03 novembro 2022

Penálti contra o Sporting. Alemães falam em “não intencional mas... justificável”. Franceses 'defendem' o árbitro; "Porque é o Varandas, o Amorim é lampião e o outro não sei o quê. O Sporting vive disto"; Sporting iniciou o processo de desalojamento da Juve Leo

O Sporting chega ao início de novembro já com dois objetivos falhados e só não disse definitivamente adeus às provas europeias por conta de um golo nos instantes finais marcado pelo Tottenham em Marselha. A contestação em Alvalade continua a fazer-se notar em relação à Direção de Frederico Varandas e Rúben Amorim começa também a sentir o peso do descontentamento dos adeptos leoninos.
Fora da Liga dos Campeões, fora da Taça de Portugal e a 12 pontos da liderança na I Liga portuguesa, resta ao Sporting a Taça da Liga e tentar subir na classificação do campeonato dado que está atualmente no sexto posto, pouco habitual para um clube com aspirações ao título.
Fernando Mendes, antigo jogador de Benfica, FC Porto e Sporting, entre outros clubes, confesso adepto dos leões, lamenta o momento que o clube atravessa, mas diz que já esperava este foco de contestação quando os resultados não surgissem. 
"Custa-me estar a dizer isto, mas isto é o normal do Sporting. O ambiente cá fora é o normal. Enquanto os sportinguistas não meterem na cabeça que o mais importante é o Sporting, não é o Varandas, não é o Rúben Amorim, é o Sporting...", lamentou Fernando Mendes, criticando aqueles que são "comandados" e que "são autênticas marionetas".
"São comandados para ir arranjar confusão, para ir. O Sporting foi campeão e havia ia. Havia isto! Mas como vais ganhando eles vão metendo a viola no saco. Vão dizer mal de quê?", prosseguiu Fernando Mendes, desagradado com a divisão na família verde e branca.
Assim, o antigo jogador não tem dúvidas de que há "muita gente que fica feliz com isto, com o Sporting a perder". "Já sabia que isto ia acontecer, porque é assim, é o Varandas, o Rúben Amorim é benfiquista, é lampião, o outro não sei o quê. Infelizmente o Sporting vive disto", acrescentou Fernando Mendes, que falava em declarações na CMTV.
Por outro lado, o ex-futebolista indicou que é "nestes momentos" que têm de "agarrar a equipa" e sublinhou que continua a confiar em Rúben Amorim.
"Comete erros como todos cometem", referiu, dizendo que já se viu a "campanha" para tentar mandar Rúben Amorim, ao mesmo tempo que a administração liderada por Frederico Varandas também está sob críticas dos adeptos.
"A Direção mesmo ganhando era criticada. Se o Sporting for cinco vezes campeão, vai ser sempre criticada", vaticinou o antigo atleta internacional português, destacando que "há pessoas que não se esquecem de quem andou lá e de quem querem meter lá".
"Há pessoas com interesses, que querem ir para o Sporting, [que estão] a minar isto tudo. Porque isto acontece. Basta ver. Agora de um momento para o outro já aparecem candidatos. Já estou farto de ouvir todos a falar. Isso é mato. Apareceram agora."
Em relação à questão do reforço do plantel para esta temporada, Fernando Mendes defende que a Direção liderada por Frederico Varandas contratou vários reforços.
"Trouxe o [Jeremiah] St. Juste, trouxe o Morita, trouxe o Edwards, trouxe o Sotiris [Alexandropoulos], trouxe o Rochinha. Calma. Trouxe jogadores, trouxe gente".

O Sporting já iniciou o processo de desalojamento da Juve Leo da sua sede, em Alvalade, espaço conhecido como “Casinha”. Quando Frederico Varandas rompeu as ligações com esta claque, em 2019, fora levada a cabo uma ação semelhante, com uma queixa no tribunal, que seria contestada pelo grupo. O assunto esmoreceu, mas ganha agora nova vida face ao corte de relações entre as partes após o jogo com o Casa Pia, no qual existiu violência contra a polícia, críticas ao presidente Frederico Varandas e um elevado número de arremesso de engenhos pirotécnicos.
Depois, o Sporting comunicou o fim da tentativa de estreitar ligações com a claque. O Sporting cortou a eletricidade e a água do espaço, recusando estar a contribuir para uma facção que se mantém desafiante da Direção. Assim, a SAD aguarda que as rusgas levadas a cabo pela PSP tenham um desfecho, porque em caso de serem encontradas ilegalidades a própria Câmara Municipal de Lisboa pode ter algum poder para o desalojamento da Juve Leo.
Em 2019, quando Frederico Varandas anunciou o fim do protocolo com a Juve Leo, foi levada a tribunal uma ação semelhante.

Penálti contra o Sporting. Alemães falam em “não intencional mas... justificável”. Franceses 'defendem' o árbitro. “No duelo com Kamada, Coates toca a bola com a mão direita e sofre ressalto no braço. No entanto, tudo isto acontece no seguimento do movimento que não era intencional. É uma ação infeliz, não intencional, mas a decisão do árbitro é justificável”, defendeu o germânico ‘Bild’. A análise da revista não difere muito, na medida em que a publicação considera a leitura de Slavko Vincic defensável. Isto por muito que a mão de Coates tenha sido forçada. “Numa ação não intencional, mas com punição justificável, mão de Coates resultou em penálti a favor do Eintracht”, escreve a ‘Kicker’.
Em Espanha, o diário ‘Marca’ não viu o erro do árbitro esloveno mas o ‘Mundo Deportivo’ não tem dúvidas em apontá-lo. O jornal desportivo catalão é taxativo. “Um penálti polémico e contestável por mão de Coates permitiu a Kamada alimentar o sonho da qualificação do Eintracht.” Em França, o Marselha pagou a maior fatura do Grupo D, ao perder com o Tottenham em casa e ficar fora da Europa. O ‘L’Équipe’ aprovou a decisão de Vincic em Alvalade. “Num duelo aéreo com Kamada, Coates abriu os braços, o que levou a bola a tocar na mão direita, originando lance de penálti”, analisou o jornal.

2 comentários:

  1. eu acho que todas as claques deviam acabar...

    o Bruno de Carvalho mexeu com as claques e os adeptos e enchiam os estadios...mas isto se formos a ver bem, é péssimo!!

    eu tenho camarote e sinceramente o catering de hoje em dia é um luxo como há muito nao se via no Sporting.

    quem tem camarotes vai concordar comigo.

    pensem bem...

    um gajo paga para ter camarote e quer estar sentado confortavelmente naqueles cadeirões magníficos e super confortáveis a beber o nosso champanhe, a fumar o nosso charuto a comer do bom e do melhor e a podermos ter uma conversa agradável com os outros Sportinguistas, onde ainda temos a benesse de, de vez em quando, podermos olhar para o campo e vermos os gajos a chutar a bola e tal, muitas vezes só sei que o Sporting ganhou ou perdeu já em casa.

    isto com as claques nao dá, é uma barulheira histérica, gritos histéricos tipo força Sporting e mais nao sei o quê que muitas vezes nem conseguimos ouvir o que o nosso colega de camarote está a dizer, é uma maçada para quem tem camarotes ter que levar com isto.

    ResponderEliminar
  2. A brincar se dizem verdades muito contundentes, não é, amigo?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...