01 junho 2023

Apontado mas exigências afastam pérola do Benfica; Mais uma pérola encarnada a sair a custo zero; "Jogadores do Sporting têm de mudar de camisola ou empresário para ir à Seleção"

Os sportinguistas Pedro Gonçalves e Nuno Santos não foram escolhidos por Roberto Martínez para os próximos compromissos da Seleção Nacional portuguesa e Fernando Mendes lamenta que os atletas do leão não tenham espaço para evoluir na turma das quinas nesta altura.
A este propósito, o ex-futebolista internacional português diz não entender o critério de Roberto Martínez que, não tendo o ex-leão Nuno Mendes, opta por chamar Nélson Semedo. "Normalmente vai, e bem, o Raphaël Guerreiro e o Nuno Mendes, e bem. O Nuno Mendes não está e convoca o Nélson Semedo, extraordinário"."Convoca o Nélson Semedo e não sei quantos laterais direitos. Estamos a voltar à Seleção dos jogadores que não jogam", acrescentou o antigo jogador, que falava em declarações na CMTV, onde criticou a opção de Roberto Martínez em não levar Nuno Santos e Pedro Gonçalves que, a seu ver, se destacaram ao longo da época em Alvalade.
"O Nuno Santos tinha lugar de caras ou naqueles possíveis jogadores convocados. O Pote é o normal", sublinhou Fernando Mendes, deixando uma pergunta no ar mas, ao mesmo tempo, lançando possibilidades a respeito das hipóteses que explicam que jogadores como Nuno Santos e Pedro Gonçalves não sejam chamados pelo selecionador nacional de Portugal.
"O que é que é preciso para os jogadores do Sporting, ou pelo menos estes dois, serem convocados? Se calhar têm de mudar de empresário ou, se calhar, mudar de cor de camisola", admitiu Fernando Mendes.
"Se mudar de cor de camisola, possivelmente já podem ir à Seleção", afirmou Fernando Mendes, certo de que, em outros casos, com poucos jogos nas pernas, já se 'reclamam' chamadas à Seleção Nacional.
"Já se falam em tantos jogadores e já vejo jogadores que fizeram dois ou três jogos e já têm que ir para a Seleção Nacional. Em Portugal tudo muda", disse o antigo futebolista, realçando que quando falava da questão da mudança de cor de camisola não estava a velar críticas a qualquer clube.
"Pode ser azul, pode ser vermelha, pode ser preta", lançou a hipótese o ex-jogador que representou Benfica, Sporting e FC Porto, entre outros clubes, além da Seleção Nacional portuguesa.
O facto de Roberto Martínez não ter chamado estes dois jogadores do Sporting tem gerado uma onda de críticas leoninas ao selecionador. Também Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente dos leões, recorde-se, lamentou as ausências de Pote e Nuno Santos.
 "Eu acho que aquela fotografia do Euro 2016 em que apareciam dez jogadores da Seleção formados pelo Sporting teve consequências nefastas", assinalou Barbosa da Cruz, lembrando, por exemplo, que João Mário, que recentemente abdicou da turma das quinas, quando estava no Sporting era "ignorado" e passou a ser chamado quando mudou para o Benfica.

Apontado mas exigências afastam pérola do Benfica. Arda Guler, 18 anos, médio ofensivo/extremo do Fenerbahçe, foi informado de que o Benfica acompanhou com interesse as suas exibições esta época e de que poderia estar a avaliar a possibilidade de contratá-lo. O jovem prodígio do futebol turco, segundo a imprensa local, desconhece se as águias vão mesmo avançar para negociações com o Fenerbahçe.
Guler foi a grande revelação do futebol turco esta temporada. Trabalhado e lançado por Jorge Jesus no Fenerbahçe, no qual esta época fez um trabalho de fortalecimento muscular, o médio-ofensivo soma 33 jogos (16 como titular), seis golos e seis assistências no gigante de Istambul. A ascensão foi de tal forma meteórica que conduziu à estreia na seleção da Turquia — a 19 de novembro jogou os últimos 22 minutos do particular com a República Checa, a 28 de março 23’ na partida de qualificação para o Euro-2024 com a Croácia.
Desde que se tornou claro o talento de Guler vários clubes já manifestaram intenção de contratá-lo. Os media de vários países deram conta, por exemplo, do interesse de Nápoles, Newcastle, Liverpool, Everton, Brighton, Dortmund ou RB Leipzig e a cotação de Guler disparou de tal forma que o Fenerbahçe espera vender Guler por €20 milhões, valor da cláusula de rescisão. Pretendido por meia Europa, a joia de Jesus exigiria um investimento que o Benfica não estará disposto a fazer, até porque a prioridade é investir nos substitutos de Álex Grimaldo e Enzo Fernández. Guler deverá deixar o Fenerbahçe este verão, mas dificilmente a Luz será o destino, escreve A Bola.

Mais uma pérola encarnada a sair a custo zero. Luís Semedo está muito próximo de assinar pelo Sunderland, apurou o jornal Record. O melhor marcador da caminhada das águias na conquista da UEFA Youth League, na época 2021/22, está de saída e, tudo indica, irá rumar ao clube que, na última época, disputou o playoff de acesso à Premier League.
Foi uma luta longa a do Benfica a tentar renovar com o dianteiro e com o colega Diego Moreira, mas sem sucesso. Cedo estes deram sinais que não estariam disponíveis para prolongar vínculo com as águias com os valores que o clube da Luz colocou em cima da mesa. Nessa altura, os jovens já tinham propostas muito tentadoras e, além disso, a dúvida instalada de que se viriam a ser apostas efetivas na equipa principal.
Agora, chega ao fim a passagem de Semedo de águia ao peito. Foram 12 temporadas a servir o clube da Luz, tendo esta passagem chegado ao fim sem o protagonismo que teve noutras alturas. Aliás, além de na época anterior ter sido o melhor marcador da conquista da UEFA Youth League, marcou 14 golos ao serviço dos Sub-23.
O gigante goleador, de apenas 19 anos, despede-se assim das águias, depois de uma época em que raramente foi titular. Ainda assim, foi utilizado em 18 encontros, num total de 732 minutos, e apontou dois golos. Agora, espera-o o futebol inglês.
Ainda hoje foi noticiada também a saída de Cher Ndour a custo zero.

2 comentários:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...