada 59 minutos em campo.
A notícia dá ainda conta de que a Nigéria, país de origem dos pais de Samu, tentou convencer o avançado a representar a seleção, mas a opção do jogador recaiu na Espanha. Onde é presença assídua na equipa de sub-21, que participou recentemente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

"O Rúben Amorim não é sapateiro, nem é roupeiro". O Sporting enfrentou dificuldades no relvado de Eindhoven, em jogo a contar para a Liga dos Campeões diante do PSV. Em território neerlandês, vários jogadores leoninos escorregaram durante a partida.
Eduardo Quaresma teve a escorregadela mais difícil de digerir para os sportinguistas quando, isolado e na cara do guarda-redes do PSV, acabou por escorrer à entrada da área, não conseguinte balançar as redes.
No final do encontro, Viktor Gyökeres, em tom irónico, virou-se para as câmaras de televisão que estavam a transmitir o encontro e soltou uma frase: "Bela patinagem aqui".
Também Rúben Amorim foi questionado no final do encontro sobre as dificuldades que os seus jogadores enfrentaram em Eindhoven. E o treinador assumiu que os jogadores têm responsabilidade sobre aquilo que calçam, falando dos pitons que escolhem.
"Escorregámos muito mais que o adversário, é algo que devemos ter em atenção", avisou o técnico do Sporting, clube que não realizou o tradicional treino de adaptação ao relvado de Eindhoven.
"Preferimos treinar em Lisboa e optámos por um treino tático, a preparar a estratégia sem ninguém estar a ver do que fazer um treino de adaptação ao campo do PSV", justificou o técnico leonino, após o encontro aos jornalistas.
De resto, Rúben Amorim - treinador da equipa que, para alguns, é a que "melhor joga em Portugal" - não escondeu que não treinar em Eindhoven na véspera pode ter dificultado.
"Essa pode ser a diferença e o motivo da falta de escolha nas botas", admitiu Rúben Amorim, insistindo que os jogadores devem saber que tipo de pitons levam para dentro de campo.
"O jogador profissional tem de saber qual a melhor abordagem e não é o treinador a dizer que os jogadores têm de usar botas com pitons de alumínio. Eles são profissionais", disse o treinador sportinguista.
Apesar de colocar algumas responsabilidades nos jogadores, que se fartaram de escorregar em Eindhoven, Rúben Amorim não escapa a algumas críticas por conta de não ter feito a adaptação ao terreno do PSV.
Contudo, Fernando Mendes, antigo jogador de futebol e conhecido adepto do Sporting, iliba o técnico verde e branco na equação da culpa para tantas escorregadelas sportinguistas em Eindhoven.
"O Rúben Amorim não é sapateiro, nem é roupeiro", disse Fernando Mendes, que falava em declarações na CMTV, onde alinhou pela mesma ideia do treinador do Sporting.
"Os jogadores têm a responsabilidade de escolher o que acham melhor para o jogo. Acho eu. Não é o Rúben Amorim que vai dizer 'tira lá as botas e calça outras'", finalizou a este respeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...