26 agosto 2022

Porto Canal investiga negócios do Sporting com bancos e fala em "jackpot". "Os media de Lisboa optaram, a palavra certa é mesmo essa, por nunca aprofundar o tema"

O Porto Canal divulgou uma investigação sobre as contas do Sporting e os negócios e entendimentos que ao longo dos anos têm vindo a ser feitos pelos presidentes do emblema do leão junto da banca. O órgão de comunicação nortenho fala de 2022 como o "ano do jackpot" para os sportinguistas.
A investigação passa por diferentes momentos e presidências, desde Dias da Cunha a Soares Franco, Godinho Lopes, José Eduardo Bettencourt e até Bruno de Carvalho. Vários presidentes tiveram de enfrentar dificuldades de tesouraria em Alvalade, procurando sempre um entendimento junto da banca.
Conta o Porto Canal que os VMOC, Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis, são o "jackpot" que tocou ao emblema agora liderado por Frederico Varandas.
Só que fica no ar a pergunta feita pela televisão da região Norte. "Como ajudaram o Sporting a conseguir um jackpot de mais de 105 milhões de euros?", questiona-se durante a investigação que passa pelas "contas penhoradas e a primeira crise do milénio em 2005", pelo "pecado original em 2011", o "take 2 em 2014", não esquecendo que "de reestruturação em reestruturação até ao perdão final em 2016" assim foi seguindo o processo.
O Porto Canal aproveita ainda para lembrar nesta investigação uma frase de Rui Pedro Braz, atual diretor do Benfica, que enquanto comentador disse, em 2019, que "salvar o Sporting tem de ser um desígnio nacional".
Nos últimos anos, já com Frederico Varandas na liderança da administração verde e branca, o Porto Canal nota que existiu uma "folga orçamental" que Frederico Varandas materializou "num forte ataque ao mercado".
"Rúben Amorim foi contratado ao SC Braga por valores que rondaram os 15 milhões de euros, tornando-se o treinador mais caro da história do futebol português. Paulinho fez o mesmo caminho, por valores finais a rondar os 20 milhões de euros. 50 por cento do passe de Pedro Gonçalves foi adquirido ao Famalicão por 6,5 milhões. Tabata foi comprado ao Portimonense por 5 milhões, Feddal ao Betis por 4,2 milhões, Nuno Santos ao Rio Ave por 3,75",  enumera o Porto Canal.
Outro ponto que é identificado na investigação passa pela forma como em 2021 a agência Bloomberg, especializada em assuntos financeiros, admitiu que os VMOC poderiam ser convertidos em capital da SAD e o clube poderia perder a maioria da SAD, se não tivesse dinheiro para recomprar estes ativos.
"Um qualquer poderia comprar, a preço de saldo, uma clube com infraestruturas e adeptos. Para os leões, era uma ameaça real de perder irreversivelmente a SAD, sem controlo da venda ou da escolha do comprador", refere o Porto Canal.
Todavia, a televisão responsável por esta investigação diz que, à data, "o Sporting fez saber que ainda detinha direito de preferência no leilão e tentava, a todo o custo, minimizar riscos."
Até que já neste ano de 2022, em vésperas das eleições, o Sporting comunicou que tinha chegado a um entendimento com o BCP por conta do processo dos VMOC.
"Aos 69,5 milhões perdoados pelo BCP, juntam-se os 36,05 perdoados, até ao momento, pelo Novo Banco", explica o Porto Canal, realçando que, no total, "são já 105,55 milhões de perdão de dívida bancária".
Trata-se, pois, de um "verdadeiro jackpot para as contas do Sporting", algo que está "ao alcance de poucos clubes de futebol na Europa e no mundo".
Além disso, ainda falta à administração leonina tratar da situação com o Novo Banco. Mas, diz o Porto Canal, que "há quem já consiga ver novos perdões no horizonte."
O canal de televisão nortenho explica ainda que contactou o Sporting e o Novo Banco mas não obteve resposta.
A propósito deste tema, Francisco J. Marques, diretor de Comunicação e Informação do FC Porto, já teve oportunidade de referir que o trabalho de investigação é útil, até porque "os media de Lisboa optaram, a palavra certa é mesmo essa, por nunca aprofundar o tema".
Até ao momento, o Sporting não se pronunciou sobre este assunto.

5 comentários:

  1. sou benfiquista e concordo com a analise do porto canal

    o sporting anda a fazer concorrência desleal

    com o dinheiro ""oferecido"" pelos bancos (melhor, pelos nossos impostos)
    anda a comprar jogadores

    mas siga a dança

    são um clube diferente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E-mails, vouchers, mala ciao, toupeira...

      Eliminar
  2. Ainda sobre os acordos do BCP entidade privada e NÃO INTERVENCIONADA pelo estado Português com o Sporting. Era o que mais faltava que duas empresas privadas não pudessem fazer os negócios que entendessem.

    Quanto a apoios do estado de forma direta ou indireta ao slb passo a descrever o seguinte.
    Mundial de juniores em 1991 apoios de vários milhões ao slb para obras no estádio. Sporting recebeu 0.
    Compra do jogador Paulo Futre com a RTP a fazer um adiantamento de 1 Milhão de contos relativo a alguns anos de transmissões televisivas. Sporting recebeu 0.
    Caixa Geral de Depósitos a financiar a construção do Seixal Caixa ficando 10 anos como Sponsor. Sporting recebeu 0.
    Apoios do estado na construção do novo estádio do SLB. Sporting também recebeu.
    Início da construção do novo estádio da luz sem licenças, sem as quais não seria possível cumprir os prazos para entrada no Euro 2004. Isenção de pagamento de taxas.
    Benesses com terrenos da empresa EPUL, subsidiação encapotada.
    Aceitação de ações não cotadas em bolsa como garantia de pagamentos de divida a autoridade tributaria e segurança social. Incumprimento da lei evitou a descida de divisão.
    Certidões falsas das finanças e da segurança social. Inexistência de procedimento criminal relativo a esta situação. Incumprimento da lei evitou a descida de divisão e provável insolvência.
    Se isto não são benesses ao slb clube do regime não sei o que serão.

    Quanto a apoios do estado de forma direta ou indireta ao fcp passo a descrever o seguinte.
    Mundial de juniores em 1991 apoios de milhões ao fcp para obras no estádio.
    Caixa Geral de Depósitos a financiar a construção do Dragão Caixa ficando como Sponsor.
    Apoios do estado na construção do novo estádio do fcp.
    Subsidiação encapotada do município do Porto ao fcp.
    Oferta por 500 euros mensais de centro de estágio ao fcp pelo município de VN Gaia.
    Condenados por corrupção ativa. Incumprimento da lei evitou a descida de divisão e provável insolvência do clube.
    Se isto não são benesses ao fcp não sei o que serão.

    ResponderEliminar
  3. MAIS nada, os bancos privados podem fazer, os acionistas é que podem reclamar.

    ResponderEliminar
  4. Então e o centro de estagio do olival que o fc porco paga 500 mês de renda??
    O resto que pague os contribuintes para o clube da fruta cafe c leite e língua azul...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...