20 setembro 2022

"Sporting? É mais importante uma presença nos quartos da Champions que o título nacional"; Condenada "perseguição a Taremi"

O Sporting está a realizar uma temporada com duas faces como se de uma moeda se tratasse. Se na Liga dos Campeões a vida dos pupilos de Rúben Amorim corre às mil maravilhas, somando por vitórias os dois jogos realizados na fase de grupos da prova milionária, a nível interno são muitas as interrogações.
Com sete jornadas já disputadas, o clube de Alvalade tem um atraso pontual na casa dos dois dígitos para o líder Benfica, mas não só, pois os outros rivais têm já margem de vantagem para o Sporting de Rúben Amorim, algo que complica a tarefa dos comandados de Alvalade na tentativa de conquistar o título.Se o Benfica tem 11 pontos de vantagem para os leões, o FC Porto, campeão em título, tem mais seis, enquanto que o SC Braga soma mais nove.
O Sporting segue em oitavo lugar com 10 pontos somados em 7 jornadas já realizadas, mas Bruno Mascarenhas, antigo dirigente do clube lisboeta, prefere focar a sua atenção na prova milionária, defendendo mesmo a ideia de que uma ida aos quartos de final da Liga dos Campeões deverá ser motivo de regozijo em Alvalade, até mesmo num nível maior do que se for campeão nacional, isto enquadrando com a afirmação internacional.
"Com os pés bem assentes na terra e sem 'embandeirar em arco', devemos fazer o nosso caminho e apostar tudo nesta prova", deseja Bruno Mascarenhas.
"Sou daqueles que entende que, neste momento, é mais importante para a valorização do clube e prestígio internacional uma presença nos quartos de final da Champions League do que o próprio título nacional", afirmou o antigo dirigente do Sporting.
Em artigo de opinião que assina no portal Leonino, Bruno Mascarenhas realça também que até Rúben Amorim tem na Liga dos Campeões uma montra para se mostrar. Mascarenhas fala mesmo numa "montra de excelência para a sua valorização profissional".
Por outro lado, o antigo dirigente do Sporting diz não ter "memória curta" e ainda se recorda do que era o clube antes de Rúben Amorim chegar a Alvalade.
"Como não tenho memória curta, não me esqueço do período trágico/cómico que antecedeu a sua chegada e o que se passou entretanto", destaca Bruno Mascarenhas.
O antigo dirigente do emblema verde e branco sustenta que "este atual projeto desportivo assenta a sua força e todas as suas 'fichas' na qualidade do treinador, nas suas escolhas".
Trata-se, pois, de algo que a Bruno Mascarenhas lhe parece ser, até ao momento, "a receita certa." "Estou certo que enquanto tivermos este treinador os sócios estarão tranquilos, confiantes e unidos", vaticinou ainda Bruno Mascarenhas.

Condenada "perseguição a Taremi". O Sindicato dos Jogadores (SJ) emitiu esta segunda-feira um comunicado, no qual condena «comportamentos desrespeitosos», defendendo que este arranque de temporada está a ser marcado por «manifestações de ódio e perseguição a Taremi».
Na publicação, o organismo liderado por Joaquim Evangelista fala na degração que se assiste no futebol e dá como exemplo o «ambiente de perseguição constante que põe em causa a conduta profissional do jogador do FC Porto, Mehdi Taremi».
O SJ fez pediu ainda «bom senso», quando abordou a questão de um jornalista da Sport TV a Taremi a propósito de simulações: «A liberdade de imprensa é um valor fundamental e inabalável da nossa democracia. Neste contexto, é notório que o protocolo da Liga, ao dirigir-se aos senhores jornalistas, limita esta liberdade. Da mesma forma, os jogadores e treinadores têm o direito de aceitar ou recusar responder a determinadas perguntas que lhe são feitas. Assim, em vez de cada uma das partes levar ao extremo o exercício das suas liberdades, o que se exige é que respeitem o âmbito da sua intervenção e tenham bom senso.»

Leia o comunicado:

Sindicato condena comportamentos desrespeitosos

Início da época 2022/23 marcado por manifestações de ódio e perseguição a Taremi.

A época 2022/2023 está, infelizmente, a ser marcada por diversos episódios demonstrativos de um ambiente de degradação, intolerância, desrespeito e violência, que merecem a condenação a uma só voz de todos os agentes do desporto.

Não apenas em Portugal, mas por toda a Europa, têm aumentado os ataques e manifestações de ódio nos estádios e redes sociais, pondo em causa o bom nome e conduta profissional dos jogadores.

O ambiente de perseguição constante que põe em causa a conduta profissional do jogador do FC Porto, Mehdi Taremi, é infelizmente um exemplo desta degradação, faltando acima de tudo bom senso a vários intervenientes.

O Sindicato dos Jogadores reitera total solidariedade e apoio a Taremi, exigindo que o jogador, como qualquer outro, seja respeitado. Cabe às equipas de arbitragem, e apenas a estas, fazer dentro do terreno de jogo a sua avaliação sobre os lances. Essa aceitação, sem prejuízo dos comentários próprios dos adeptos, pressupõe o respeito pelo jogo e pelos protagonistas, sobretudo de quem tem responsabilidades públicas.

A liberdade de imprensa é um valor fundamental e inabalável da nossa democracia. Neste contexto, é notório que o protocolo da Liga, ao dirigir-se aos senhores jornalistas, limita esta liberdade. Da mesma forma, os jogadores e treinadores têm o direito de aceitar ou recusar responder a determinadas perguntas que lhe são feitas. Assim, em vez de cada uma das partes levar ao extremo o exercício das suas liberdades, o que se exige é que respeitem o âmbito da sua intervenção e tenham bom senso.

Num momento em que a agenda mediática vive da troca de acusações e poucas consequências práticas, face ao aumento dos insultos, mas também à continuidade de episódios inqualificáveis em estádios de futebol, como aqueles a que temos assistido com crianças e famílias escorraçadas dos seus lugares na bancada, por causa da cor da camisola que envergam, o Sindicato dos Jogadores está disponível para, junto das entidades desportivas, reguladoras e de prevenção e combate à violência, trabalhar no sentido de encontrar soluções e fomentar um discurso diferente daquele que apenas tem servido para agravar os problemas.

É verdade que a forma de combater estes fenómenos passa pela eficácia e celeridade da justiça, com recurso a todos os meios à sua disposição, mas mais importante ainda é exigir aos agentes desportivos a consciência de que os seus atos e as suas palavras têm consequências, e tanto podem inspirar positiva como negativamente os adeptos. Exige-se bom senso, fair play e contenção.

3 comentários:

  1. Tanto que se passou nestes poucos dias de ausência! Depois do amasso do melhor (que entretanto já encaixou 3 secos do Standard de Liège) Club Brugge dos últimos quarenta anos ao foculporto, enquanto que o Boneco Ceição, de imediato, alertava para a final que seria a visita ao Estoril, o capanga Catão foi para as redes sociais pedir quatro reforços ao Turista de Vigo. Fatelas Gomes acatou enviando para a Amoreira dois que costumam valer a quadriplicar. Luís Godinho e o pasteleiro Soares Dias - a fome e a vontade de comer - foram convocados de urgência mas faltou tirar o injinheiro Macaco do recobro para qualquer tipo de racha que reabrisse antes do intervalo! E foi aí que o Fatelas falhou por completo. Nas mãos do injinheiro Macaco, com o foculporto a perder (por 1-0) ao intervalo, invadiam o campo à espera de melhores (37) Dias. Nas garras do enGodinho e do pasteleiro da fruta o prélio acabou com um empate esmifrado, durando uns escassos 113 minutos! Estoril 1, Godinho/Soares Dias, também 1. É tudo tão à descarada que dá vómitos!

    Apesar do Rúben Amorim voltar a esmagar a concorrência (este homem é um mister!) na conferência de imprensa, pouco tempo depois foi a potência do Lumiar a marcar passo no Bessa. Coube ao ex-Benfica Bruno Lourenço (no Coimbra da Mota foi o benfiquista Tiago Gouveia a fecundar o Calor da Noite) oferecer em bandeja de prata duas saborosas ameixas aos sapos. O clube da fruta propaga enGodinhos e Soares Dias pela liga. O Benfica espalha magia e qualidade futebolística. Este fim-de-semana (mesmo espoliados na Amoreira) prevaleceram os argumentos dos segundos. Mas continua a ser um combate desproporcionado e extraordinariamente viciado!

    ResponderEliminar
  2. O taremi ao minuto 15 voltou a atirar-se para o chão só que ninguem se aproximou e assim o nem o var nem arbitro conseguiram marcar penalti, não há vergonha com este tratante. Os do sindicato são uns pobres coitados que pensam que o velho assim os vai respeitar ... é o contrário passam a empregados dos superdragões

    ResponderEliminar
  3. Sim senhor mascarelhas, o mesmo não se pode dizer na não classificação para a champions. Lógico que o amorim tem futuro assegurado.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...