18 maio 2022

Sporting avança por Trincão (jogador quer o Sporting) mas Barça vai complicar; O defesa que o FC Porto quer; Benfica avança por médio mas concorrência pode dificultar

O desejo é antigo, remonta ao mercado de verão do ano passado, mas volta agora a reacender-se e, desta vez, com um fator que pode vir a ser decisivo num processo que, segundo o jornal A Bola, pode arrastar-se até ao final do período de transferências: Rúben Amorim quer Francisco Trincão e, desta vez, Francisco Trincão quer o Sporting. Há, porém, um obstáculo pelo meio que, para já, é inultrapassável: o Barcelona, clube detentor do passe do extremo internacional português de 22 anos, que em agosto de 2020 pagou 31 milhões de euros ao SC Braga pelo talentoso jogador.
Emprestado ao Wolverhampton, onde regista 29 jogos e três golos, Francisco Trincão já sabe que o futuro não passa pelo emblema inglês, orientado pelo português Bruno Lage. Depois de ter pago 6 milhões de euros pelo empréstimo do extremo do Barcelona, o Wolverhampton já comunicou ao emblema catalão que não vai exercer a opção de compra, cifrada em 30 milhões de euros, e que poderia ser acionada já a partir do final deste mês. E, sem espaço na Catalunha, o futuro de Trincão volta a estar em aberto.
O Sporting, tal como no verão do ano passado, está disponível para receber Francisco Trincão por empréstimo mas, uma época volvida, as ideias do Barcelona parecem ter mudado. O emblema catalão pretende recuperar o investimento feito em Francisco Trincão e, depois da temporada positiva na Premier League, apesar do extremo não se ter afirmado como titular indiscutível no Wolverhampton, o Barcelona acredita que haverá margem para negociar, em definitivo, o internacional português, proporcionando o fôlego financeiro tão necessário, por estes dias, na Catalunha.
Os leões estão, por isso, na expectativa, sabendo de antemão que o processo de Francisco Trincão não será de resolução rápida.
A favor do Sporting está, no entanto, a vontade do jogador. Francisco Trincão, recorde-se, trabalhou com Rúben Amorim em Braga e sabe que terá, em Alvalade, um treinador que aprecia as suas características e o tempo de jogo que tanto necessita para, no final deste ano, fazer parte dos eleitos de Fernando Santos para o Mundial do Catar.
No fundo, o processo de Francisco Trincão poderá ter semelhanças com o de Sarabia: um jogador com mercado mas que vê em Alvalade o destino ideal para jogar com regularidade e poder recuperar espaço na sua seleção, ao mesmo tempo que relança a carreira, também num palco de Liga dos Campeões.

O FC Porto tem João Victor, central de 23 anos, do Corinthians, na lista de reforços para a próxima temporada. O interesse já originou conversas com o emblema paulista. Trata-se de um dos mais estimulantes talentos do Brasileirão. Destro, com ótimo nível de passe e muito veloz.
São pontos fortes que o tornam um alvo predileto do mercado europeu e o Corinthians tem a noção de que dificilmente segurará João Victor na janela de transferências do verão no Velho Continente. O central, de 1,87 metros, tem contrato válido até dezembro de 2023 e está protegido por uma cláusula especial, que sobe para os 50 milhões de euros se a oferta chegar de um clube europeu. Os paulistas estarão a pedir uma verba a rondar os 15 milhões de euros, mas admitem baixar para os 12 milhões de euros, uma vez que têm apenas 55 por cento dos direitos económicos de João Victor. Os restantes 45 por cento estão na posse do Coimbra, um clube mineiro gerido pelo banco BMG.
Esta ligação ao Coimbra e ao banco BMG (parceiro dos portistas no museu) é interessante para o FC Porto e pode facilitar um entendimento para a transferência do defesa-central. De lembrar que Otávio chegou ao FC Porto pela mesma via: apesar de ter brilhado no Internacional de Porto Alegre, o agora internacional português foi comprado em 2014 ao Coimbra. Para o efeito, a SAD pagou 2,5 milhões de euros por 33 por cento do passe de Otávio.
Natural de Bauru, no interior de São Paulo, João Victor chegou no Corinthians em 2017, depois de dois anos no Atlético Mineiro. Foi cedido ao Inter de Limeira e mais tarde ao Atlético Goianiense, onde explodiu. Somou 35 jogos, o que lhe abriu as portas para regressar ao Timão, onde é figura em destaque e líder da defesa do conjunto de Vítor Pereira. Em 2021, disputou 48 jogos e fez uma assistência.
Na corrente época soma 23 partidas. É uma questão de tempo até João Victor ser chamado à seleção do Brasil. O FC Porto quer agir antes que isso aconteça e a cotação do atleta suba de tal ordem que o tornem num alvo inalcançável.

A contratação de Enzo Fernández para reforçar o meio-campo é uma das prioridades do Benfica para o próximo defeso e as águias já encetaram negociações pelo jogador. Segundo avança o Record, Rui Pedro Braz, o jogador e o empresário deste, Uriel Pérez, estiveram reunidos no Cardiner, um restaurante de Buenos Aires, sendo apresentadas as condições contratuais ao médio. Os responsáveis benfiquistas pretendem agilizar a transferência, a qual se antevê como difícil e a qual, para se consumar, obriga o Benfica a desembolsar 20 M€, o valor da cláusula de rescisão da qual o River Plate não parece disposto a abdicar.
Outro dos obstáculos que as águias terão de contornar neste negócio é o facto de o River Plate não estar muito disponível a negociar o jogador, de 21 anos, no verão. É que o emblema argentino já encaixou 20 M€ com a venda do avançado Julián Álvarez para o Manchester City, para onde irá rumar em julho. Além disso, nesta altura o plantel conta com alguns jogadores lesionados como Matías Suárez e Quintero - que irão demorar algum tempo a voltar ao ativo. Se Enzo Fernández também sair, o plantel fica curto para lutar pelo campeonato, Libertadores e Taça Argentina, pelo que os responsáveis do River não contam perder o jovem. Contudo, perante a possibilidade de o Benfica bater a cláusula de rescisão e convencer o jogador a assinar, a direção dos argentinos fica com poucos argumentos para travar a transferência do jovem.
É preciso ainda contar com o possível interesse de gigantes do futebol europeu que têm o jogador referenciado. Enzo Fernández tem sido uma das figuras do futebol argentino e começa a despertar as atenções de alguns tubarões, casos do Real Madrid e Manchester City. Contudo, por agora ainda nenhum deles apresentou uma proposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...