20 junho 2024

Ioannidis caiu e há 2 nomes apontados a Alvalade; Alvo do Benfica tem outra preferência; Alvo do Sporting agita mercado; Noronha Lopes conta apoios para avançar na Luz; Negócio Paulinho em contrarrelógio. Pontelo pode seguir para Braga; Filho de Maradona pede Gyokeres no Nápoles; FC Porto coloca médio no mercado

O Panathinaikos esticou a corda, esta não aguentou o peso e Ioannidis caiu de vez. As exigências financeiras do clube grego afastaram os leões daquele que era o alvo principal para reforçar o ataque da equipa de Rúben Amorim e a administração dos verdes e brancos já procura outro avançado no mercado.
Apesar do novo alvo a atacar ainda não estar definido em concreto, já surgiram dois nomes associados aos leões. São os casos de Ayase Ueda, japonês de 25 anos do Feyenoord, e de Liam Delap, inglês de 21 que o Manchester City emprestou na última temporada ao Hull City.
O primeiro, companheiro do leão Morita na seleção do Japão, chegou a ser hipótese na época passada. 

Filho de Maradona pede Gyokeres no Nápoles. Diego Sinagra Maradona foi convidado a eleger um substituto para Victor Osimhen, que deve estar de saída do Nápoles, já este mercado de verão, e Viktor Gyokeres é um dos seus preferidos para ocupar a vaga no centro do ataque.
Além do sueco, também Artem Dovbyk, do Girona, e Santiago Giménez, do Feyenoord, estão na sua pequena lista.
«Atacante para o Nápoles? Gosto de Gyokeres», disse, em declarações à Rádio italiana Punto Zero.

Negócio Paulinho em contrarrelógio. Pontelo pode seguir para Braga. A transferência de Paulinho para o Toluca terá de ficar fechada em breve... sob pena de cair. Segundo o jornal Record apurou, o compromisso que foi alcançado entre as partes será válido até amanhã, no limite, uma vez que o jogador é esperado no México no início da próxima semana. Um obstáculo adicional, numa altura em que a conclusão do negócio está pendente de um acordo do Sporting com o... Sp. Braga, que tem 30% do passe e, portanto, reclama igual percentagem da venda. A proposta do Toluca, refira-se, será de 8 milhões de euros fixos, mais 2 M€ em variáveis. Os arsenalistas, segundo o diário, não abdicam de receber o montante correspondente a esses 30%, ou seja, 2,4 milhões de euros à cabeça, mais 600 mil possíveis em variáveis. Leões e minhotos terão abordado a possibilidade de o Sporting incluir um jogador da sua lista de excedentários no acordo, em alternativa à compensação monetária. Um cenário que não agrada ao Sp. Braga.
Um dos nomes que foi colocado na mesa, nos contactos em curso, é o do central brasileiro Rafael Pontelo, que chegou a Alvalade em janeiro, proveniente do Leixões. A fórmula poderá passar por um empréstimo com opção de compra de 3 milhões de euros. E poderá porque... a hipótese ainda não estava confirmada ontem.

Alvo do Sporting agita mercado. A boa temporada que Chiquinho assinou ao serviço do Famalicão não passou despercebida ao mercado. Com efeito, há vários clubes que têm o jogador referenciado, entre eles o Sporting e o Sp. Braga.
No entanto, não há apenas emblemas portugueses na pista do jogador, que pertence aos quadros do Wolverhampton. O extremo tem possibilidades em Espanha e na Arábia Saudita, nomeadamente no Villarreal e no Al Ettifaq.
Até ao momento, nenhum destes clubes avançou com propostas oficiais junto dos Wolves, mas a agência que o representa, a Quinas Sport Management, está a par da cobiça. Certo, para já, é que, salvo alguma mudança de cenário, Chiquinho vai integrar a pré-época do clube inglês. Gary O’Neil, técnico do Wolverhampton, quer vê-lo em ação, depois dos sinais positivos dados em Portugal.

Noronha Lopes conta apoios para avançar na Luz. O Benfica terá eleições ordinárias para escolha dos seus próximos órgãos sociais, presidente incluído, em outubro do próximo ano, mas os recentes acontecimentos, sobretudo o avolumar da contestação em torno da Direção liderada por Rui Costa, podem dar espaço a que alguns sócios deem um passo em frente e se apresentem a votos. Noronha Lopes, apurou o jornal O jogo, é um deles e, aliás, está já a desenvolver contactos nesse sentido.
O candidato às eleições de 2020, numa corrida que perdeu – angariou 34, 71% dos votos – para Luís Filipe Vieira, não se apresentou ao sufrágio de 2021, quando Rui Costa avançou em “duelo” com Francisco Benitez. Noronha Lopes, que havia dito em 2020 não mais dar esse passo, admitiu em 2021 que equacionou apresentar-se a votos, devido às “circunstâncias gravíssimas que levaram à saída do anterior presidente [Luís Filipe Vieira foi detido por suspeitas de burla]”, mas não o fez devido a “fortes razões familiares e profissionais”.
Noronha Lopes, que havia sido vice-presidente da Direção presidida por Manuel Vilarinho, admite agora que pode ter de avançar novamente por considerar que a atual gestão de Rui Costa está a levar o Benfica para um caminho que não coincide com o das vitórias e das boas contas. Foi por isso mesmo que decidiu intervir nas assembleias gerais de sábado, nas quais foi muito aplaudido por muitos dos associados presentes, aprovação que o gestor considera importante para tomar a decisão final.
Ainda falta ano e meio para o ato eleitoral ordinário, mas um eventual mau arranque da equipa principal na nova época ou potenciais processos judiciais que limitem a ação de Rui Costa podem ter como consequência a antecipação do sufrágio ou, mantendo-se a data de outubro de 2025, estar o atual presidente mais fragilizado.
É neste âmbito que Noronha Lopes está já a mexer-se e a desenvolver contactos com algumas personalidades, até ligadas a outros quadrantes “políticos” do Benfica, de candidaturas anteriores, para contar “espingardas”, o mesmo é dizer apoios e apoiantes. Esta auscultação permitirá ao antigo candidato tomar o pulso ao universo benfiquista e cimentar a sua decisão final.

Gosens prefere voltar para Itália. Ainda que tenham outras alternativas na mira, o Benfica entende que Robin Gosens tem o perfil ideal para reforçar a lateral esquerda. Ainda assim, fonte próxima do jogador garante ao jornal Record que, a mudar de clube, o internacional alemão prefere voltar para Itália. Por lá representou a Atalanta, durante quatro épocas e meia, e ainda o Inter Milão, ao serviço do qual até defrontou o Benfica, no ano passado, para a Liga dos Campeões.
Um dos objetivos do lateral-esquerdo é precisamente continuar a jogar a prova milionária.
As águias precisariam de cerca de 13 milhões de euros para garantir o passe do jogador junto do Union Berlim. Além disso, importa referir que o experiente jogador, de 29 anos, aufere um ordenado elevado, na casa dos 3,5 milhões de euros por ano. Mas interessados não lhe faltam. O Bolonha, por exemplo, já apresentou uma proposta de empréstimo de uma época com compra obrigatória por 7 milhões de euros. Os alemães recusaram, até porque dão prioridade a uma transferência em definitivo.
O plano do Benfica passa por encontrar um lateral-esquerdo para assumir a titularidade no imediato, enquanto Carreras evolui. Depois de garantirem uma nova cedência de Jurásek ao Hoffenheim, as águias pretendem fechar rapidamente um jogador para aquela posição.

Grujic é para sair no Dragão. Depois da época em que foi menos utilizado e em que o rendimento raramente convenceu os adeptos, Grujic entra no plano de contenção que a SAD do FC Porto está a desenhar com vista a fazer face aos constrangimentos financeiros com que se depara. Nesse sentido, o médio é um dos jogadores que os azuis e brancos vão procurar transferir neste defeso de forma a recuperar o investimento de quase 10 milhões de euros feito há três anos, quando foi acionada a opção de compra do seu passe junto do Liverpool. Precisamente por ter chegado do futebol inglês, o internacional sérvio tem um salário bastante alto, sobretudo atendendo aos poucos minutos que foi somando.
Com a redução para cerca de metade do ordenado aquando da assinatura do novo contrato por parte de Francisco Conceição, Grujic passou a ser o segundo jogador mais bem pago do plantel do FC Porto, com um salário anual bruto que ultrapassa os dois milhões de euros – só Pepe, que não vai continuar ganha mais -, e esses encargos são considerados excessivos pela estrutura do futebol profissional dos dragões que vão procurar encontrar uma solução nas próximas semanas. A venda será o cenário ideal, mas não está descartada a possibilidade de um empréstimo com opção de compra.
Grujic esteve em campo apenas 745 minutos, distribuídos por 21 jogos em 2023/24 – não assinou qualquer golo -, naquela que foi a pior temporada desde que assinou pelo FC Porto. A chegada e afirmação de Alan Varela é parte da explicação, mas as exibições menos conseguidas do sérvio quando foi aposta de Sérgio Conceição completam os argumentos para que esteja na lista de transferíveis. Esta quebra de rendimento custou-lhe, inclusive, a presença no Europeu pela Sérvia, onde era presença habitual nas convocatórias, e que poderia ajudar a valorizar o jogador de 28 anos que tem contrato com o FC Porto até junho de 2026.
No mercado de inverno, recorde-se, Grujic foi associado a Lazio, Besiktas e Estugarda, mas não houve qualquer proposta formal a chegar aos escritórios da SAD. Em todo caso também não houve abertura por parte de Sérgio Conceição para libertar o jogador, mesmo que não o utilizasse com regularidade. Com a entrada de Vítor Bruno para o comando técnico, o sérvio passa a ter a porta de saída aberta desde que surjam propostas consideradas suficientes para amortizar o investimento e permitir um encaixe que ajude ao equilíbrio das contas da sociedade portista. Caso contrário, dia 1 de julho apresenta-se ao serviço no Olival.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...