10 maio 2024

Extremo na mira do Sporting. Edwards pode sair; Interesse do PSG em Gyokeres é sério; Benfica no mercado por guarda-redes; Rafa vai mesmo embora; A pérola desejada pelo Benfica

A temporada ainda não acabou, mas a águia já arregaçou as mangas e começou a preparar a próxima. Tanto que a lista de compras a fazer no próximo mercado está pronta e inclui a aquisição de um guarda-redes, apurou o jornal Record. A ideia do Benfica passa por contratar um concorrente para Anatoliy Trubin.
Além das laterais e da frente de ataque, as águias consideram que também a baliza deve ser reforçada. E tal não significa que não confiam no gigante ucraniano. O plano para Trubin, aliás, está bem definido.
O Benfica olha para o atual número 1 com grande expectativa, sendo que a SAD acredita que o guardião pode permitir futuramente uma venda avultada, à imagem do que aconteceu, por exemplo, com Ederson. O brasileiro rumou ao Manchester City, em 2017, a troco de 40 milhões de euros.
E por falar em Premier League, diga-se que o próprio Trubin faz grandes planos em relação ao próximo passo na carreira. A meta passa por continuar a crescer na Luz para poder dar depois o salto para a liga dos seus sonhos: a inglesa, precisamente. Proveniente do Shakhtar Donetsk, o guarda-redes tem estado em quebra de rendimento nesta segunda metade da temporada, tendo chegado aos 47 golos sofridos em 47 jogos, pelo que procura ainda amadurecer antes de uma nova mudança. Trubin custou 10 milhões de euros e a expectativa é de que permita um grande lucro aos encarnados.
Mesmo que o internacional ucraniano vá ser a primeira escolha para 2024/25, o emblema da Luz procura uma alternativa, até porque os planos passam por libertar Samuel Soares e Kokubo. Ainda assim, segundo o diário, a prioridade do Benfica no próximo mercado será a contenção de custos, pelo que a contratação de um guarda-redes, que ainda para mais vai assumir um papel secundário, traduzir-se-á num investimento baixo. O ideal, de resto, seria encontrar um guardião que preencha os requisitos e esteja em final de contrato.
Foi assim que o clube da Luz garantiu Leandro Barreiro. O médio do Mainz, que é para já o único reforço confirmado para a próxima temporada, vai chegar a Lisboa a custo zero. Mas se uns estão para chegar, outros poderão deixar o Benfica nos próximos tempos.
Como o Record também já deu conta, Morato, David Neres, João Mário, Arthur Cabral e Casper Tengstedt estão na porta de saída. Este quinteto deverá mesmo sair caso Roger Schmidt continue no comando técnico.

A pérola desejada pelo Benfica. O ponta-de-lança Alexandru Ghita, de 18 anos, está a ser associado ao Benfica e notícias divulgadas na Suécia apontam para um período de testes do jovem no Seixal de forma a poder mostrar o que vale. Considerado um dos maiores talentos formados da academia do Malmö – clube com que os encarnados já tiveram excelentes relações desde os tempos das contratações de Mats Magnusson, Jonas Thern e Stefan Schwarz – Alexandru Ghita tem sido observado também pelos olheiros do Milan e Atlético Madrid. Internacional sub-17, o avançado destacou-se ao bisar frente ao Helsinquia na 1ª eliminatória da Youth League.

Rafa vai mesmo embora. Está blindado com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, mas Rafa vai mesmo deixar o Benfica sem qualquer retorno financeiro para os cofres da Luz. O processo arrasta-se há vários meses, conheceu avanços e recuos, mas a decisão do jogador está tomada em definitivo e, apurou o jornal O Jogo, a SAD benfiquista, nomeadamente o seu presidente, Rui Costa, está já informado de que não contará com o camisola 27 para a próxima temporada.
Titular indiscutível sob as ordens de Roger Schmidt desde início da época, mesmo estando no último ano de contrato, Rafa carregou as despesas do ataque e chega a esta fase como o melhor marcador da equipa (20 golos) e ainda rei das assistências (14), o que demonstra bem a importância que teve no, ainda assim negativo, rendimento coletivo da equipa. Na campanha anterior, a primeira do técnico alemão, que o colocou praticamente sem mudanças como segundo avançado, o dianteiro de 30 anos disparou 14 tiros no alvo e somou nove passes letais.
Rafa está agora cada vez mais perto de dizer adeus ao clube pelo qual assinou em 2016/17, proveniente do Braga, na altura justificando um investimento de 16 milhões de euros. A receção de domingo ao Arouca ficará então marcada pela despedida de Rafa em pleno Estádio da Luz, embora fique a faltar mais uma jornada, em Vila do Conde diante do Rio Ave, para se mudar em definitivo para outras paragens.
Roger Schmidt ainda não terá anunciado a sua decisão ao jogador– costuma fazê-lo no próprio dia de jogo –, mas o dianteiro pode até despedir-se sem ser titular, até porque foi suplente em três dos últimos cinco jogos, tendo em dois nem sequer saído do banco. Isso permitiu ao treinador experimentar outras opções, nomeadamente a utilização de Kokçu como número 10, como o internacional turco havia reclamado recentemente. Aliás, este será mesmo o plano principal dos encarnados para colmatar a saída de Rafa, surgindo os reforços de janeiro Rollheiser e Prestianni como soluções secundárias.
De momento, vários têm sido os emblemas que se posicionaram na corrida pela contratação de Rafa, demonstrando interesse em contar com o jogador, mas a este ainda não chegaram ofertas concretas porque o próprio considera que apenas fará sentido abrir essa negociação quando terminar a época. As principais abordagens surgiram de clubes árabes, do Catar e da Arábia Saudita, que se afiguram como principais candidatos à assinatura de vínculo com o ainda jogador das águias, sobretudo por terem maior capacidade para desembolsar valores milionários e, dessa forma, passarem a perna a clubes europeus que também piscam o olho ao avançado.

Gyökeres na lista para render Mbappé. O PSG já prepara a próxima época e, em Paris, a prioridade passa por encontrar um substituto para render Mbappé, que se encontra de saída. A solução dos franceses para injetar sangue novo no ataque pode passar pela contratação de Gyökeres, uma informação avançada pelo jornal ‘Le Parisien’.
O jornal Record avança que o camisola 9 do Sporting é, de facto, um dos nomes na lista dos parisienses. E,  acrescenta, o interesse é sério. Nesse sentido, apesar de ainda não ter sido formalizada qualquer proposta, em Alvalade é sabido que o campeão gaulês integra o restrito lote de clubes, neste caso fora da Premier League, com capacidade financeira para pagar os 100 M€ que blindam o contrato do internacional sueco, de 25 anos.
A administração da SAD mantém a sua posição e, nos próximos meses, vai desenvolver todos os esforços para assegurar a continuidade do ponta-de-lança que tem contrato até 2028. Como o nosso jornal noticiou, Rúben Amorim e restante estrutura acreditam que podem convencer Gyökeres a ficar mais uma temporada, pelo projeto desportivo. Neste momento não está nos planos qualquer revisão contratual, que seria pura perda de tempo se um qualquer tubarão decidisse bater a cláusula até 31 de agosto, um risco... indesejado mas presente. O plano B do PSG será Osimhen, do Nápoles.
O rendimento de Gyökeres no Sporting, com 41 golos em 47 jogos oficiais, colocou-o no topo da lista dos avançados mais desejados na lista dos principais clubes europeus. O PSG é só mais um dos interessados, mas há outros na corrida, destacando-se o Chelsea e o Arsenal, que seguiram com especial atenção os desempenhos do internacional sueco. Em Itália também é público o interesse do Milan, que, no entanto, dificilmente terá oportunidade de chegar aos números exigidos pela SAD leonina para transferir o jogador. Num patamar ligeiramente mais baixo há a mencionar também a cobiça de Borussia Dortmund e Sevilha, que, nos últimos meses, observaram atentamente os desempenhos do camisola 9.

Extremo nos planos do Sporting. Além das negociações que decorrem por Zeno Debast e quando está prestes a avançar por Fotis Ioannidis, a SAD dos leões tem mais um olho no mercado, onde procura um extremo, avança o Record. Um alvo que entra na lista pelo facto de o lugar de Edwards no próximo plantel não estar, de todo, garantido. Pelo contrário: existem até boas probabilidades de o inglês sair.
Aos 25 anos – completa 26 em dezembro –, o camisola 10 leonino é um ativo valorizado, ainda mais com a recente conquista do campeonato. Percebendo isso mesmo e não tendo Marcus o estatuto de titular indiscutível, a administração coloca-o no lote de futebolistas transferíveis, entendendo que neste defeso poderá negociar em alta um jogador que lhe pode forrar os cofres, em prol de um investimento que garanta continuidade ao projeto desportivo vigente.
Há interessados – já lá vamos – e por isso o scouting aponta, depois de se reunir com a equipa técnica de Rúben Amorim, a um reforço que possa substituir o canhoto, mas... com características ligeiramente diferentes. Em Alvalade pretende-se um extremo que saiba jogar em zonas interiores, mas que, ao contrário de Edwards, seja destro, podendo, com isso, atuar pela esquerda; e sendo para a vaga de uma alternativa, alguém que não implique grande esforço financeiro.
Formado com o escudo do Tottenham ao peito, Edwards nunca escondeu o desejo de regressar a casa, em concreto para jogar na Premier League. E nesse campeonato existem várias equipas que, nos últimos meses têm, tal como o nosso jornal sempre deu conta, acompanhado a situação do criativo que, com a explosão de Trincão a virar para 2024, acabou por perder algum espaço de manobra, jogando muitas vezes, sim, mas a partir do banco.
Além dos próprios spurs, também o West Ham já foi associado ao atleta que os verdes e brancos contrataram em 2021/22 ao V. Guimarães. Até ver, ainda não existem propostas na mesa, mas no final da época, após cimeira com os seus representantes, Edwards decidirá qual será a melhor solução para prosseguir a carreira, pese sentir-se cada vez mais confortável no Sporting.
Numa relação causa e efeito, a saída ativará de imediato um plano para concretizar sem grande complexidade.

7 comentários:

  1. Desgraças no SLB abraços&salamaleques na frutaria e na potência!

    É muito fácil fazer um balanço diário sobre as sucessivas desgraças do SLB. Uma leitura descontraída - tanto possível quanto o tempo que demora a evacuar o primeiro Nuno farelo da manhã - mostra-nos que até os bons resultados do Leverkusen acabam por ter muito de pernicioso para o Benfica. Todos os dias o pasquim abolha informa que o recorde europeu de invencibilidade (no da imbecilidade abolha não dá abébias a ninguém) do Benfica ora está em perigo, está para cair ou já caiu, como ontem, estrondosamente. O mundo estremece de emoção. No Benfica entra tudo em convulsão. Na Alemanha a coisa é de tal forma importante que o país inteiro saiu para a rua a festejar o feito do clube sediado (saquei esta da Wikipédia) em Leverkusen, na Renânia do Norte-Vestefália! O empate frente à Roma, surgido ao cair do pano, teve um impacto tão grande na rapaziada de Xabi Alonso que nem pela conquista da Liga Europa (sem o recorde do Benfica) o trocavam. Grimaldo, que ganhou milhões de admiradores desde que saiu de Portugal, é que ficou a perder. São muitos mais os que, desde ontem, torcem para que perca na final dando uma ajuda à Atalanta para evitar a entrada directa (mesmo que um triunfo da equipa italiana também possa significar o apuramento) na Champions que a vitória do Leverkusen garante desde logo ao Benfica.

    Noutras paragens são 366 (ainda por cima o ano é bissexto!) dias, zero de perdas, apocalipses, tsunamis, ou simples contrariedades. Num clube com dois presidentes, onde o eleito não tem acesso à SAD e ao futebol profissional, tudo corre sob rodas. Os craques foculportistas são todos colocados, no mínimo, na órbita do Barcelona (como o Pepê, segundo abolha) mesmo que a bitola dos últimos anos seja os saldos, os empréstimos ou saídas a custo zero. Toda a gente sabe, até os imbecis do pasquim abolha, que o boneco Ceição não tem a mínima possibilidade de continuar a carreira em Contumil. Por ser um arruaceiro, porque se pôs ao lado do velho peidoso na eleições, por milhões de outras razões, a começar pelo novo director desportivo que não o quer ver nem pintado, mas, sobretudo, porque o Billas - a menos que tivesse sangue de sapo nas veias - jamais lhe perdoará ter assinado por quatro anos (contrato de 28M€) um dia antes das eleições. Contudo, não há uma primeira página ou um esboço de polémica capaz de ofuscar a paz (podre) que impera na frutaria.

    No novo banco compreende-se a festança. Se severamente sodomizados são capazes de celebrar quatro (ligas) Peyroteos, como levar a mal as vendas de Amorim (agora é o Manchester a tentar o impossível) e do fenómeno que espanta o mundo a tudo quanto é tubarão (agora é o PSG a perder a cabeça pelo melhor Gyokeres em campo) planetário! A Europa desespera pelos seus craques e todos os craques europeus desesperam por um contacto do Vagandas tendo em vista o reforço do plantel (a bitola dos novos craques ronda agora os 20M€) de Amorim, que hesita - tantos são os apelos constantes - entre os maiores clubes espanhóis, alemães, franceses, italianos e ingleses.

    Ainda no Benfica - à laia da descoberta da pólvora - a notícia (quente) mais premente é que o Rafa vai sair e já informou o Presidente! Rui Costa, que do Rafa nada sabia, se não sabia do Jurásek ficou a saber pela MDCSDQT que o jogador está a gerar uma perda de 5M€! Paulinho e Taremi à parte (que gerarão retornos de milhões) as coisas são o que são e nem todos podem estar na órbita do Barcelona, ou valorizados no Transfermarkt, como Fresneda, St. Just ou Esgaio, Samuel Portugal, Grujic, Ivan Jaime, Fran Navarro e David Carmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem...nem sei o que responder!!!! E se não fosses parvo, o que é que gostarias de ser??????

      Eliminar
  2. Ver um carteirista a resmungar por não ter condições de trabalho é quase comovente

    ResponderEliminar
  3. O 'boneco Ceição' meteu-vos 5 na bilha. Deve doer.

    ResponderEliminar
  4. RÚBEN AMORIM
    “”Segundo fontes próximas O Manchester o Chelsea e o Liverpool estão MUITO MUITÍSSIMO interessados nele … o Liverpool está MUITO interessado que ele assine pelo Manchester e ou pelo Chelsea ou até pelos dois. O Manchester está TAMBÉM MUITO interessado que ele assine pelo Liverpool, ou pelo Chelsea ou até pelos dois. E o Chelsea está MUITÍSSIMO INTERESSADO que ele assine pelo Liverpool ou pelo Manchester ou até pelos dois. Três aviões estão a caminho escoltados por caças ingleses RAF, chefiada pelo Major Alvega

    PS: o clube já reagiu, desvalorizando a notícia, pois continua a deposita toda a sua confiança nos cinco violinos e no seu maestro Fatelas.

    ResponderEliminar
  5. Larga a cola, Peido Guerra! Porco lampião, a cabeça inchada como um melão e a nalga alargada com um pau.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...