22 julho 2022

“Benfica está a voltar àquele seu estatuto de grande equipa. FC Porto continua forte. Sporting melhorou”

A pré-época do Benfica foi promissora e, apesar de ser prematuro tirar conclusões sobre as verdadeiras capacidades dos encarnados, há bons indicadores e alguns adeptos rendidos ao técnico alemão.
Manuel Cajuda nota uma grande diferença no futebol dos encarnados, sobretudo numa comparação com a época passada.
“O Benfica está a fazer aquilo que é normal, está a voltar àquele seu estatuto de grande equipa. Tenho notado grandes melhorias no Benfica, que se tornam ainda mais visíveis em função daquilo que o Benfica fez na época passada”, afirma, em declarações à Rádio Renascença.
O facto de um treinador estrangeiro ser, porventura, o principal responsável por este ‘upgrade’ não incomoda Manuel Cajuda. Pelo contrário. O técnico de 71 anos faz votos para que Roger Schmidt possa ser uma pedrada no charco.
"Continuo a dizer ‘bem-vindo’. E que traga alguma coisa de diferente em relação àquilo a que nos estamos a habituar, por comodismo, ao laxismo de fazer o futebol num diálogo de palavras, fora do campo, nas conferências de imprensa, na atitude, na fraseologia moderna, jogando menos do que se jogava”, aponta.
Manuel Cajuda manifesta o desejo de que “a mentalidade alemã venha trazer alguma coisa”. E que “ajude os treinadores portugueses a modificar um pouco a sua forma de estar”.
“Não vejo Roger Schmidt como um alvo a abater por ser estrangeiro. Na globalidade do futebol moderno, há lugar para todos. E para os bons espera-se que haja sempre lugar”, explica.
Esta visão de Cajuda contrasta com outras opiniões já manifestadas por outros técnicos portugueses. Octávio Machado defendeu que há um "antídoto facílimo" para travar o Benfica de Schmidt, enquanto José Peseiro alertou para os perigos de implementar uma estratégia ofensiva que não esteja bem consolidada.
Mas, apesar das melhorias do Benfica, há um campeão nacional com todas as condições para defender esse estatuto. Apesar das saídas de Vitinha e Mbemba, titularíssimos na equipa de Sérgio Conceição, aliadas a outras transferências de elementos úteis na estratégia (como Fábio Vieira e Francisco Conceição), o “FC Porto continua forte”.
“Por muito que se tente fazer perceber que está em dificuldade pela saída de jogadores, o FC Porto continua forte. Não saíram assim tantos jogadores de primeira linha como se imagina. O FC Porto comprou alguns jogadores importantes para o plantel e recuperou outros”, assinala o técnico, nestas declarações ao programa Bola Branca, da Rádio Renascença.
Também o Sporting se apresentará na nova época com argumentos reforçados, apesar das saídas de Palhinha e Pablo Sarabia.
“O Sporting era forte já no ano passado. Há 2 anos que é forte e penso que melhorou”, defende Cajuda, que observa na equipa leonina “mais e melhores soluções que o ano passado”.
Assim, a luta pelo título far-se-á a três, mas Manuel Cajuda espera que essa realidade mude. “Desejo que o Sporting de Braga passe definitivamente a linha de jogar para o quarto lugar e se intrometa nos três primeiros lugares, porque seria engraçado”, conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...