04 maio 2022

Sporting muito perto de fechar negócio; Gotze não gera consenso no Benfica; Vieira fará as "revelações surpreendentes" na próxima 2.ª feira

A chegada de Roger Schmidt ao Benfica implicará uma mudança no esquema tático, que passará do atual híbrido 4x4x2 para um mais definido 4x3x3 ou similar 4x2x3x1. É nesta troca estratégica que se enquadra o interesse na contratação de Mario Gotze, médio alemão do PSV Eindhoven, ainda orientado pelo treinador que irá suceder no cargo a Nélson Veríssimo. Porém, e segundo o jornal O Jogo, não existe consenso a nível interno na SAD em torno deste nome e por várias razões.
O próximo técnico das águias, na análise que já efetuou ao plantel, identificou a necessidade de ter um médio-ofensivo, um camisola 10, que jogue nas costas do ponta de lança e tenha qualidade tanto a assistir como a finalizar. Identificada esta necessidade, Roger Schmidt apontou de imediato a Rui Costa uma preferência, alguém que conhece bem porque o tem treinado todos os dias nas últimas duas épocas. Mario Gotze é visto pelos responsáveis benfiquistas como um jogador de qualidade e o rendimento no futebol neerlandês sustenta-o. Em 2020/21, quando acompanhou Schmidt para a aventura no PSV, assinou seis golos e sete assistências em 25 jogos, mas esta temporada “explodiu”. Em 49 jogos, o seu novo máximo na carreira, marcou 12 golos e ofereceu 11. Antes, passou duas vezes pelo Borussia Dortmund e uma pelo Bayern e brilhou pela Alemanha ao marcar o golo que deu a vitória sobre a Argentina na final do Mundial’2014, no Brasil.
Porém, há pontos negativos. Gotze padece de uma rara doença metabólica, um distúrbio muscular que provoca fadiga e ganho de peso, como informou o Dortmund meses antes de o jogador ser libertado a custo zero para assinar pelo PSV. Em Eindhoven não sentiu problemas, mas as dúvidas na Luz mantêm-se. Da mesma forma que provoca interrogações a possível aposta num jogador de quase 30 anos, quando o caminho anunciado por Rui Costa – ainda ontem o presidente das águias o sublinhou (ver página 9) – passa pela aposta na formação e em alguma contenção, sobretudo salarial, que não acontecerá com um jogador que supera os dois milhões de euros líquidos de salário anual.
No deve e haver estará a decisão de Rui Costa e da estrutura que o acompanha, e também o preço que o PSV irá definir terá peso na escolha final. O médio sabe do interesse de Schmidt em vê-lo de águia ao peito e está recetivo ao apelo benfiquista, ele que defrontou o Benfica esta época no play-off de acesso à Champions, tendo ficado em branco nos 180 minutos dos dois jogos frente a... Weigl, seu ex-companheiro no Dortmund.

Sporting muito perto de fechar negócio. Jeremiah St. Juste esta mais perto de se tornar reforço do Sporting para a nova temporada, dado que a SAD liderada por Frederico Varandas e o Mainz aproximaram-se nas últimas horas de um entendimento pela transferência do central holandês.
De acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, o Sporting subiu a parada para a casa dos 10 milhões de euros, isto depois de um primeiro momento de impasse, por um lado, porque era preciso confirmar o apuramento dos leões para a Champions e, por outro, porque a SAD verde e branca estaria renitente em pagar mais do que os alemães deram ao Feyenoord para contratar o defesa, em 2019, ou seja, 7,5 milhões de euros.
Apesar de saber que existem mais clubes interessados, o Mainz mostra-se já agradado com os números que estão em cima da mesa, até porque não dispõe de argumentos para, digamos, esticar a corda, não só porque os sucessivos problemas físicos desvalorizaram St. Juste - apenas nove jogos realizados esta época -, mas também tendo em conta que termina contrato já no verão de 2023.
O jogador, escreve o jornal, está a par do intensificar das negociações entre os clubes. Mesmo sem fechar a porta aos demais interessados, nomeadamente Sevilha e Monaco. St. Juste. de 25 anos, está a fazer forca para rumar ao Sporting, o que lhe permitirá jogar com regularidade, lutar por titulos e participar na Liga dos Campeões. O contrato que o espera em Alvalade será válido por cinco épocas, até 2027.

Vieira fará as "revelações surpreendentes" na próxima 2.ª feira. Luís Filipe Vieira vai ser entrevistado na CMTV, na próxima segunda-feira, dia 9 de maio. O ex-presidente do Benfica vai quebrar o silêncio a que se impôs desde a saída do clube, em julho do ano passado, em direto e exclusivo numa entrevista conduzida pelo jornalista João Ferreira, a partir das 20h30.
O antigo dirigente do emblema da Luz vai abordar, pela primeira vez, o atual momento do clube. Isto depois de há dias, em breves declarações, ter feito críticas a Rui Costa, atual presidente. Luís Filipe Vieira esteve em direto, numa video-chamada, no programa 'Pé em Riste' na antena da CMTV, no dia 25 de abril. Prometeu então fazer revelações surpreendentes nesta entrevista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...