05 abril 2024

Rui Costa atirou-se a João Pinheiro no túnel e...teve resposta; Jorge Medes quer João Neves no United; Os milhões exigidos por Rafa ao Qatar; Bryan Ruiz recorda 'falhanço' no dérbi: "Vi Ronaldo e Messi falhar assim"; Benfica perde 1,5M€; FC Porto com recorde nacional e pódio europeu; Pinto da Costa arrasador: "Ao futebol ainda não chegou o 25 de Abril..."; "Amorim não quer estar a ganhar campeonatos de 10 em 10 anos"

Viveram-se momentos tensos após o empate entre Benfica e Sporting, no dérbi que ditou a eliminação dos encarnados da Taça de Portugal. Depois de Roger Schmidt ter, ainda no relvado, pedido explicações ao árbitro João Pinheiro por não ter assinalado penálti de Coates sobre Rafa, os ânimos aqueceram ainda mais no túnel de acesso ao balneário. Rui Costa desceu do camarote presidencial, onde assistiu à partida ao lado de Fernando Gomes e Frederico Varandas, e, numa zona a que estava impedido de aceder, começou a pedir satisfações a João Pinheiro, mas sempre com a tónica nesse mesmo lance sobre Rafa: “Era penálti, era penálti”, gritou de forma insistente o presidente da SAD benfiquista.
O líder dos encarnados repetiu assim um momento que já tinha protagonizado, quando as águias foram eliminadas da mesma competição, diante do Sp. Braga, na época passada. Mas, na cidade dos arsenalistas, o interlocutor era Tiago Martins, que não reagiu da mesma forma que João Pinheiro. É que de acordo com o jornal Record, o árbitro do dérbi disputado na terça-feira não se calou e terá respondido à letra ao presidente do clube da Luz. O ambiente esteve feio durante alguns instantes, tendo Rui Costa depois abandonado o local. A situação foi presenciada por diversas pessoas que se encontravam no local, como os árbitros assistentes e delegados designados para a partida. Desta forma, é natural que a discussão entre o presidente benfiquista e o juiz da AF Braga conste no relatório da partida. O que pode ditar um novo castigo ao líder da SAD benfiquista.

Os milhões exigidos por Rafa ao Qatar. Por agora, o Al-Duhail vai ficar na expectativa por Rafa e esperar pelo desfecho das negociações entre o jogador do Benfica e o Al-Sadd antes de materializar o interesse numa oferta. António Araújo, empresário do jogador, já pediu ao Al-Sadd um total de 40 milhões de euros para uma ligação de 3 temporadas, segundo escreve o Record, mas o clube do Qatar não está disposto a pagar tanto. Nesse sentido, o Al-Duhail, do mesmo país, não irá fazer concorrência e apenas avançará se o interesse do rival cair. Mas também não irá pagar estes valores. Rafa termina contrato no fim da época e também é cobiçado na Turquia. O Galatasaray quer contar com o atacante e o treinador do clube de Istambul, Okan Boruk, admitiu essa hipótese. Neste contexto, a SAD águias reconhece que o cenário de renovação é improvável.

Benfica perde 1,5M€. O Benfica terá direito a receber 1,5 milhões de euros se Ristic chegar aos 20 jogos na presente temporada, ao serviço do Celta de Vigo, mas essa meta começa a ser difícil de atingir. O sérvio já conta com três lesões esta época e está sem jogar desde o dia 17 de fevereiro, o que dificulta que, até ao final da época, possa fazer os seis jogos que ainda faltam disputar para gerar mais um encaixe para os encarnados. Desde que chegou ao emblema espanhol, a troco de 1,5 milhões de euros, Ristic fez 14 partidas e, nas últimas semanas, esteve de fora das opções. Agora, está novamente recuperado e pode voltar a ir a jogo, mas faltam apenas disputar 8 partidas e o defesa tem de jogar em pelo menos seis.

Jorge Medes quer João Neves no United. Jorge Mendes está a fazer de tudo para que João Neves assine pelo Man. United no verão. Segundo a imprensa britânica, o empresário está a tentar convencer o Benfica a aceitar a proposta de 100 milhões de euros. A SAD sempre revelou que estaria aberta a vender o central António Silva por esse valor, mas não o médio.

FC Porto com recorde nacional e pódio europeu. O FC Porto está a ser protagonista de uma das maiores sequências de vitórias numa taça nacional desde 1871, quando nasceu a Taça de Inglaterra, a mais antiga competição de futebol do Mundo, e que serviu de base para todas as que se seguiram. Os dragões ganharam 19 jogos consecutivos e há muito que pulverizaram a anterior melhor série portuguesa, que pertencia ao Benfica (16) até ao começo desta temporada, encontrando-se perante a possibilidade de concluir 2023/24 com a segunda melhor marca de sempre nas segundas provas dos “Big 5”. Por enquanto, o registo vai continuando na posse dos ingleses do Blackburn Rovers, que ganharam 20 desafios entre 1883 e 1886, e dos italianos do Nápoles, que imitaram o feito entre 1985 e 1987, período em que tinham como grande estrela “um tal” Diego Armando Maradona. O recorde, porém, continua a uma distância considerável, uma vez que a emancipação do Paris Saint-Germain a nível doméstico também se deu à custa de 29 sucessos consecutivos em encontros da Taça de França, entre janeiro de 2015 e abril de 2019.
A sequência portista começou na III Eliminatória da Taça de Portugal de 2021/22, com o Sintrense, numa das 18 vitórias obtidas durante o tempo regulamentar. A outra que dá corpo à melhor marca nacional surgiu no tempo extra da segunda mão das meias-finais de 2022/23, disputada com o Famalicão, que, a par do Sporting, são os únicos clubes repetentes nesta lista, precisamente por essa ronda contemplar dois jogos. Ao todo, os azuis e brancos superaram 17 equipas diferentes, distribuídas por quatro escalões no momento da realização do encontro: nove da I Liga (Benfica, Vizela, Sporting, Tondela, Arouca, Famalicão, Braga, Estoril e V. Guimarães), quatro da II Liga (Feirense, Mafra, Ac. Viseu e Santa Clara), uma da Liga 3 (Anadia) e três do Campeonato de Portugal (Sintrense, Vilar de Perdizes e Montalegre). Dia 17 há nova oportunidade de prolongar uma sequência que, aconteça o que acontecer, já conquistou um lugar na história.

Pinto da Costa arrasador: "Ao futebol ainda não chegou o 25 de Abril...". Pinto da Costa, presidente do FC Porto, foi, na noite desta quinta-feira, confrontado com o processo disciplinar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol lhe instaurou a propósito das críticas à arbitragem que fez após o jogo no Estoril.
Em declarações aos jornalistas num jantar com 50 jovens portistas, num restaurante na zona da Foz, no Porto, o líder dos azuis e brancos lamentou a falta de liberdade de expressão, recordando que o 25 de abril está aí à porta.
"Fico triste porque quando estamos próximo do 25 de Abril, que foi feito para termos muita liberdade, inclusive a liberdade de expressão, no futebol ainda não chegou o 25 de Abril. É triste, mas não me preocupa, nem afeta nada o meu trabalho, portanto a minha resposta é essa. Tenho pena, sobretudo porque a presidente do Conselho de Disciplina estará no dia 25, na Assembleia da República, a festejar o dia em que se teve liberdade de expressão e continuamos a não ter, mas é assim, não me preocupa nada isso", disse Pinto da Costa, citado pelo jornal O Jogo.
"Continuo a dizer que o Conselho de Arbitragem é de uma seriedade intocável, tal como referi na entrevista à SIC. Nunca pus em causa a honestidade das pessoas, mas não ter o direito de analisar o trabalho quando um indivíduo [árbitro] faz um mau trabalho… é o que eu lhe digo: temos de fazer um 25 de Abril no futebol português e fico triste que seja uma deputada que está à frente do Conselho de Disciplina", acrescentou.
O presidente dos portistas deixou ainda uma reação aos processos disciplinares que foram abertos contra Diogo Costa e Francisco Conceição.
"Ah, não faço ideia. Se foram castigados? Já estavam... Por pontapés na porta? Aí na porta, julguei que era na bola, se não então é que estávamos tramados. Não, nem respondo a isso, nem respondo", finalizou.

"Amorim não quer estar a ganhar campeonatos de 10 em 10 anos". Rúben Amorim tem sido associado ao Liverpool e até já viu o seu nome ser colocado na rota de Old Trafford, caso Erik Ten Hag deixe o 'Teatro dos Sonhos'. Também o FC Barcelona vai mudar a liderança no comando técnico, com a saída de Xavi Hernández e Rúben Amorim também viu o seu nome ser apontado ao gigante da Catalunha.
Na frente do campeonato português e com presença na final da Taça de Portugal, Rúben Amorim procura levar o Sporting a uma dobradinha que escapa de Alvalade há várias épocas.
A caminhada em Alvalade tem despertado a atenção de outros emblemas e já depois de Xabi Alonso ter garantido que não sairá de Leverkusen, adensou-se a hipótese de Amorim rumar a outras paragens, nomeadamente Anfield para treinar o Liverpool.
Nuno Encarnação, gestor e conhecido adepto do FC Porto, admite que Rúben Amorim queira sair de Alvalade para abraçar um novo projeto na carreira de treinador.
“O clube é maior do que Rúben Amorim, mas ele quer uma ambição maior para a sua carreira", defendeu Nuno Encarnação, realçando que o treinador não quererá ficar no clube verde e branco a conquistar títulos de campeão com distâncias temporais.
"Não pode estar cá a ganhar campeonatos pelo Sporting de 10 em 10 anos, ou de quatro em quatro, ou de três em três", comentou ainda Nuno Encarnação, que falava em declarações na CMTV.
"Acho que não é isso que ele quer, se tem potencial para mais, acho que ele quererá e ambiciona ter uma carreira melhor e num palco maior", finalizou a este respeito Nuno Encarnação sobre Amorim que é tido como uma estrela no Sporting.
De resto, há quem de coração verde e branco admita que "os adeptos do Sporting nunca pensaram gostar tanto de um benfiquista", como gostam de Rúben Amorim.

Bryan Ruiz recorda 'falhanço' no dérbi: "Vi Ronaldo e Messi falhar assim". O dia 5 de março de 2016 ficou para sempre marcado na memória de Bryan Ruiz e de todos os sportinguistas. Não pela data, claro está, mas pelo 'falhanço' do costarriquenho na segunda parte do Sporting-Benfica, na reta final da I Liga edição 2015/16. O Benfica ganhou esse jogo com um golo de Kostas Mitroglou e acabou por arrecadar o título.
Na antecâmara para um novo dérbi, oito ano depois, o jornal A Bola entrevistou o antigo médio, retirado desde o ano passado e, entre outros temas, recordou a mítica jogada.
"É uma situação que como se diz habitualmente… acontece uma vez em 100. Já vi Cristiano Ronaldo ou Messi falhar este tipo de lances. Também falham. Todos podem ter um momento daqueles. Mas a situação piorou e foi mais falada porque significou a passagem do Benfica para a liderança. Vencemos os oito jogos seguintes, tal como Benfica. E as pessoas falam e apontam esse momento como aquele que definiu o campeonato. Mas acho que foi um lance que todos os jogadores, ao longo da sua carreira, acabam por viver. Infelizmente, para mim, o Benfica passou para a frente aí e decidiu a Liga. Acho que fizemos tudo para ganhar o campeonato", começou por dizer.
"Foi um lance que me marcou, foi difícil, porque sei que muitas pessoas no Sporting gostam de mim, mas muitas outras recordam mais esse falhanço do que os golos, assistências ou jogadas que fiz no Sporting. Mas faz parte do futebol. Mesmo assim, sinto enorme carinho dos sportinguistas e fizemos uma temporada muito boa esse ano", explica Ruiz, que admitiu ter recebido muito apoio "dentro e fora" do Sporting depois desse lance.
Quanto à atualidade, com o Sporting a liderar o campeonato por um ponto, mas com mais um jogo que o Benfica, Bryan Ruiz está a 'torcer' para um bom resultado leonino:
"Este último dérbi foi muito positivo para o Sporting porque demonstrou ao adversário que, em jogos importantes, onde tem de conseguir um resultado positivo, a equipa consegue... É sempre difícil jogar na Luz, mas o Sporting conseguiu demonstrar em casa do rival que consegue segurar resultados quando é preciso. Mostrou uma posição de força. E agora, tal como na Taça, o Benfica tem mesmo de ganhar. Não tem outro resultado. Se não ganha fica com o ano perdido. Espero que o Sporting consiga um resultado positivo para agarrar este título."

13 comentários:

  1. O regresso do Rui BOSTA dos túneis!!!!! Essa estratégia já deu um campeonato aos lampiões….

    ResponderEliminar
  2. LAMPIÕES TOUPEIRAS CORRUPTAS A VERGONHA DE PORTUGAL

    ResponderEliminar
  3. Mais um a querer o Amorim fora do Sporting.
    Bruxo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que fique o fatelas o Amorim pode ir

      Eliminar
  4. No mesmo campeonato em Guimarães também teve uma oportunidade do género o SCPortugal empatou esse jogo...Esse dois pontos eram suficientes

    ResponderEliminar
  5. Pinto da Costa. O processo Apito Dourado nunca será esquecido. Apenas num país como Portugal isto é possível....

    ResponderEliminar
  6. não falha o rui dos tuneis,sempre presente na ameaça e coação

    ResponderEliminar
  7. Apenas num país como Portugal se ignoram as declarações falsas para o fisco que davam descida de divisão como confirmou o vilarinho…. Vouchers… toupeiras…. Malas do César…. Mails que já foram confirmados como verdadeiros UFA!!! Já chega????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acima da lei...um estado dentro de outro estado com leis próprias. Num pais sério tinham menos títulos e já tinham batido com os costados na 2º divisão. Corruptos à força toda!!!

      Eliminar
    2. Acima da lei? Eu até já me questiono se para esta gente existe lei! Fossem outras as cores...e tudo isto já estava resolvido...como no cartão ao palhinha, ainda estava o rapaz a 1 metro do adversário sem lhe tocar e já o arbitro estava a sacar do cartão...fossem outras as cores e mesmo sem acusação já estariam a ser condenados!

      Eliminar
  8. Lista ao Conselho Superior do FC Porto apresentou queixa na UEFA
    Exposição da Lista D tem por base "a incapacidade dos órgãos disciplinares e de supervisão da arbitragem da FPF"
    A Lista D, encabeçada por Miguel Brás da Cunha, e que concorre apenas ao Conselho Superior do FC Porto nas eleições de 27 de abril, anunciou esta sexta-feira ter feito uma "queixa formal" na UEFA devido à "incapacidade dos órgãos disciplinares e de supervisão da arbitragem da FPF".
    "Os Insubmissos, que concorrem ao Conselho Superior do FC Porto sob a Lista D, apresentaram hoje uma queixa formal junto da UEFA tendo por fundamento a incapacidade dos órgãos disciplinares e de supervisão da arbitragem da FPF assegurarem, de modo eficaz, condições para que a verdade desportiva prevaleça nas competições nacionais de futebol", lê-se na nota publicada na conta oficial da candidatura na rede social X.
    "Não podemos continuar a assistir a condenações por corrupção ativa sem consequências desportivas, nem a reiterados desrespeitos das Leis de Jogo em todas as partidas em que o nosso Clube intervém. O Futebol Clube do Porto é o clube que mais longe projectou a qualidade do futebol português e dos seus atletas, e aquele que mais títulos internacionais trouxe para o nosso país. É mais do que tempo para, de uma vez por todas, as entidades nacionais que regem o futebol estarem à altura do prestígio que o nosso Clube alcançou. Que o façam por imposição da UEFA se não o fizerem por sua iniciativa. A Lista D prossegue Insubmissa, na defesa de um FCPorto Maior como aspiram os seus associados", acrescenta ainda a nota.
    ORA BEM DOIS OU TRÊS COMENTÁRIOS
    1-eheheheheheh. Coloquem em Anexo
    O FCPorto no Estrangeiro
    Declarações de Sir Alec Ferguson
    Alex Ferguson é um sir (senhor),
    mas não tem «papas na língua».No site da BBC, o técnico do Manchester United teceu uns comentários «provocatórios» ao FC Porto «Tivemos o sorteio mais difícil, mas penso que eles compram o campeonato no Tesco (supermercado). Eles ganham todos os anos. Sempre que compram um pacote de leite somam mais três pontos», ironizou o técnico do Manchester
    Declarações de Graham Souness, treinador inglês de futebol.
    “Ter sucesso em Portugal, onde eu trabalhei, com o FC Porto não é grande coisa. Pela forma como as coisas estão “estruturadas”, do presidente para baixo, eles têm o sucesso garantido quase todos os anos”, disse o técnico escocês, em declarações ao site Talksports.
    Declarações de Santiago Segurola, director-adjunto do jornal A Marca.
    Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto...».
    2-eheheh. Estão preocupados porque perderam o poder sobre a arbitragem para o sporting???

    ResponderEliminar
  9. O Porto não bateu o recorde do Benfica. Perdeu nos 90 minutos contra o Famalicão. É pena, coitados...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...