28 setembro 2022

Gonçalo Ramos é o segundo melhor sub-21 da Europa; Atenção Sporting! Marselha recorre por jogo à porta fechada; Dragões preparam renovação; FC Porto vai avançar com queixa em defesa de Taremi. "Trata-se de uma perseguição a um cidadão"

Com o mercado de transferências encerrado desde o início do mês, as renovações de contrato começam agora a concentrar a atenção dos responsáveis da SAD do FC Porto, no sentido de atenuar as diferenças de que Pinto da Costa deu conta em julho, em entrevista ao Porto Canal. Segundo informações recolhidas pelo jornal O Jogo, um dos vínculos que os portistas planeiam rever nos próximos meses, além do de Uribe - que termina em junho de 2023 - é o de João Mário. O extremo, convertido a lateral-direito por Sérgio Conceição, está ligado aos dragões até junho de 2025 e tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, mas possui um vencimento considerado desajustado do estatuto que entretanto conquistou. Aquando da anterior renovação, oficializada em dezembro de 2020, o internacional Sub-21 tinha sido promovido à equipa principal a tempo inteiro meses antes e ainda era visto internamente como uma promessa, pelo que os termos do contrato foram acertados como tal. De então para cá, porém, ganhou peso no seio do plantel e da equipa, ao ponto de ter participado em 39 dos 53 jogos disputados pelos azuis e brancos na última época e nove dos dez já cumpridos em 2022/23.
Embora o nível exibicional esta temporada ainda não tenha estabilizado, o potencial já demonstrado por João Mário motivou sondagens de outros clubes no passado recente. A revisão do contrato do lateral seria, por isso, uma forma de o FC Porto se proteger de um eventual assédio ao jogador. No entanto, como vincou Pinto da Costa em julho, a SAD não embarcará em loucuras na hora de acertar novos vínculos. “Estão a ser trabalhadas [renovações] para haver melhoria de condições, porque há algumas diferenças que não são justas. Não há jogadores iguais, há condições diferentes, mas ninguém vai para um país longínquo se não tiver melhores condições. Vamos tentar aproximar o mais possível, mas sem loucuras de cinco ou sete milhões. Quem pensar nisso tem de começar já a pensar para onde quer ir”, esclareceu o líder da sociedade azul e branca, em entrevista ao canal do clube, numa altura em que se discutiam as elevadas exigências financeiras de Mbemba.

O FC Porto vai apresentar uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social em defesa de Taremi, revelou Francisco J. Marques. “O que esta a acontecer não é de há uns dias. Já vem da época passada, mas que neste início de temporada atinge proporções inaceitáveis. Há uma intoxicação na opinião pública de que o Taremi é piscineiro, batoteiro e que procura enganar os árbitros e os adversários”, começou por dizer o diretor de informação dos dragões. “Na CMTV, dia após dia, gastam-se horas a discutir isto e a apontar o dedo ao Taremi. Isto não é razoável, não é jornalismo. É manipulação editorial para procurar induzir as pessoas. Trata-se de uma perseguição a um cidadão no exercício da sua profissão, com piadas jocosas que são insultuosas para o Taremi, o FC Porto e os seus adeptos.”

Atenção Sporting! Marselha recorre por jogo à porta fechada. A “RMC Sports” diz que o Marselha pode recorrer do castigo de que foi alvo após o jogo com o Eintracht. Os franceses recebem o Sporting à porta fechada, pela reincidência em conflitos no recinto, mas pretendem adiar a sanção face à importância do jogo contra o Sporting. O Marselha sustenta que os seus fãs foram provocados pelos alemães. Dificilmente a UEFA recuará na decisão.

Gonçalo Ramos é o segundo melhor sub-21 da Europa. O arranque de Gonçalo Ramos esta época pelo Benfica tem também expressão quando comparado com o que outros jogadores têm feito com 21 anos ou menos no cartão do cidadão. Filtrando o rendimento de jovens que militam em equipas das 15 maiores ligas europeias, os oito golos assinados pelo dianteiro dos encarnados são apenas superados por um jogador. Marin Ljubicic, ponta-de-lança de 20 anos dos austríacos do LASK Linz, por empréstimo dos croatas do Hajduk Split, tem menos três partidas no currículo, mas mais dois golos do que o avançado português das águias. No terceiro lugar do pódio surge Victor Boniface, de 21 anos, dos alemães do Union Berlin, com oito golos e apenas duas assistências.

3 comentários:

  1. Agradecemos tudo o que Ronaldo fez pelo nosso país mas era hora de assumir que actualmente é uma estrela decadente que desorienta a Selecção e embacia os mais novos. Fernando Santos também já perdeu o norte porque ao contrário do treinador do Manchester United que colocou o jogador no seu devido lugar depois daqueles episódios rocambolescos no clube inglês, não teve a coragem de o sentar no banco. Jogar futebol é como conduzir, quando a capacidade de reacção está cada vez mais lenta talvez seja altura de parar e não renovar mais a carta.

    ResponderEliminar
  2. Renovações nesse clube não são problema

    Desde que FONTELAS não se transfira …estará tudo b m

    AVANTE FRUTARIA AVANTE

    ResponderEliminar
  3. É uma injustiça acusar específicamente o Taremi por algo que é filosofia e prática de todo um clube. Colocar o pézinho para o lado para provocar o contacto é coisa que faz escola por ali, seja na área seja a meio campo.
    Mas se, ainda hoje, os portistas falam do Jonas Piscinas, pelo mesmo critério é da mais elementar justiça tudo o que se possa dizer do Taremi, face aos números de penaltis "ganhos" e às imagens que todos vemos todas as semanas na televisão.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...