09 abril 2022

A 'pérola' na mira do Benfica; "Não tenho dúvida de que é um grande investimento", diz ex-leão sobre contratação do Sporting; "Rui Costa era o banana e depois já decidiu tudo. Relação com Vieira era áspera"

Abdul Fatawu Issahaku é o mais recente jogador africano a compor os quadros do Sporting e, se as qualidades do avançado de 18 anos ainda são uma incógnita para o público europeu, em África o jovem é visto como um diamante em bruto pronto a explodir em Alvalade. Quem o garante é Emmanuel Amunike, ex-futebolista nigeriano de 51 anos que brilhou na década de 1990 por Barcelona e Sporting. Conhecedor da realidade leonina, Amunike traça ao jornal Record um perfil exato de Fatawu, jovem que pisa os mesmos terrenos do ex-avançado, sendo apontado como “um grande investimento”. “Foi o melhor jogador da CAN de sub-20 aos 16 anos, é uma das maiores promessas do futebol de África o que me faz concluir que o Sporting contratou um grande futebolista”, frisa sobre o extremo que fará a pré-temporada 2022/23 com a equipa principal às ordens de Amorim: “A contratação demonstra que estão muito atentos a todos os mercados. No caso do Issahaku, é um jovem canhoto, que pode jogar muito bem à direita, tal como ao meio. Não tenho dúvida de que é um grande investimento!”
De resto, Fatawu assinou por cinco épocas com os leões, ficando blindado por uma cláusula de 60M€, cenário que, na perspetiva de Amunike, não deve tirar o foco ao internacional ganês. “É uma das estrelas de África, mas é importante, com a ajuda do Sporting, saber desenvolver o talento. Tem de perceber em que meio está inserido e a idade que tem”, assumiu sobre o jovem que ajudou Gana a afastar a sua Nigéria - onde foi adjunto - do Mundial’2022. Melhores memórias traz, isso sim, a etapa no Sporting a Amunike. “Um prazer recordar tempos onde joguei com grandes, como Figo e Balakov!”, sublinha.

O Benfica tem Matheus Martins, jovem jogador do Fluminense, debaixo de olho, avança o 'Globoesporte' no Brasil. Segundo aquela publicação o médio ofensivo de 18 anos, que foi alvo do Shakhtar Donetsk no final da época passada, está também no radar do Leeds e do Ajax.
As conversas até ao momento não terão passado de sondagens, mas o 'Globoesporte' adianta que o clube carioca vai ter de vender jogadores no próximo verão, para fazer face ao orçamento deste ano.
O Fluminense terá recusado uma proposta de 7 milhões de euros do Shakhtar Donetsk por Matheus Martins.

"Rui Costa era o banana e depois já decidiu tudo. Relação com Vieira era áspera". Rui Costa e Luís Filipe Vieira trabalharam juntos no Benfica durante 13 anos. Agora, uma investigação da revista Sábado dá conta de que a relação entre ambos teve episódios de tensão. É até destacado um momento em que o agora presidente do Benfica terá sido insultado por Luís Filipe Vieira e afastado das decisões na escolha de jogadores e treinadores.
João Braz Frade, antigo vice-presidente do clube encarnado, fala em "novela mexicana" que está a ser passada e aproveita para elogiar o 'Maestro', dizendo que "Rui Costa não é parecido com o Luís Filipe Vieira". "Eu conheço os dois e sei que não são parecidos. Portanto, são pessoas diferentes e têm um pensamento diferente do Benfica".
Por conseguinte, além disso, João Braz Frade faz questão de referir que, afinal, ao contrário do que chegou a correr, não era então Rui Costa a tomar as decisões quanto ao futebol encarnado.
"Lembram-se que durante muito tempo a seguir às eleições e ainda antes das eleições, primeiro, chamavam de tudo ao Rui Costa. Era o banana, era isto e aquilo porque não decidia nada. Ok? Depois já decidiu tudo e foi ele que fez as compras todas erradas. Era preso 'por ter cão' e 'por não ter cão'", comentou João Braz Frade, negando ser sabedor de que Rui Costa e Vieira alguma vez possam ter protagonizado episódios de tensão extrema nos gabinetes da Luz.
"Nunca ouvi falar em tal coisa. Que eu sabia que o Rui Costa não tinha funções tão executivas quanto a designação da função o podia fazer crer? Não vou mentir. Sabia. Era o segredo mais mal escondido do Benfica. E que a relação com o senhor Luís Filipe Vieira, de vez em quando, era uma relação áspera? Isso corria. Mas nunca ouvi falar em tal coisa."
Em defesa de Rui Costa, João Braz Frade assumiu ainda que não acredita que o agora presidente das águias tenha entrado em discussões com Vieira.
"Conhecendo o Rui Costa como conheço via com mais facilidade o Rui Costa abrir a porta e vir-se embora do que atirar seja o que for. Não estou a ver o Rui Costa a fazer nada disto", assegurou, depois de a revista Sábado adiantar que num desses episódios Rui Costa terá atirado papéis a Vieira e uma caneta durante um alegado desentendimento.
João Braz Frade insistiu que a relação entre Rui Costa e Luís Filipe Vieira "nunca foi uma relação fácil". Mas daí a assistirem-se a episódios como aqueles que agora relata a revista do grupo Cofina, ainda vai um caminho longo que custa a crer a Braz Frade.
"Que lá dentro as relações eram tensas eu, pelo menos, não tenho dúvidas. Houve momentos de grande tensão", admitiu o antigo vice-presidente, em declarações na CMTV, precisando ser "absurdo darem-lhe as culpas de tudo de mal que aconteceu no futebol".
Por outro lado, João Braz Frade revelou ainda que Rui Costa esteve para deixar o Benfica, pelo menos, em duas ocasiões. "Ele disse-me que esteve duas vezes para sair mas depois achava que estava a trair os sócios."
João Braz Frade acrescenta que "Rui Costa vive o Benfica de uma forma mais intensa que um simples adepto". "Ele foi jogador, é o presidente de quem os adeptos gostam. Não tenho razões para não acreditar nisto. O Rui Costa nunca dependeu financeiramente do Benfica. É preciso dizer isto com clareza. Mesmo quando tinha ordenado não dependia financeiramente do Benfica. O Rui Costa funcionou muito em função daquilo que a própria alma benfiquista lhe dizia".
Para concluir, João Braz Frade determinou ainda que "Rui Costa defende-se quando quer e como quer". "Ele disse-me a mim que esteve para sair duas vezes. O Rui Costa não costuma mentir. É um desgosto para muita gente", salientou João Braz Frade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...