15 junho 2022

O alvo do FC Porto e..."as propostas de Portugal"; FC Porto segura Otávio; Porro na mira de Atlético e Barça; Italianos podem avançar por Nuno Santos

O Corinthians está familiarizado com o interesse de vários clubes em João Victor, entre os quais o FC Porto, que procura no Brasileirão por um reforço para o eixo da defesa. “Existem procuras, principalmente pelo João Victor. Já comentei sobre ele e as propostas de Portugal. Existem muitas sondagens pelo Du Queiroz, o Raul e isso deixa-nos contentes”, referiu ao “Globo Esporte” Duílio Alves, presidente do Timão, que, todavia, não fechou a porta a um negócio. “A intenção é não vender ninguém, lógico, desde que consigamos ter sucesso na parte financeira. No ano passado conseguimos não fazer as vendas, porque as propostas não eram boas e trouxemos o dinheiro com novas receitas. Este ano, procuramos ter o mesmo sucesso, mas sabemos que dificilmente os clubes do Brasil fecham as contas sem vendas”, explicou.

O FC Porto é um clube vendedor e está obrigado a fazer receitas com transferências neste defeso, mas não será com Otávio. Ora, de acordo com o que apurou o jornal Record, o médio internacional português está fora do mercado, com a SAD a assumir os encargos extra que isso acarreta para segurar o jogador mais pontuado pelo nosso jornal na edição 2021/22 da Liga Bwin. A administração liderada por Pinto da Costa fará, assim, um esforço financeiro para manter uma peça imprescindível do plantel nas mãos de Sérgio Conceição. Pela parte que lhe toca, o jogador, que é um dos mais acarinhados pelos adeptos, nunca forçará a saída, pois sente-se bem no seio do Dragão e perfeitamente identificado com a realidade desportiva e histórica do clube, onde já integra o lote de capitães. No plano social, Otávio até já escolheu Portugal para viver quando terminar a carreira. Além de elevado ordenado do médio, de 27 anos, que ficou estipulado (4 milhões brutos/ano) aquando da última renovação contratual, há pouco mais de um ano e que travou a sua saída a custo zero, a SAD também terá de assumir a despesa prevista com a empresa do agente Israel Oliveira, de 1,2 milhões de euros por cada época de permanência do médio no FC Porto, referentes à intermediação no processo de renovação.
A SAD reconhece, assim, o valor de Otávio e a importância que ele tem para a proposta de jogo de Sérgio Conceição, ciente também de que, com o Mundial à porta, o médio tem mais uma montra para se valorizar. E, além disso, o próprio jogador sabe que uma saída imediata pode colocar em risco o seu lugar no comboio para o Qatar, por tudo o que acarreta até em termos de adaptação à nova realidade.

Porro na mira de Atlético e Barça. Pouco depois de terminada a última temporada, Porro foi oficialmente contratado a título definitivo pelo Sporting ao Man. City, mas o futuro a curto prazo do ala de 22 anos pode nem passar por Alvalade. Segundo o Record, antes de ir de férias, Porro foi avisado de que existia forte probabilidade de chegarem propostas por si à SAD leonina e tal cenário ganha mais força. Desde logo, o internacional espanhol esteve sempre bem referenciado entre os maiores clubes do país vizinho, com Real Madrid, Atlético Madrid e Barcelona à cabeça, mas acabam por ser mesmo os colchoneros e culés a ter o jogador na lista de alvos. Na última época, surgiram sondagens informais e, apesar de não existirem números nem ofertas em cima da mesa, ambos os clubes podem vir a tentar uma investida por Porro no decorrer do defeso. O nome do ala leonino tem eco também em Espanha, com o ‘Mundo Deportivo’ a noticiar que Porro é alternativa para o Barça, caso os catalães falhem a contratação de Azpilicueta (Chelsea) ou Molina (Udinese). Já o Atleti procura uma solução para a ala direita após uma época em que Llorente, adaptado, foi titular e tem Vrsaljko em fim de contrato. Vinculado ao Sporting até 2024, Porro foi contratado ao City por 8,5M€, após cedência de duas épocas, e está blindado por uma cláusula de rescisão de 45M€.

Italianos podem avançar por Nuno Santos. Se em Alvalade o foco, quando se fala em saídas, tem estado em jogadores como João Palhinha, Matheus Nunes ou Gonçalo Inácio, a verdade é que, segundo o jornal A Bola, há mais jogadores no atual plantel dos leões que estão a ser seguidos por alguns clubes e, aqui, surgem nomes como Matheus Reis, Bruno Tabata ou Nuno Santos.
Em relação a Nuno Santos, o diário escreve que foi acompanhado com muito interesse na temporada passada por um clube italiano, que disputa a Serie A e tem aspirações europeias, que pode tentar em breve a sua contratação — neste momento, o Sporting detém apenas 80 por cento do passe do jogador, uma vez que os restantes 20 por cento continuam na posse do Rio Ave, o seu anterior clube.
O que se sabe, para já, é que Nuno Santos faz naturalmente parte dos planos de Rúben Amorim para a próxima temporada, pelo que não será fácil convencer os leões a abrir mão do jogador. No entanto, também se sabe, tudo dependerá dos valores que forem oferecidos, se isso vier de facto a acontecer.
Nuno Santos, de resto, é um elemento de utilidade extrema no plantel leonino, ele que na última época foi dos jogadores mais utilizados — participou em 50 jogos oficiais, marcou 10 golos e assinou sete assistências. Números que mostram bem a sua importância...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...