13 setembro 2022

Investigação do caso do saco azul concluída (leia toda a notícia). Benfica, disposto a pagar valores respeitantes a IRC e IVA, pede arquivamento e fala em "mão cheia de nada"; Mínimo para Neto são seis semanas de paragem

A investigação da Policia Judiciária (PJ) no âmbito do processo Saco Azul chegou ao seu termo no final de agosto passado e as sociedades Benfica, SAD e Benfica Estádio, já notificadas em relação às conclusões do relatório em virtude da sua condição de arguidas, defendem, através dos advogados que as representam, o arquivamento imediato ou, pelo menos, a suspensão provisória do processo, considerando que o documento que seguiu para a Comarca de Lisboa - DIAP é «mão cheia de nada», dado que «nada acrescenta de processualmente novo e útil» em relação ao que era anteriormente conhecido e que tinha já justificado por parte dos representantes legais do Benfica o pedido de arquivamento ou de suspensão provisória em setembro de 2020.
«Apesar da aturada, exaustiva e longa investigação dos factos, nada mais se apurou e nada mais se imputa senão uma (alegada) fraude fiscal», refere um documento a que o jornal A Bola teve acesso, rubricado pelos advogados João Medeiros, Paulo Saragoça da Matta e Rui Patrício, e com a morada da 8.ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.
«A justa solução deveria ser a do arquivamento do processo, admitindo-se, contudo, a benefício da ponderação de diverso entendimento do Ministério Público, a suspensão provisória, nomeadamente mediante uma injunção equivalente ao montante do imposto que se determinar como efetivamente devido», defende igualmente a parte que tem em mãos os interesses do Benfica.
Quer isto dizer que os encarnados estarão disponíveis para proceder ao pagamento de um valor legitimamente apurado, respeitante a IRC e IVA, de maneira a satisfazer a posição das autoridades tributárias e colocando igualmente um ponto final nas acusações de fraude fiscal qualificada e num processo que se arrasta desde 2017, motivando diversas ações de busca.
O processo denominado pelas autoridades de Saco Azul envolvia suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais e teve origem em suspeitas de imputação de custos fictícios às sociedades Benfica SAD e Benfica Estádio, falsos contratos de prestação de serviços, datando de 2017, e envolvendo, naturalmente, os homens que tutelavam a parte financeira. Luís Filipe Vieira, o presidente de então, Miguel Moreira, antigo diretor financeiro da SAD, e Domingos Soares de Oliveira, que continua a ocupar posição de relevância no Conselho de Administração da SAD encarnada.
Alegados serviços informáticos requeridos pelo Benfica motivaram saídas de dinheiro das contas bancárias das duas sociedades benfiquistas em direção à empresa Questão Flexível Lda.. de José António Bernardes, e quase dois milhões de euros terão sido movimentados. Os números gordos chamaram a atenção das autoridades.
Uma terceira empresa, representa da por outro dos arguidos, José Raposo, também teria alegadamente emitido faturas falsas, a pedido de José António Bernardes, e de maneira a evitar que os valores das faturas fictícias passadas à Questão Flexível fossem tributados.
Além destas suspeitas, a investigação da PJ poderá igualmente defender que a quase totalidade do dinheiro, aproximadamente dois milhões de euros, terá voltado a entrar no universo Benfica, e que as faturas que eram alegadamente passadas influenciavam depois a parte fiscal, não havendo a justa correspondência de valores, algo a que as autoridades terão dado especial atenção. A investigação terá, pois, encontrado matéria relevante no capítulo dos valores apresentados respeitantes a IRC e IVA. As sociedades envolvidas poderão ter beneficiado indevidamente de vantagens patrimoniais e essa eventualidade não passará ao lado de quem representa o Benfica, que mostrará abertura para uma sus pensão provisória que conduza à anteriormente referida injunção.

Factos por apurar

A forma como o dinheiro que saíra das contas do Benfica para a Questão Flexível Lda. teria depois regressado ao Grupo Benfica, de acordo com o que o jornal conseguiu saber, não terá sido apurada. Ou seja, haverá indícios de que verbas voltaram para pessoas do universo Benfica, mas sem a possibilidade de saber como, quando, para quem e, mais importante, se foram usadas para atos lícitos ou ilicitos.
Não obstante, o relatório final da Polícia Judiciária, assim como a proposta de acusação, será ainda alvo de apreciação na Comarca de Lisboa

Herança de Luís Filipe Vieira

O processo Saco Azul resultou na constituição de outros arguidos - Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, atual Co-CEO do Conselho de Administração da SAD, assim como Miguel Moreira, antigo diretor financeiro da SAD, e José António Bernardes, José Raposo e Paulo Alexandre Silva, com ligações à empresa Questão Flexível Lda. - e diz respeito a questões ocorridas na presidência de Luís Filipe Vieira, que deixou o Benfica no verão de 2020, detido no âmbito de outro processo: Cartão Vermelho.
Um comunicado da Procuradoria Distrital de Lisboa, a propósito de buscas realizadas em junho de 2018 para o Saco Azul, dava conta: «A coberto de uma suposta prestação de serviços de consultoria informática, realizaram-se várias transferências bancárias para uma conta titulada por uma outra sociedade, num valor total de 1.896.660,00 €, (...) que acabavam depois por ser levantados em numerário. Esta última sociedade terá sido utilizada com o único propósito de retirar dinheiro das contas do Benfica.»
Dos autos poderão ainda constar informações detalhadas em relação a vantagens patrimoniais obtidas por Benfica Estádio e Benfica SAD, mas também pelo arguido José Bernardes, sócio-gerente da empresa Questão Flexível Lda., que não terá alegadamente declarado comissões recebidas respeitantes a valores a rondar os 200 mil euros.

'Saco azul' "enterrado"

O nome do processo foi sempre questionado e contestado pela defesa do Benfica e no documento a que o jornal teve acesso pode ler-se uma passagem especifica sobre o assunto: «Está, pois, encerrada e enterrada a questão do alegado saco azul (perdendo aliás o processo o seu nome de código, em rigor) e, sem sombra de dúvida. este relatório di-lo. Por isso, não podem as arguidas deixar de reiterar o propugnado no requerimento de setembro de 2020, ou seja o arquivamento ou a suspensão provisória do processo. Já vai sendo tempo de formalmente encerrar 5 anos de investigações, que materialmente já o estão, como se alcança da consulta do processo e da leitura deste relatório final da PJ.»

Mínimo para Neto são seis semanas de paragem. A entorse no joelho esquerdo sofrida por Neto no jogo com o Portimonense vai obrigar o jogador a parar seis semanas... no mínimo. A gravidade da lesão ainda está a ser avaliada com cautela em Alcochete e, apesar do pior cenário ter sido afastado, o internacional português corre o risco de só poder regressar à competição já no final do ano, após o Mundial. O internacional português, de 34 anos, sofreu uma dura entrada do defesa dos algarvios, Seck, logo no início da segunda parte, que foi penalizada com um cartão amarelo. Após ter recebido assistência médica ainda no relvado, o defesa regressou ao jogo, mas poucos minutos depois acabou mesmo por pedir a substituição, e saiu para o banco em lágrimas enquanto era rendido por Porro. O jogador foi reavaliado anteontem, e os primeiros exames afastaram o pior cenário uma vez que não foram detetados quaisquer danos graves nos ligamentos, como sucedeu com Daniel Bragança ainda na pré-temporada. O próprio jogador não deixou de assinalar este facto, e até publicou uma mensagem nas redes sociais garantindo que “foi um enorme susto mas não passou disso”. Nos próximos dias, o subcapitão vai continuar sob observação e, caso os exames complementares não detetem qualquer problema, o processo de reabilitação poderá ter início. O Sporting, recorde-se, não avançou qualquer prazo de recuperação em relação ao período de inatividade do futebolista pois tudo dependerá da evolução dos tratamentos. Numa primeira fase o repouso é fundamental e, em seguida, Neto terá de cumprir um programa de tratamentos e fisioterapia, um processo que se prolongará por algumas semanas até poder voltar a ser integrado nos treinos no relvado.

12 comentários:

  1. os corruptos do apito dourado ate se espumam de raiva hahahahahha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se sabes mas o caso do apito dourado também deu uma mão cheia de.... Nada!!!

      Eliminar
    2. Fofo… no caso do apito dourado ninguém foi ilibado. Não se conseguiu fazer prova pq a nossa PJ e o nosso MP foram p tribunal munidos de prova ilegal. Portanto os acusados safaram por pura incompetência de quem os investigava. Aqui o Juiz mandou a acusação para a puta q a pariu. Há um mundo de diferença entre as duas situações.

      Eliminar
    3. Ao contrario dos corruptos dos email , padres e afins, que ficam contentes de ver o nome do seu clube arrastado na lama,sim eu fico preocupado,tu és mais do mesmo, és um seguidor de manada( O que é um seguidor de manada?

      É Quando os indivíduos de um grupo agem de forma semelhante e em conjunto,quando se sentem tresmalhados sem opinião e sem que haja um planejamento antecipado, é o que chamamos de efeito manada.

      Exemplos corriqueiros se encaixam nesse conceito, como formação de opiniões, mercado de ações, jogos de futebol, encontros religiosos, tumultos e manifestações.

      O comportamento “Maria vai com as outras” ocorre, pois temos medo de não sermos aceitos no grupo, e não queremos correr o risco de ficar de fora do bando.

      Não surpreende esta sentença, bastava olhar para a tribuna da capela da luz e em redor do Orelhas,eram juizes,MP, PJ(É extensa a lista de membros da Comissão de Honra da candidatura de Luís Filipe Vieira,apenas referir ...: A. C. de O. - D. O. M. - J. V. e S. - L. S. P. - L. C. R. - L. Ó. M. - M. J. C. - M. A. de L. - R. G. G. - todos inspectores ou ex-inspectores da Polícia Judiciária. Um deles até integrou a Equipa Especial do Processo Apito Dourado.), ministros, berardos, ricardos salgados. Fina flor. DUAS MÃOS CHEIAS DE JANA!!!

      Eliminar
    4. Na tribuna do estádio do Ladrão não há juízes!!! Valter Alves, és tu???

      Eliminar
    5. Fofo, tanta palavra junta apenas para mostrar que não sabes escrever. Um concelho - Tenta fazer sentido. Tipo, coisa com coisa.

      Eliminar
    6. como assim o apito dourado deu em nada? hahahahahha
      como eu saiba o porto perdeu pontos e o pinto da costa foi suspenso por alguns meses e foi provado que o porto corrumpiu os arbitros (escutas no youtube)

      por isso para de ser burro que nem uma porta e mete doping nisso para ver se o teu cerebro trabalha

      Eliminar
  2. E vai chamar fofo a quem não teve coragem de te abortar, mais valia terem batido uma punheta e não se esquecerem de puxar o autoclismo, é que a merda flutua.

    ResponderEliminar
  3. O diretor de comunicação do Rio Ave que se calou no caso de racismo sobre o Sandro Cruz, veio agora defender o que fizeram ao miúdo em Famalicão.

    O texto dele comprova ipsis verbis porque a mentalidade em Portugal do ponto de vista desportivo tem de mudar. Tudo o que escreve está errado. Tacanho, pequeno, visão limitada e não compreende a raíz do problema.

    Não são as pessoas que têm que ser oprimidas, são as mentalidades que têm de mudar.

    Surpreendentemente, ou não, descobrimos que Vitor Ramos é fervoroso adepto do FC Porto. Certamente que também acha que Sandra Madureira, mulher do Macaco Madureira, esteve mutíssimo bem ao querer agredir uma adepta do Sporting por ter uma camisola alusiva ao seu clube vestida.

    Apenas mais uma prova cabal de que a maioria dos clubes a norte estão completamente dominados e controlados por Pinto da Costa.

    O futebol português está putrefacto.

    ResponderEliminar
  4. Hoje é dia de obstipação para os Andrades, a coisa não sai .

    ResponderEliminar
  5. Dia negro para os amantes do Altis!!!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...