24 fevereiro 2024

Kokçu descontente com posição na Luz; Benfica prepara forte ataque a 'estrelas' do Barcelona; Franceses e Italianos desejam 'pérola' que brilha na Liga; Gyokeres com 71% de eficácia nos penaltis

O Benfica prepara-se para reforçar as secções de futsal e hóquei em patins com algumas das estrelas do Barcelona, aproveitando a crise do clube catalão que vai reduzir o orçamento das modalidades para 2024/25. 
O Barça vive a maior crise financeira da sua história e pretende reajustar os orçamentos de algumas modalidades à nova realidade do clube. Ou seja, basquetebol, andebol, hóquei em patins e futsal vão sofrer cortes entre 15% a 20% na massa salarial. De acordo com a imprensa espanhola, o Barcelona sofreu prejuízos de 540 milhões de euros nas modalidades desde a temporada 2009/10. É o preço a pagar por ser "mais que um clube". Na temporada passada, ano de ouro para o Barça com títulos de campeão em todas as secções, o clube registou perdas recorde de 48 milhões de euros nas modalidades.
Aproveitando os cortes orçamentais, o Benfica prepara-se para receber alguns dos craques do Barça do hóquei em patins e futsal, modalidades com maior tradição em Portugal e Espanha e cujos principais emblemas são favoritos aos grandes troféus europeus e mundiais.
De acordo com dados do ‘El Confidencial’, o Barcelona tem um orçamento de 6 milhões de euros para o futsal, mas como já se percebeu prepara-se para receber um corte. Ferrão, pivô brasileiro considerado o melhor jogador do Mundo em 2019, 2020 e 2021, já anunciou a saída do Barça no final da época.
O internacional brasileiro de 33 anos sofreu em 2022 uma grave lesão no tendão de Aquiles e ainda não fez qualquer jogo esta temporada. Tal como adiantou o portal ‘Relevo’, o Benfica surge interessado em Ferrão, mas a eventual chegada do craque vai depender sempre da condição física do jogador. O pivô desperta também interesse do Brasil, Rússia e Arábia Saudita, estes dois últimos com enorme poder financeiro. A Indonésia, cuja liga cresceu muitos nos últimos anos, é também uma possibilidade.
Em final de contrato com os catalães está André Coelho. O fixo de 30 anos não vai renovar e prepara o regresso ao Benfica depois de quatro temporadas ao serviço do Barcelona.
O hóquei em patins é a modalidade mais barata do Barcelona (orçamento de 3 milhões de euros), valor mais do que suficiente para conseguir ter nas suas fileiras alguns dos melhores jogadores do Mundo.
O Benfica prepara-se para receber João Rodrigues e Pau Bargalló, maiores goleadores dos catalães. Na época passada fizeram juntos 132 golos (!), 66 para cada um.
João Rodrigues, 33 anos, é uma cara conhecida. Nas nove temporadas de águias ao peito venceu as duas Ligas dos Campeões que o Benfica tem no seu historial. Em 2018 rumou ao Barça, clube pelo qual conquistou recentemente a Taça Intercontinental em San Juan, na Argentina. O capitão da Seleção persegue nesta última época como blaugrana a Liga dos Campeões, troféu em falta ao serviço dos culés. Vai assinar até 2027 com o Benfica. No sentido inverno vai Pablo Álvarez, cenário já adiantando pelo nosso jornal.
Mais sonante é a chegada de Pau Bargalló. Catalão e símbolo do hóquei em patins do Barcelona, o avançado de Sant Sadurni D’Anoia persegue um novo desafio na carreira em Portugal, muito por culpa da falta de competitividade no hóquei espanhol – o Barça lidera o campeonato com 18 pontos de vantagem para o Noia.
Pau Bargalló, de 30 anos e em final de contrato com o Barça, é para muitos considerado o melhor jogador do Mundo. Para além da capacidade goleadora, junta técnica, meia distância, bolas paradas e compromisso na defesa.

Franceses e Italianos desejam 'pérola' que brilha na Liga. Aos 23 anos, João Gonçalves já é um valor seguro do Boavista e do futebol português. O guarda-redes soube esperar a oportunidade no Bessa, vivendo muito tempo na sombra de Bracalli, e esta época tornou-se dono e senhor da baliza axadrezada. A evolução e a chamada à seleção sub-21 acordaram, definitivamente, os clubes no estrangeiro, que, sabe o JN, têm seguido com atenção as exibições do número 99. O maior interesse vem de França e Itália, de clubes de média dimensão, e o JN também sabe que, depois de amanhã, no Bessa, o guardião será observado no Boavista-Braga.
João Gonçalves tem contrato até 2027 e o Boavista só admite negociar a transferência por um valor a rondar os três milhões de euros. O guarda-redes, que, para além do Boavista, fez formação no Padroense, Leça do Balio e Salgueiros, é um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos e é considerado no balneário como um exemplo de profissionalismo. 

Gyokeres com 71% de eficácia nos penaltis. Gyokeres falhou, diante do Young Boys, o primeiro penálti desde que está no Sporting. O artilheiro sueco tinha, até aqui, convertido seis penáltis pelos leões, três deles no campeonato, dois na Liga Europa (Atalanta e Young Boys) e um na Taça da Liga. Olhando a toda a carreira, este foi o quarto penálti desperdiçado em 14 tentativas. Está com uma percentagem de 71% de sucesso, tendo a garantia do treinador do Sporting de que vai continuar a bater os castigos máximos. Falhou apenas um penálti por temporada até aqui. Logo depois de perder o que converteu em 2021/22 não voltou a ter a chance de bater penáltis até à época seguinte O primeiro guarda-redes a travar um penálti do sueco foi João Virgínia, em 2019, em jogo dos sub-23 do Everton frente ao Brighton, atleta que, curiosamente, chegou a estar cedido aos verdes e brancos.

Kokçu descontente com posição na Luz. Kokçu sente que tem jogado demasiado recuado no Benfica e já deu a entender a Roger Schmidt que quer avançar no terreno para a sua posição de origem. Fonte próxima do jogador disse ao jornal CM que o turco assumiu sentir dificuldades no processo defensivo quando joga só com outro médio ao lado.
O maior desgaste físico a que está sujeito é outro dos fatores que influenciam, segundo o próprio, as suas exibições. No Feyenoord, o internacional turco jogava mais ao ataque, atrás do avançado, lugar ocupado atualmente no Benfica por Rafa. Foi nessa posição que foi eleito o melhor jogador de 2022/23 da Liga dos Países Baixos. Esta temporada foram poucas as vezes que jogou nessa zona do campo, mas quando Schmidt lhe deu essa liberdade teve prestações positivas. Kokçu chegou à Luz esta época a troco de 25 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...