01 agosto 2022

Varandas processa Vítor Baía e Sérgio Conceição; Benfica vai fechar nova contratação; Se Matheus sair, Amorim quer dois reforços; As prioridades de mercado de Sérgio Conceição. SAD estuda soluções na Liga e na América do Sul. Ainda a possibilidade de um lateral e um guarda-redes

A entrada na nova época com a conquista de um título (Supertaça) não impediu Sérgio Conceição de abrir uma exceção para falar de… mercado. O treinador do FC Porto foi claro na necessidade de “reajustar” o plantel, porque entende que os dragões precisam de reforços para “continuarem a ser competitivos” no campeonato, na Liga dos Campeões, na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Segundo O Jogo, o técnico pretende que a SAD concentre todos os esforços na contratação de dois médios. Não porque não confie nos atuais, mas antes por entender que o grupo precisa de elementos com características diferentes, como as que se perderam coma saída de Vitinha para o Paris Saint-Germain e Fábio Vieira para o Arsenal. Otávio pode ajudar a “disfarçar” essa lacuna no miolo, só que isso poderá criar um problema nas alas, onde o internacional português alinhou na maioria dos jogos em 2021/22. Por isso, o melhor será mesmo recrutar fora.
Consciente dos desejos de Conceição, até pelas conversas que este vai mantendo com Pinto da Costa, a administração do FC Porto tem analisado o mercado português e sul-americano em busca de soluções, mas ainda não avançou declaradamente por uma e o campeonato está prestes a arrancar. À terceira jornada, recorde-se, os dragões defrontam o Sporting e o tempo urge para o técnico moldar uma unidade nova à sua imagem. Principalmente se a opção recair num dos jogadores de fora que estão referenciados. A mensagem transmitida no final da Supertaça, aliás, foi uma forma de o treinador pedir alguma celeridade na conclusão de, pelo menos, um destes dossiês. Carlos Alcaraz já motivou alguns contactos com o Racing, que na última semana mostrou maior abertura para negociar um dos indiscutíveis do plantel. Matías Zaracho, do Atlético Mineiro, também está muito bem cotado no Dragão, mas, publicamente, os brasileiros vão declarando alguma renitência em abrir mão do médio ofensivo. Além disso, é caro. Cá dentro, André Almeida é visto como um elemento para ir crescendo com Conceição tal como André Franco (Estoril) - e não para entrar de caras no onze, por muito que os 9 M€ com que o V. Guimarães o avalia possam sugerir o contrário.
Menos urgente, mas igualmente desejada pelo treinador, é a contratação de um lateral direito de raiz para, por agora, competir com João Mário. Manafá está na reta final de um longa paragem e desconhecese como reagirá no regresso à prova. Contudo, teria sempre de ser uma oportunidade de negócio. E se Marchesín sair para o Celta, apesar da vontade do treinador em contar como argentino até ao final da temporada, então o reforço da baliza terá primazia sobre a defesa.

Se Matheus sair, Amorim quer dois reforços. Findou julho e a pré-época, entrou agosto e a hora das decisões no mercado de transferências. E à entrada para o derradeiro mês do defeso, o Sporting já fez o grosso do trabalho no que toca a reforços, mas ainda tem quer partir pedra para conseguir segurar Matheus Nunes, a pedra basilar na balança da SAD que, de um momento para o outro, pode fazer pendê-la e assim alterar o projeto da estrutura para o futebol em relação à constituição do plantel. É que apesar de Rúben Amorim de tudo fazer para que o ‘8’ fique em Alvalade por mais um ano, intenção que lhe transmitiu em conversas que ambos mantiveram, a permanência ainda não é líquida e obriga o leão a traçar um plano de contingência, que passa pela contratação de dois médios em caso de saída do internacional português, apurou o jornal Record. É certo que o Sporting já se esquivou de uma bala, dado que Matheus Nunes não ficou seduzido pelo projecto do Wolverhampton, que esteve na iminência de o levar para a Premier League, mas a SAD sabe que ainda há um mês pela frente até ao fecho do mercado e está à espera de voltar a receber uma proposta milionária, sem abrir mão das suas exigências – 45 milhões de euros, que possam chegar à fasquia dos 50 M€ por objetivos desportivos. O campeonato inglês é aquele que o segue com maior atenção, mas também está referenciado por gigantes espanhóis, casos do Barcelona ou R. Madrid.
Além de uma influência indiscutível – na época passada foi o leão mais vezes utilizado (50 jogos) – Matheus Nunes tem preponderância acrescida à partida para o arranque oficial dada a saída de Palhinha para o Fulham, com quem formou dupla no meio-campo do título, em 2020/21, o que ajuda, aos olhos de Amorim e companhia, a explicar o porquê de valer por dois.
A juntar a este factor, há ainda a recordar o duro golpe com o infortúnio de Daniel Bragança, potencial sucessor do luso-brasileiro que estará de fora até ao início de 2023 – pelo menos – depois de uma lesão grave no joelho direito. Sobram Ugarte e Morita, dupla sem a acutilância ofensiva de Matheus, ou os jovens da equipa B, como Mateus Fernandes, Essugo ou Renato Veiga, trio em amadurecimento. Pote é, ali, solução de recurso. Matheus é por isso... único.

Fredrik Aursnes está muito próximo de ser reforço do Benfica. As águias têm praticamente tudo acertado com o médio e o portal ‘1908’, sempre bem informado sobre o emblema de Roterdão, já diz que o negócio ficará fechado nos próximos dias. Assim, perspetiva-se que o jogador do Feyenoord nem tão-pouco atue no primeiro jogo do campeonato holandês, no domingo. O Feyenoord estreia-se na Eredivisie frente ao Vitesse e tudo faz crer que Aursnes já não seja uma opção à disposição de Arne Slot - técnico que inclusivamente falou sobre a sua situação. O norueguês, de 26 anos, estará, sim, a caminho dos braços de Roger Schmidt. O alemão teve um papel muito importante neste dossiê, já que, para além de ter sugerido o nome do jogador para reforçar o meio-campo, o próprio manteve conversas com Fredrik. O treinador tratou de convencer o médio apresentando-lhe o projeto da equipa encarnada e mostrando de que forma conta com ele.
O Benfica estará disposto a desembolsar 15 milhões de euros por Aursnes, uma quantia que não será fixa e poderá aumentar mediante o cumprimento de determinados objetivos. O norueguês, agora avaliado em 12 milhões de euros (de acordo com o ‘Transfermarkt’), chegou ao Feyenoord em agosto de 2021 proveniente do Molde por uma verba a rondar os 450 mil euros. Antes disso, representou o IL Hødd, equipa do seu país.

Varandas processa Vítor Baía e Sérgio Conceição. Frederico Varandas, presidente do Sporting, apresentou uma queixa-crime no DIAP do Porto contra vários responsáveis do FC Porto - o treinador Sérgio Conceição, o administrador Vítor Baía, o diretor de comunicação, Francisco J. Marques, e o diretor de imprensa, Rui Cerqueira - no âmbito do chamado ‘caso da garagem’, que aconteceu no Estádio do Dragão, depois do clássico entre FC Porto e Sporting (2-2), a 11 de fevereiro, para a Liga. Em causa estão os crimes de ofensas à integridade física, dano, injúrias, ameaça e apropriação ilegítima.
Varandas alega que foi insultado e ameaçado, após terminar o jogo e quando se dirigia para a zona da garagem. “Vítor Baía, que se encontrava notoriamente irritado, dirigiu-se ao presidente do Sporting e gritou: ‘És uma vergonha. Filho da p***! Devias era ficar já aqui! Vem cá, cara***!, Anda cá cabr**, rebento-te todo!’ (...) Tomado por crescente acesso de agressividade e cólera, prosseguiu (...) fazendo menção de se aproximar do ofendido, para o agredir”, lê-se na participação criminal, a que o Correio da Manhã teve acesso. Segundo relata na queixa, Vítor Baía desafiou-o, tentando mesmo dar-lhe uma cabeçada, “o que não sucedeu por escassos centímetros”, foi insultado por Conceição nos mesmos termos. Perante o clima de tensão, diz que ripostou: “Achas que tenho medo de ti? Queres continuar a insultar?”, perguntou a Baía, acrescentando: “Vou gravar isto.”
Varandas alega ainda que, quando agarrou no telemóvel para gravar a situação, ficou sem o aparelho e a carteira, após ser agredido por Rui Cerqueira, que lhe terá desferido uma palmada forte na mão. Garante que pretende pedir uma indemnização, mas não adianta, para já, valores. Cabe agora ao Ministério Público decidir se abre um inquérito para investigar os factos relatados.

2 comentários:

  1. Só treta, quem disse que amorim quer dois? No entanto, o sergio e amorim querem, o benfica compra

    ResponderEliminar
  2. Como o fc penaltis perde tudo em tribunal lá vai ter que pagar ao varandas. É a vida! Criancices de rapazolas com a mania que conseguem raciocinar dá no que dá

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...