19 março 2024

Di María: "Estou à espera que o contrato com o Benfica termine"; Ajax tentou desviar Chico Conceição do Dragão; Gyokeres mais perto da ‘zona Jardel’. Jonas e Hulk são os próximos alvos; Análise espanhola: "Aursnes? Parece que é penalti..."; Pinto da Costa promete futebol feminino sénior e futsal no FC Porto

Gyökeres chegou aos 36 golos na época, mais 14 assistências. Participou diretamente em 50 golos do Sporting em 2023/24, consolidou a que já é de longe a melhor temporada de sempre na carreira e está cada vez mais perto de atingir um patamar que só um jogador alcançou em 30 anos de futebol português: Mário Jardel. O antigo avançado brasileiro superou por duas vezes a barreira da participação em 60 golos: no Sporting, em 2001/02, colocou a sua impressão digital em 64 golos (55 golos e 9 assistências em 42 jogos); no FC Porto, em 1999/00, contribuiu para 61 tiros certeiros (56 golos e ofereceu 5 em 51 partidas). Mas até lá chegar, Gyökeres terá, primeiro, de ultrapassar Hulk (54, no FC Porto, em 2010/11) e Jonas (52, no Benfica, em 2015/16). Questão de tempo?

Pinto da Costa promete futebol feminino sénior e futsal no FC Porto. A lista de candidatura 'Todos pelo Porto', liderada por Pinto da Costa, apresentou, esta terça-feira, mais três propostas do seu programa eleitoral, garantindo que, se for reeleita, a SAD irá "conduzir e concluir os estudos de viabilidade" do futsal e do surf.
"Reforço da aposta nas diversas modalidades do Clube, como o Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Voleibol, Bilhar, Boxe, Natação e Desporto Adaptado, entre outras, com a criação de uma estratégia plurianual para cada uma que permita lutar pela liderança em todas as competições", pode ler-se na nota deixada no site da candidatura.
No que respeita ao futebol feminino, a lista de Pinto da Costa de ter a intenção de criar uma equipa sénior "que lutará todas as épocas pela conquista de títulos".

Eis as três propostas apresentadas:

"1 - Esta candidatura está atenta a novas modalidades, como o Futsal e o Surf. No caso do Futsal, temos analisado o seu crescimento, tanto ao nível do número de adeptos como ao nível da atração televisiva e mediática. Assim, durante o próximo mandato iremos conduzir e concluir os estudos de viabilidade da modalidade, para definir, de forma célere, a melhor forma de implementação da mesma, se de forma orgânica ou através da aquisição de um clube. Outra das apostas do projeto Todos Pelo Porto é o Surf, uma das modalidades de maior crescimento em Portugal, que tem perto de um milhão de praticantes. A entrada do FC Porto no Surf poderá ser concretizada através de parcerias ou da aquisição de um ou mais dos clubes da região, permitindo a criação da maior escola de Surf do País e o desenvolvimento de equipas competitivas a nível mundial.

2 - Reforço da aposta nas diversas modalidades do Clube, como o Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Voleibol, Bilhar, Boxe, Natação e Desporto Adaptado, entre outras, com a criação de uma estratégia plurianual para cada uma que permita lutar pela liderança em todas as competições.

3 - O futebol feminino é já uma realidade do nosso Clube, com as equipas de Sub-13 e Sub-15 em plena competição. Durante o próximo mandato, é nossa intenção manter esta aposta, nomeadamente com o reforço das nossas equipas na área da formação e de competição. O FC Porto terá uma equipa sénior de futebol feminino no decorrer do próximo mandato, que lutará todas as épocas pela conquista de títulos."

Ajax tentou desviar Chico Conceição do Dragão. Francisco Conceição vive um grande momento de forma e a sua influência no FC Porto traduz-se num ciclo de jogos a titular que acabará por acionar a cláusula de compra do extremo ao Ajax, fixada em 10 milhões de euros. No acordo entre portistas e neerlandeses, ficou estabelecido que caso o extremo jogue 25 partidas com um mínimo de 45 minutos em cada, a compra torna-se obrigatória.
Ora, Francisco já tem 19 desafios nessa condição e salvo algum imponderável de ordem física é uma questão de tempo até atingir aquele número de desafios pelo FC Porto. Será contra a vontade do Ajax, diga-se. O jornal A Bola escreve que, em janeiro, o clube de Amesterdão tentou recuperar o esquerdino, depois de uma primeira passagem que não foi ao encontro do que o jogador esperava: pelo Ajax somou um golo e três assistências em 28 jogos, a maio- ria deles como suplente utilizado.
A SAD portista fechou imediatamente a porta a uma hipotética quebra do empréstimo de Francisco Conceição, tal como o fez em relação a Jorge Sánchez, também cedido pelo Ajax e que era alvo da cobiça do Cruz Azul, do México. O FC Porto está a trabalhar no dossiê relacionado com a permanência em definitivo de Francisco, sabendo que terá de pagar ao Ajax os €10 milhões a pronto — em 2022, os neerlandeses pagaram €5 milhões também a pronto, valor que correspondia à cláusula de rescisão.

"Aursnes? Parece que é penalti...". Iturralde González, ex-árbitro internacional espanhol, fica com dúvidas no lance do médio norueguês do Benfica. No entanto, sem uma imagem melhor acaba por aceitar a decisão do árbitro... 

Di María: "Estou à espera que o contrato com o Benfica termine". Num dia em que o treinador do Rosario Central voltou a abrir-lhe as portas do clube, Ángel Di María frisou que sonha com o regresso ao emblema que o lançou. Mas o campeão do Mundo lembra que, pelo menos até final da temporada, continua a ser jogador das águias. "Estou tranquilo e à espera que o contrato com o Benfica termine para ver o que faço", revelou, à SportsCenter ESPN.
"A verdade é que estou muito feliz. Escolhi voltar ao Benfica, foi algo que me fez muito bem, era um sonho que tinha, de poder voltar ao clube que me abriu as portas da Europa. E depois por estar lá o Nico [Otamendi], com quem tenho uma grande relação. Estamos a passar um ano espetacular juntos. As coisas estão a correr bastante bem, estamos a lutar por tudo. A família também está muito bem e isso é importante", confessou.
Sobre esse regresso que o emblema de Buenos Aires tanto anseia, El Fideo revela-se "tranquilo", mas admitiu: "Estou muito atento a tudo [do Rosario Central]. É sempre um sonho poder voltar. Já o disse e vou dizer sempre. Mas estou tranquilo. Ultimamente tenho estado a ver tudo o que está a acontecer em Rosario [onda de violência], algo que influencia em tudo, pela família. Tenho os meus pais lá, as minhas irmãs e todas as coisas que têm acontecido afetam muito. Acho que essa vontade e a expectativa [de voltar ao clube] existem sempre. Também estive a ver o sorteio da Libertadores. Mas estou tranquilo e à espera que o contrato com o Benfica termine para ver o que faço."
Di María, concentrado com a Argentina, revelou também que mantém conversas com Miguel Ángel Russo, treinador do Rosario Central. "Tenho uma boa relação com ele [treinador]. De vez em quando trocamos algumas mensagens. É uma pessoa muito respeitosa, é um símbolo do Rosario Central. É uma pessoa amada por toda a gente e é um orgulho poder falar com ele. Temos falado pouco, mas já disse várias vezes que me deixa feliz que ele diga isso [convidá-lo a regressar]. Estou tranquilo e à espera do que aconteça, logo veremos", contou.
Se poderá, até, ser um reforço dos argentinos para os 'oitavos' da Libertadores, a disputar-se em meados de agosto? O camisola 11 dos encarnados não rejeita a possibilidade. "Há que ver como correm as coisas. O grupo na Libertadores é complicado, vamos ver o que acontece e oxalá aconteça. Também disse que era um sonho regressar ao Benfica e consegui concretizar. Este é outro dos meus sonhos, sempre disse que me encantaria terminar a carreira no Central. Continuo com isso na cabeça e vamos ver o que acontece. Sempre com tranquilidade", respondeu. O Rosario, diga-se, faz parte do grupo G, pelo que vai defrontar o Peñarol (Uruguai), o Atlético Mineiro (Brasil) e o Caracas (Venezuela).
O experiente jogador, de 36 anos, sublinhou ainda que o Copa América será a última prova que vai disputar com a seleção da Argentina. "Já está tomada a decisão. Já o disse definitivamente: é jogar a Copa América e acaba. Já são muitíssimos anos cá [na albiceleste]. É óbvio que gostava de continuar, continuar a desfrutar, mas acho que também é hora de dar um passo para ao lado, há muitos jogadores novos atrás, com muito futuro também para dar muitas coisas lindas à seleção e acho que é o momento indicado. Terminar com uma Copa América a minha carreira na seleção penso que é perfeito", rematou.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...