01 abril 2024

Amorim de olho no Liverpool mas quer a dobradinha antes; Ingleses insistem em Gyokeres; FC Porto não confia nas instituições da capital e toma posição; Florentino lidera lista europeia

Titular nos últimos 5 jogos, Florentino reconquistou Roger Schmidt e não é para menos. O médio é o jogador das 7 principais ligas europeias (inglesa, espanhola, italiana, alemã, francesa, holandesa e portuguesa) com mais ações defensivas no meio-campo adversário por 90 minutos.
O camisola 61 das águias tem 4,37 e vê logo atrás... o jogador que atuava ao lado de Kökçü no Feyenoord na época passada. Trata-se de Mats Wieffer, que executa 3,34 ações a cada 90’, com o ex-Sporting Ugarte a completar o pódio com 3,04, ao serviço do PSG.
Assim, Schmidt repetirá no dérbi a dupla composta por Florentino e João Neves, que já encheram o miolo na receção ao Chaves. Aí, Florentino teve 9 ações no meio-campo adversário, um recorde na Liga. 

Rúben Amorim pretende conquistar a dobradinha antes de deixar o Sporting. Rúben Amorim, escreve o Correio da Manhã, só vai decidir o seu futuro quando a época acabar, mas não deixa de estar informado do facto de que é cada vez mais o principal candidato a substituir Jurgen Klopp à frente do Liverpool. Ainda ontem a imprensa inglesa insistia na forte possibilidade de o português assumir o comando dos reds, sobretudo depois de Xabi Alonso ter garantido que vai permanecer nos alemães do Leverkusen.
Além disso, o Barcelona permanece atento ao percurso de Amorim, que poderá entrar na corrida para suceder a Xavi Hernández.
Aos 39 anos, o técnico do Sporting sente que tem tempo para dar o salto para uma das principais ligas europeias. Mas aqueles que lhe são próximos, apurou o CM, consideram que dificilmente iria resistir ao convite do Liverpool. Não só por ser um crónico candidato ao título em Inglaterra e a conquistar provas europeias, mas também pelo perfil do próprio clube: enorme paixão dos adeptos; recetividade para valorizar a formação e apostar em jovens; e predileção por um futebol ofensivo.
Amorim já disse várias vezes quer era obrigatório conquistar troféus esta época. Só que tal afirmação serviu, sobretudo, para espicaçar o plantel, depois de uma temporada em branco. Mesmo que o técnico entendesse colocar o lugar à disposição caso não ganhasse nada, Frederico Varandas iria segurá-lo, pois a sua vontade é que cumpra o contrato até junho de 2026.
Embora consciente de que 'morrer na praia' é um cenário possível, Rúben Amorim acredita que o crescimento da equipa permite ao Sporting vencer o campeonato (a grande prioridade) e a Taça de Portugal (único troféu nacional que o técnico ainda não conquistou). O foco está em superar o Benfica terça-feira na Luz para a Taça (leões venceram a 1.ª mão por 2-1) e depois no sábado para a Liga.

Ingleses insistem em Gyokeres. Não é só Rúben Amorim que está em destaque nos jornais ingleses. Também Gyokeres continua a ser apontado a Arsenal e Chelsea que, segundo o Daily Mail, terão sido informados de que o valor para conversar sobre o goleador será de 80 milhões de euros. A cláusula de rescisão é de 100 milhões...

FC Porto não confia nas instituições da capital e toma posição. A revolta que o plantel do FC Porto manifestou publicamente depois do jogo com o Estoril estende-se a toda a estrutura e, segundo o jornal O Jogo, a SAD azul e branca vai solicitar uma reunião urgente à AF Porto porque entende que já não adianta falar com as entidades sediadas em Lisboa. Em ano de eleições na FPF, os azuis e brancos acreditam que a AF Porto esteja preocupada com o seu clube mais representativo e, nesse sentido, reflita sobre o estado a que chegou a arbitragem nacional. Para o FC Porto, a nomeação de António Nobre para um jogo da importância que tinha o da Amoreira foi descabida depois da prestação do juiz no Espanha- Brasil a meio da semana, onde estavam três jogadores do clube (Wendell, Pepê e Galeno). O mesmo consideram em relação ao VAR Tiago Martins de quem há muito se queixam. Pinto da Costa recordou o FC Porto-Gil Vicente da época passada, mas antes já os portistas tinham reclamado três penáltis num dérbi com o Boavista. Num levantamento feito ppelo jornal, em novembro de 2021, o VAR Tiago Martins cometeu erros ou não reverteu decisões erradas em oito jogos, num total de 10 lances: nove penáltis e uma falta não assinalada sobre Marcano num lance que deu golo ao P. Ferreira. Isto de acordo com a opinião unânime dos especialista do Tribunal de arbitragem do diário.
Além da reversão do penálti - a quarta vez em que tal sucedeu ao FC Porto esta época, uma delas com recurso a telemóvel -, as queixas dos responsáveis azuis e brancos, sabe o jornal, incluem o facto de António Nobre ter permitido que o livre que resultou no único golo fosse marcado a cerca de três metros do local da falta de Diogo Costa, ou seja, numa posição mais central e favorável ao Estoril. O FC Porto pretende questionar o Conselho de Arbitragem sobre este lance em particular, mas também sobre o penálti, em que consideram ter existido um empurrão a Francisco Conceição visível nas imagens, querendo ver esclarecido o que “um erro claro e óbvio”, uma vez que de acordo com o protocolo apenas decisões absolutamente erradas pressupõem a atuação do VAR. Os dragões, consideram que se “chegou a um ponto em que a manipulação dos jogos do FC Porto começa no campo com estes erros e depois tem o complemento com alguns analistas de arbitragem”, referiu ao jornal uma fonte do clube.
O FC Porto considera que já tinha razões de queixa das arbitragens desde início da época, que se agudizaram a partir de janeiro na sequência de penáltis que, na sua opinão, ficaram por marcar sobre Eustáquio (Boavista), Galeno (Arouca), Evanilson (RioAve) e agora o do Estoril. "Como é possível aceitar-se que um VAR chame o árbitro num lance destes depois do que aconteceu no dia anterior na Luz?" questiona a mesma fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...