27 agosto 2022

Braga exigia 20M€, agora exige 30; Benfica espera 'despachar' elemento do plantel para fazer nova contratação; “Mourinho? Exigência do Sérgio é maior”

O Bolonha está interessado em Vitinha, mas o Braga não está disposto a vender o avançado, colocando-o na lista de inegociáveis. A Imprensa italiana chegou a noticiar a possibilidade de o Bolonha receber Vitinha a título de empréstimo e com opção de compra, mas a SAD bracarense recusa esse cenário. Quem quiser o jogador terá de pagar os 30 milhões da cláusula de rescisão. Foi essa a fasquia colocada no passado dia 18, altura em que o atacante, de 22 anos, renovou até 2027. Curiosamente, em janeiro de 2021, já tinha prolongado a ligação aos arsenalistas, tendo então ficado com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.
Antes da mais recente renovação, o avançado já tinha recebido uma proposta do Al Sadd, do Catar, mas o Braga recusou. Na altura a oferta começou por ser de10 milhões de euros, depois subiu até aos 12 milhões, mas a transferência foi recusada. O Braga confia no potencial do avançado e o próprio também já revelou que está grato ao clube. Além disso, sente-se identificado com as ideias de Artur Jorge, com quem trabalhou na formação.

“Mourinho? Exigência do Sérgio é maior”. O FC Porto vai tentar prolongar o arranque de época imaculado que tem protagonizado, amanhã, frente ao Rio Ave, numa partida que pode adquirir um significado especial para Sérgio Conceição. Se somar os três pontos, o treinador chegará à redonda marca de 200 vitórias ao leme portista, num total de 276 jogos. Porém, o 199.º triunfo, alcançado na receção ao Sporting (3-0), também teve contornos de notoriedade, uma vez que, pela primeira vez em 19 anos, os dragões conseguiram bater o rival leonino três vezes consecutivas. O último técnico a consegui-lo havia sido José Mourinho, outro nome com lugar de destaque no livro de ouro azul e branco, e, com base nessa façanha, o jornal O Jogo desafiou Derlei, um velho conhecido do duo, a traçar paralelismos entre o agora treinador da Roma e Conceição. “A semelhança entre eles passa pela exigência, que é muita em ambos os casos. Mas acho que o Sérgio até será mais exigente, principalmente com os jogadores que chegam ao FC Porto e precisam de encontrar o seu espaço e de mostrar trabalho. Acredito que a exigência do Sérgio é ainda maior do que a de Mourinho”, vinca o “Ninja” ao jornal.
Ainda assim, Derlei considera que os técnicos têm “perfis diferentes”. “Cada um tem o seu estilo e o Sérgio, talvez por ser treinador há menos anos do que Mourinho, é mais participativo, sente e vive mais o jogo no banco. O estilo é claro: não exige dos outros sem exigir dele próprio primeiro. Já como jogador era assim”, lembra o antigo avançado, que partilhou o balneário do FC Porto com Conceição em 2003/04, uma altura em que os dragões eram orientados pelo “Special One”. Aliás, o brasileiro considera que os anos que Sérgio passou no clube como atleta o ajudaram de sobremaneira para o cargo que desempenha atualmente. “Ele já tinha o espírito portista dentro dele. Quando foi para Itália, como jogador, levou esses ensinamentos. Como treinador, só teve de transportar para os jogadores a tal mística”, explica.
Sérgio Conceição cumpre a sexta temporada no banco do FC Porto, algo cada vez mais raro nos dias que correm, mas Derlei acredita que a história terá mais capítulos. “Imagino que possa ficar muitos mais anos! [risos] Sempre esteve identificado com a casa e trouxe equilíbrio ao clube numa fase em que o FC Porto necessitava. É natural que seja cobiçado no estrangeiro, mas vejo-o numa situação diferente, pelo amor que tem ao clube. Enquanto lhe derem condições, o Sérgio vai continuar”, acrescenta o “Ninja”.
Certo é que Conceição arrisca tornar-se, ainda em 2022/23, no treinador com mais jogos de sempre ao serviço do FC Porto. Faltam-lhe 47 para apanhar o histórico José Maria Pedroto no topo da lista, mas, entretanto, pode lograr outro feito: passar a ser o técnico mais vitorioso dos dragões. Para tal, necessita de chegar aos 216 triunfos, mais um do que o “Zé do Boné”. O 200.º pode surgir já amanhã...

Benfica espera 'despachar' elemento do plantel para fazer nova contratação. A baliza é outra posição onde ainda haverá mexidas no plantel do Benfica até 1 de setembro, dia em que encerra esta janela de mercado. O guarda-redes Vladan Kovacevic está assegurado – concretizando um desejo antigo de Roger Schmidt que já o queria contratar quando treinava o PSV –, mas o bósnio aguarda que abra uma vaga no plantel dos encarnados para poder fazer as malas e viajar da Polónia, onde representa o Raków, para Lisboa. Segundo o Record, a preferência da estrutura do futebol profissional dos encarnados é negociar a saída de Helton Leite, mantendo Vlachodimos (titular indiscutível no arranque desta época) no grupo de trabalho.
Aos 31 anos e com contrato válido até 2025, o brasileiro perdeu protagonismo no Benfica na temporada passada, tendo feito apenas sete jogos. Ainda não foi utilizado em 2022/23, pelo que pode sair para aspirar a jogar com regularidade. Sem qualquer proposta concreta, há sondagens de clubes da Arábia, Dinamarca e Brasil. O regresso ao país de origem – onde deu nas vistas no Ipatinga, Criciúma, Botafogo e São Caetano antes de assinar pelo Boavista – é a hipótese mais forte em cima da mesa.
Mais remota é a possibilidade de Vlachodimos ainda ser negociado neste mercado, isto apesar de o Ajax continuar atento ao internacional grego que tem feito boas exibições neste início de época. O certo é que Roger Schmidt confia em Kovacevic e pretende trabalhar, finalmente, com o bósnio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...