02 maio 2022

O médio que pode regressar ao Benfica; Encarnados poderão perder os três guarda-redes. Mercado inevitável; "Desta vez a festa vai ser às claras, sem rega, mais seca";

A duas jornadas do fim, ainda se fala em luta pelo título, embora dificilmente este campeonato escape ao FC Porto que, 11 anos depois, pode voltar a festejar no Estádio da Luz. De 2011, fica na memória dos adeptos o "banho" proporcionado aos campeões pelo sistema de rega e os festejos portistas, às escuras, porque alguém desligou os holofotes do Estádio da Luz.
Com ironia, Manuel Serrão espera que, dadas as boas relações entre Rui Costa e Pinto da Costa, desta vez haja "fair-play". O Porto está um empate de ser campeão, mas o empresário e adepto portista não olha de ânimo leve para o clássico do próximo sábado."Eu olho com alguma apreensão, porque não é um dado adquirido. Mas ficava muito satisfeito, ainda por cima agora que os presidentes se dão muito bem", diz, acrescentando: "Desta vez a festa vai ser às claras, sem rega, mais seca".
O Porto pode conquistar o campeonato sem vencer, necessitando, para isso, que o Sporting não triunfe contra o Portimonense, no sábado, com o jogo a começar depois de terminado o clássico. Ainda assim, Manuel Serrão quer vencer na Luz, para acrescentar brilho à festa.
"Fazer uma festa na Luz com empate é sempre uma festa, mas não tem tanto gozo. Claro que o gozo é muito maior se além de sermos campeões, ganharmos o jogo. Mas se houver empate faremos a festa na mesma", garante o portista.
Quanto à hipótese de beneficiar da derrota do Sporting, Serrão acredita que "quanto mais depressa formos campeões melhor", mas que quer "fazer a festa na Luz, sem precisar do resultado do Sporting".
Terceiro campeonato em cinco anos
Caso o Porto vença o título, os comandados do técnico Sérgio Conceição conquistam o terceiro campeonato dos últimos cinco anos, o que é um sinal positivo para Manuel Serrão:
"Se nós continuarmos sempre, em cada dez anos, a ganhar mais que cinco, já me dou por satisfeito", adita.
Ainda que não seja certo, já muitos adeptos dão como garantida a conquista do campeonato, Manuel Serrão é um deles. "Não tenho dúvidas nenhumas [de que o Porto vai ser campeão], era o que mais faltava a precisarmos de um ponto em duas jornadas, não sermos campeões. Sinceramente, nem me passa pela cabeça".

Encarnados poderão perder os três guarda-redes. Se dúvidas subsistiam sobre a qualidade de Vlachodimos, sobretudo levantadas pelo anterior treinador do Benfica, Jorge Jesus, que pediu insistentemente um titular para as redes encarnadas, o atual dono da baliza tem-nas dissipado, mas nem isso chegará para evitar que o setor mais recuado das águias venha a ser (quase) totalmente reformulado com vista à próxima temporada. De facto, e segundo O Jogo, ao futuro treinador das águias, o alemão Roger Schmidt, será colocado à disposição um novo “keeper”, mas o investimento poderá incluir... dois.
A estrutura do futebol benfiquista encabeçada pelo presidente Rui Costa considera Vlachodimos intocável no que respeita ao seu estatuto de titular. Vários têm sido os jogos ao longo da época, sobretudo na Liga dos Campeões, em que o internacional grego tem salvo a equipa com defesas de alto quilate e isso aconteceu ainda no último jogo, no triunfo sobre o Marítimo, com um golpe de rins sobre o apito final a evitar o empate.
Porém, as exibições têm feito aumentar a cobiça em torno do camisola 99 e à Luz têm chegado ecos do interesse de vários emblemas, sobretudo ingleses, o que poderá desaguar em propostas concretas. E, neste caso, uma oferta mais choruda – a nível interno não está definida uma fasquia mas com o anterior presidente, Luís Filipe Vieira, era de 15 milhões de euros –, poderá resultar na saída de Vlachodimos, cenário que até está já a ser acautelado.
Na prática, a SAD procura um número 2 para a baliza, porque Svilar termina contrato e já se comprometeu com a Roma de José Mourinho, enquanto Helton Leite, o habitual suplente, até pela escassa utilização, também está na porta de saída. Nos planos está a promoção do jovem Samuel Soares para terceiro guardião e a vinda de um concorrente efetivo para Vlachodimos. Porém, e se este também deixar os quadros da Luz, Rui Costa e seus pares terão então de garantir dois novos guarda-redes.

O médio que pode regressar ao Benfica. Depois de não ter conseguido afirmar-se no Benfica e de um empréstimo falhado ao SC Braga, Chiquinho foi cedido, em janeiro, aos  turcos do Giresunspor e está a fazer segunda parte de época muito boa: o médio ofensivo português foi titular e fez quase sempre os 90’ em todos os jogos (11), marcou quatro golos e fez duas assistências. Com Chiquinho na equipa, o Giresunspor deixou a linha de água e já garantiu a manutenção.
O médio, de 26 anos, já está no radar dos maiores clubes turcos e o mais provável é que receba uma proposta para continuar no país. De qualquer forma, tem contrato com o Benfica até 2024 e, pelo que tem mostrado nos últimos meses, pode merecer a oportunidade de se mostrar a Roger Schmidt.

1 comentário:

  1. Falta pouco para fazer a festa onde escolhemos, com os convidados que escolhemos. Artur Soares Dias, alinhas provar o Moet Chandon? E até podes marcar um penalty a favor do Benfica, que o Var reverte, e desse modo continuamos a enganá-los com o slogan de seres o melhor árbitro português.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...