09 março 2024

SAD pressionou Rui Costa para despedir Schmidt; FC Porto rejeita proposta por médio; Di María tem o recorde de perdas de bola na champions e Liga Europa esta época; Morita acerta renovação em Alvalade

O Flamengo tentou a contratação de André Franco, mas o FC Porto recusou libertar o médio, de 25 anos, nesta fase da época. De acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, o clube brasileiro apresentou uma proposta de 4 milhões de euros por 80 por cento dos direitos económicos do jogador, ou seja, o mesmo valor que a SAD dos dragões desembolsou no verão de 2022, quando adquiriu 90 por cento do passe do médio português ao Estoril. Mesmo não estando a ser utilizado com regularidade por Sérgio Conceição – a última vez que foi titular aconteceu a 5 de janeiro deste ano, frente ao Boavista –, André Franco costuma integrar as convocatórias. Não esteve no clássico, nem na deslocação a Portimão, mas é provável que faça parte das escolhas para a viagem a Londres, onde os portistas vão discutir o apuramento para os quartos-de-final da Champions.
O médio formado no Sporting soma 23 presenças em campo na presente época, tendo boas possibilidades de ultrapassar o registo da temporada passada, a qual fechou com 25 jogos. Em termos de golos, André Franco marcou apenas um, contra os três da época transata, mas em termos de assistências tem o triplo (3) das que conseguiu na temporada anterior.
Com a equipa envolvida no campeonato, Taça de Portugal e Champions, Sérgio Conceição rejeitou abrir mão do médio, até porque se trata de um jogador que pode ser utilizado na ala. Sem a pressão do final do contrato, uma vez que André Franco tem ligação ao FC Porto até 2027, a SAD também não se viu obrigada a equacionar a sua saída nesta fase. Nesse sentido, o médio, que tem quase meia centena de jogos pelos dragões, está firme no plantel pelo menos até ao final desta época.

Di María tem o recorde de perdas de bola na champions e Liga Europa esta época. A exibição de Ángel Di Maria diante do Rangers, quinta-feira, mostrou as duas caras do extremo do Benfica. O campeão do Mundo esteve nos dois golos das águias (2-2) na 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, faturando de penálti e centrando para o 2º, marcado na própria baliza por Goldson. Em contrapartida, perdeu 42 vezes a bola, dado atualizado pela Opta, o que representa um novo máximo num só jogo da atual edição da Liga Europa.
Di María, que já detinha o recorde de perdas de bola (33), num encontro da Liga dos Campeões (frente ao Salzburgo, em dezembro passado), tem sido assim esta época, capaz do bom e do mau, como pode ver-se no quadro em anexo. Desde logo, tem participação em 23 golos, contando os 15 remates certeiros e as 8 assistência, em 37 jogos realizados em 2023/24. Apenas Rafa é mais influente do que o camisola 11 (17+14), ainda que com mais presenças (42).
Os números da Opta relativos à prova de campeonato indicam que o calcanhar de Aquiles de Di María são as tarefas defensivas. Entre os encarnados é o que mais vezes perde a bola e menos tackles conta, por 90 minutos. No entanto, aparece em termos ofensivos, arriscando nos dribles, apesar da taxa de sucesso ser a segunda mais baixa das águias. De resto, nenhum outro jogador do Benfica cria tantas oportunidades e cruzamentos. Mesmo assim, a maioria dos leitores que respondeu ao nosso inquérito no site entende que o avançado, de 36 anos, não deve continuar no onze. Como está expresso na infografia ao lado, considera que o saldo é desfavorável.

Morita acerta renovação em Alvalade. Começou com uma abordagem ainda antes de partir para a Taça da Ásia, evoluiu para conversações e agora está perto de chegar a bom porto. O dossiê em torno da renovação de Morita foi visto pela SAD do Sporting como um processo de caráter urgente nos últimos meses e, escreve o Record, ambas as partes irão em breve colocar tudo preto no branco. Mais concretamente, na última semana, o diálogo entre os representantes do médio japonês e a SAD liderada por Frederico Varandas evoluíram de modo a que fossem acertados os últimos detalhes, pelo que esse novo vínculo deverá ficar selado num prazo de poucos dias. Recorde-se que este processo surge numa ótica de valorizar um ativo, neste caso Morita, que tem conquistado uma importância cada vez maior no plantel de Amorim e, assim, figura como titular habitual para o técnico. Ora, o prometido é devido e, desta maneira, o internacional nipónico de 28 anos prepara-se para ser recompensado a nível financeiro. Com o novo contrato, o médio passará a auferir um vencimento de cerca de 750 mil euros líquidos por ano, subindo diretamente o patamar dos 450 euros anuais, no qual se encontra atualmente. Além disso, a renovação prevê ainda um aumento da duração do contrato de 2026 até junho de 2028, num cenário que contempla que o jogador deixe de ter uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros e passe a ser blindado por uma quantia de 60 M€.

SAD pressionou Rui Costa para despedir Schmidt. Vários elementos da SAD do Benfica pressionaram Rui Costa para este despedir Roger Schmidt, após a humilhante derrota no Dragão com o FC Porto por 5-0, garante o CM. O presidente do Benfica ainda ponderou a situação, mas acabou por não aceder ao pedido. O CM escreve que entre os argumentos que alicerçam a decisão do líder do clube está o facto de nada ainda estar perdido.
O Benfica continua na luta pelo campeonato, está na Liga Europa e na Taça de Portugal. E nesta temporada já ganhou a Supertaça. Rui Costa continua a acreditar no projeto. Além disso, para despedir o treinador, o Benfica teria de pagar 24 milhões de euros brutos.
Até ao fim desta época seriam 2 milhões (três meses de salário), na temporada seguinte outros 10 milhões e em 2025/26, quando o alemão termina o contrato, mais 12 milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...