08 setembro 2024

“Sporting? Interesse honra-me”; Bónus para Gyökeres; Kovacevic de baixa pelo menos um mês; Quenda perto de fazer história; "Só faltava o Bruno Lage chegar num comboio da Fertagus"

O jogo com a Escócia pode significar que se escreve um novo capítulo na história da Seleção. No entanto, ao contrário do que é hábito, desta vez não envolve o nome de Cristiano Ronaldo. Geovany Quenda pode tornar-se no mais novo de sempre a vestir a camisola das quinas em jogos de provas oficiais, superando Paulo Futre. Se for a jogo, o ala do Sporting terá 17 anos, 4 meses e 9 dias, enquanto o antigo extremo tinha 17 anos, 6 meses e 24 dias quando se estreou por Portugal, na altura contra a Finlândia, na qualificação para o Campeonato da Europa. José Gralha e João dos Santos eram mais novos do que Quenda quando alinharam pela Seleção, mas atuaram em particulares. Certo é que o produto da academia leonina está convocado para o embate com a Escócia, tal como Renato Veiga e Tiago Santos que ambicionam poder jogar por Portugal.
“É merecedor chegar à Seleção. Quenda, Tiago Santos e Renato Veiga fizeram isso. A idade não é um critério. Posso dizer agora que o Quenda, o Tiago Santos e o Renato Veiga vão estar na lista de convocados. Depois, minutos ou não, há muitas decisões em relação ao que está a acontecer. Temos dois jogadores na mesma posição. Há muitos aspetos a considerar. Agora, o Quenda mostrou durante os treinos que está preparado para jogar na Seleção”, assumiu Roberto Martínez.

Bónus para Gyökeres. Com um início de época avassalador, pontuado por 8 golos e 5 assistências em 6 jogos oficiais, entre clube e seleção, Gyökeres usou pela primeira vez um tom crítico para falar sobre a cláusula de rescisão (100 M€) que permitiu ao Sporting resistir à sua saída até ao fecho do mercado. “É de mais”, disse, sem rodeios, antes do Azerbaijão-Suécia, argumentando que, após uma época em que fez 43 golos e 15 assistências em 50 jogos, só mesmo o elevado valor da cláusula explicará o porquê de não terem existido movimentações.
Estará criado um novo problema em Alvalade, para o jogador ou para o clube? A avaliar pelo rendimento e pelas palavras do próprio avançado sueco, não.
‘Vik’ fez questão de deixar bem claro que está feliz de leão ao peito e mostrou-se até compreensivo com a estratégia da SAD, consciente de que o grande desígnio da época é o bicampeonato, que escapa há 70 anos. “Eles queriam manter a maioria dos titulares e foram firmes a segurar-nos. Gosto muito do Sporting, ficar não foi um problema”, esclareceu. Dito isto, a pergunta que se impõe é: ficará tudo igual entre Sporting e Gyökeres, após este mercado? A resposta, aqui como na questão anterior, é: não.
Na verdade, segundo o jornal Record apurou, apesar de até esta altura não terem existido ainda desenvolvimentos concretos nesse sentido, está em cima da mesa a possibilidade de a administração de Frederico Varandas recompensar Gyökeres através de um aumento do salário, que deverá ser feito sem extensão do contrato ou comunicação pública.
Do lado do ponta-de-lança a expectativa de que isso possa acontecer é elevada; por parte do Sporting, a despeito da discrição desejada em torno do processo, há recetividade para premiar um jogador que foi o grande protagonista da conquista do título e que, aos 26 anos, continua não só a atrair o interesse dos tubarões europeus como a alimentar a vontade de dar o salto para uma liga mais competitiva do que a portuguesa. “Divirto-me muito no Sporting e não posso reclamar de nada, por isso não tenho qualquer problema em ficar. Queremos sempre experimentar outras ligas e um nível superior, claro, mas não estou stressado com isso”, garantiu Gyökeres, citado pelo ‘Aftonbladet’.
É, pois, neste contexto, sem dramas ou alarido mas com a porta de saída entreaberta para 2025, que o máximo goleador dos leões espera ser chamado em breve a discutir a sua situação contratual, ajustando-a ao estatuto confirmado e reforçado ao longo dos últimos meses.

“Sporting? Interesse honra-me”. Ioannidis concedeu uma entrevista à margem do estágio na seleção da Grécia, na qual abordou o interesse do Sporting, e garantiu que nunca deixou de estar concentrado no Panathinaikos.
“Esse interessa-me honra-me pois são grandes equipas”, afirmou o ponta-de-lança, de 24 anos, numa entrevista ao ‘Opap Game Time’, realizada já na concentração da seleção helénica. Para o atacante, que ao ficar no Panathinaikos abriu vaga a Harder no Sporting, o segredo para manter a concentração nestes momentos é evitar ao máximo as notícias. “Só leio o que os meus amigos me enviam. A minha maneira de ser não permite que me desconcentre, estou sempre focado”, vincou o homem do jogo no Grécia-Finlândia, ao assinar um ‘bis’.

Kovacevic de baixa pelo menos um mês. Kovacevic sofreu uma entorse no tornozelo que o deve afastar dos relvados pelo menos um mês. A lesão do guardião surge num momento complicado, tendo em vista o jogo com o Arouca, agendado para sexta-feira, às 20h15, pois Franco Israel encontra-se ao serviço da seleção do Uruguai, e Diogo Pinto ainda está entregue ao departamento clínico.
O reforço para a baliza dos leões lesionou-se no treino de sexta-feira mas só ontem foi reavaliado e realizou os exames que permitiram avaliar a gravidade da mazela. À partida, o novo camisola 13 deverá parar pelo menos um mês, e é provável que regresse à competição só após a paragem FIFA de outubro. Confirmando-se este prazo, Kovacevic falha 6 jogos e voltará ao leque de opções na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal (18/10) ou frente ao Sturm Graz (22/10), na 3.ª jornada da Champions.
Esta previsão poderá ser alterada mediante a resposta do jogador, de 26 anos, aos tratamentos mas será complicado antecipar o regresso. Diogo Pinto sofreu uma lesão semelhante no aquecimento do jogo do Sporting B com o Oliveira do Hospital, a 11 de agosto, e ainda não teve alta.
Dada a ausência de Kovacevic, Rúben Amorim vê-se assim sujeito a começar a preparar o encontro com o Arouca com o único guarda-redes do plantel disponível: Diego Callai. Franco Israel está integrado nos trabalhos da seleção do Uruguai, que jogará na Venezuela na terça-feira à noite e, à partida, é esperado para o derradeiro treino do Sporting que será realizado na quinta-feira, poucas horas antes da viagem para o Norte. Já Diogo Pinto, recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo e não é seguro que entre no leque de opões. O jovem está na fase final do processo de reabilitação e é possível que seja reintegrado esta semana, mas a dúvida permanece. Com Francisco Silva nos sub-21, nos últimos dias o técnico tem chamado Diogo Clara que, aos 18 anos, pode acabar por ser convocado.

"Só faltava o Bruno Lage chegar num comboio da Fertagus". Bruno Lage foi apresentado como treinador do Benfica no auditorio de conferências de imprensa do Centro de Treinos no Seixal. Ao contrário de outros técnicos do clube da Luz, que tiveram direito a apresentações com outra magnitude, há quem entenda que esta apresentação do setubalense foi um momento algo "curto" para um treinador que já foi campeão na Luz.
Nuno Encarnação, gestor e conhecido associado do FC Porto, esteve atento à apresentação de Bruno Lage como novo treinador do Benfica e entende que só faltou o treinador chegar num "comboio".
"Eu acho que isto foi tudo muito curto. O Bruno Lage merecia mais e melhor. Só faltava o Bruno Lage, tudo bem que não chegue de jato, mas chegar num comboio da Fertagus", comentou Nuno Encarnação.
Para o conhecido associado dos azuis e brancos, a apresentação de Bruno Lage como treinador do Benfica não foi algo que tivesse agradado. "Foi tão mau. Não é assim que se apresenta o treinador", salientou Nuno Encarnação, que falava em declarações na CMTV.
Para sustentar esta ideia, o portista realçou que caberá a Bruno Lage dar alegria às bancadas do Estádio da Luz. "Este treinador é que tem de empolgar os adeptos do Benfica porque o Rui Costa já esgotou todas as suas possibilidades", salientou Nuno Encarnação, numa altura em que o Benfica está "um caos" e, por isso, há várias semanas que a saída de Roger Schmidt vinha sendo apontada como um possível cenário.
Bruno Lage volta a uma casa que bem conhece. O treinador foi lançado na equipa principal por Luís Filipe Vieira em 2019, depois da saída de Rui Vitória. Na altura, o Benfica tinha vários pontos de atraso mas Lage conseguiu guiar o Benfica à conquista do 37.º título de campeão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...