22 maio 2022

Médio brasileiro apontado a Alvalade; Coates vai renovar mas só por mais um ano; Benfica tenta acelerar venda de Grimaldo; Otamendi rejeita deixar já a Luz

Sebastían Coates vai continuar a vestir de leão ao peito para lá de junho de 2023, validade do atual vínculo do central internacional uruguaio de 31 anos, assinado em janeiro de 2020. No entanto, segundo dados recolhidos pelo jornal A Bola, as negociações para a renovação acabaram por resultar, em mútuo acordo, pelo prolongamento do vínculo apenas e só por mais uma temporada, ou seja, até junho de 2024, ainda que possa ser incluída uma extensão, automática, mediante objetivos, ou por acordo de ambas as partes, até ao final da temporada 2024/2025, afinal a duração que se previa para a ligação entre as duas partes.
Segundo apurou o jornal, o representante do jogador já esteve em Lisboa e o acordo para a renovação do central e capitão do Sporting ficou praticamente selado. Desta forma, existe a possibilidade da oficialização da renovação de Coates ser feita esta semana, antes do jogador de 31 anos, em Alvalade desde 2016, voltar a representar a seleção do Uruguai, já apurada para o Mundial, onde vai medir forças com Portugal.

Matheus Araújo, médio brasileiro de apenas 19 anos, vinculado ao Corinthians, estará na lista de desejos do Sporting para a próxima temporada. A imprensa brasileira avançou que a primeira investida dos leões pelo promissor médio foi recusada pelos dirigentes do Corinthians.
Durante toda a semana terão existido as primeiras conversas entre os dois clubes e discutidos os valores que estariam em causa. Aí, o Corinthians terá definido como fasquia mínima para negociação os 3,5 milhões de euros, valor que terá levado o Sporting a não avançar, sequer, com uma oferta formal pelo jogador.
No Corinthians desde 2019, quando foi recrutado ao União Barbarense, Matheus Araújo tem contrato profissional com o timão e, no atual vínculo, assinado no final do ano passado e válido até 2024, uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros para o mercado europeu.
O Corinthians, no entanto, é detentor de apenas 70 por cento do passe do médio, que tem dado nas vistas, sobretudo, ao serviço da equipa sub-20. Na última Copa São Paulo terminou como o segundo melhor marcador da equipa, sendo que no ano passado, altura em que fez a sua estreia absoluta na equipa principal do Corinthians, Matheus Araújo contabilizou um total de 32 partidas, com cinco golos marcados, pelos sub-20. Internacional sub-17 pelo Brasil, Matheus Araújo atua preferencialmente como médio ofensivo mas, sendo destro, tem também vários jogos como extremo esquerdo, destacando-se pela qualidade técnica e velocidade com bola.

Otamendi rejeita deixar já a Luz. O River Plate está bem posicionado entre as preferências de Otamendi, mas não ainda o suficiente para o convencer a voltar já à Argentina. De facto, e segundo O Jogo, o central argentino tem sido pressionado pelos responsáveis do emblema de Buenos Aires no sentido de procurar o regresso do jogador de 34 anos ao seu país, mas este está totalmente focado em cumprir o ano de contrato que lhe resta com o Benfica e em realizar uma época alguns furos acima das duas primeiras de águia ao peito, sem qualquer título conquistado.
Os responsáveis encarnados depararam-se também com esta informação dada a recente deslocação do diretor desportivo do Benfica, Rui Pedro Braz, a Buenos Aires, onde se reuniu com o empresário do médio Enzo Fernández, do River, e de Francisco Ortega, lateral canhoto do Vélez, clube onde Otamendi despontou para o futebol. Em paralelo, o irmão do defesa que também passou pelo FC Porto antes de ingressar no Manchester City revelou que a família está a torcer para que feche a carreira no River Plate.
Mesmo assim, Otamendi está focado apenas no Benfica, clube que o contratou em 2019/20, na sequência da venda da Rúben Dias ao Manchester City. Na primeira época, o defesa então avaliado em 15 milhões de euros assumiu-se de imediato como titular indiscutível sob o comando de Jorge Jesus, tendo feito 38 jogos. Na segunda, tanto com Jesus como a seguir com Nélson Veríssimo, foi titular em 43 partidas. O contrato expira no final da época e não está excluído o cenário de renovação, que será analisado com a nova época em marcha.

Benfica tenta acelerar venda de Grimaldo. A pouco mais de um ano de terminar contrato, Grimaldo é um dos jogadores que a SAD encarnada procura transferir neste verão. O Record avança que os responsáveis do Benfica tentam acelerar a transferência daquele que tem sido o dono da ala esquerda da defesa. Grimaldo, de 26 anos, estava na lista do Barcelona, que quer contratar um jogador que seja alternativa a Jordi Alba. Os catalães desistiram da contratação do camisola 3 das águias, apontando baterias para Gayà (Valencia) e Marcos Alonso (Chelsea). Mesmo que não estivesse no topo das preferências do clube de Camp Nou, a desistência do Barcelona foi um golpe nas expectativas dos encarnados. Formado em La Masia, Grimaldo chegou ao Benfica em janeiro de 2016, oriundo do Barcelona B.
O lateral custou 1,5 milhões de euros e as águias procuram evitar que saia sem contrapartidas financeiras. Sem acordo para renovar, o futebolista pode comprometer-se com outro clube a partir de janeiro de 2023. Com o Barcelona fora de cena, os responsáveis do Benfica e os seus representantes tentam encontrar uma solução que agrade às duas partes.
A SAD tem ainda um problema entre mãos. Grimaldo forçou a ausência no encontro da última jornada da Liga Bwin, em Paços de Ferreira, alegando motivos pessoais. A convocatória apresentou algumas ausências de peso, nomeadamente os jogadores convocados para as seleções, sem esquecer os castigados Weigl e Gonçalo Ramos. O dossiê Grimaldo está, por isso, a ser gerido com todo o cuidado pelos responsáveis do futebol encarnado.
A par de Vlachodimos e Weigl, o lateral-esquerdo foi o elemento do plantel com mais jogos realizados (48) em 2021/22. De resto, foi o segundo futebolista mais vezes titular (46), apenas superado pelo guarda-redes grego. O espanhol com mais jogos de águias ao peito (249) e segundo com mais golos (19), Grimaldo somou seis remates certeiros na temporada finda. Uma marca apenas superada pelos sete golos que marcou em 2018/19.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...