05 fevereiro 2022

"Na altura do colinho era uma maravilha. No Benfica estão mal habituados"; "JJ recebe o salário do Benfica. Até maio não quer ir para nenhum clube", dizem no Brasil; Benfica a perder na Luz como há...71 anos

Com mais sete jogos pela frente no seu reduto, águias estão em risco de atingir o pior registo no total da época: as quatro quedas de 1996/97, última com mais pontos perdidos (12) do que os atuais 11.
Portimonense, Sporting e Gil Vicente. Estas três equipas já conseguiram vencer o Benfica em pleno Estádio da Luz na atual edição da Liga Bwin, levando as águias a igualarem um registo negativo único: apenas por uma vez no campeonato tinham atingido a 20.ª jornada, e como tal as primeiras dez partidas como visitadas, com três desaires caseiros. É preciso recuar 71 anos, até 1950/51 para encontrar tal marca.
Então sob o comando do britânico Ted Smith, o Benfica, que terminou no terceiro lugar no campeonato, viu-se derrotado em casa ao fim dos primeiros nove encontros (Sporting, Estoril e FC Porto foram os vencedores).Esta foi a quinta vez que, olhando ao percurso completo na Luz na Liga, o Benfica conta com três derrotas caseiras (2021/22, 2019/20, 1994/95, 1950/51 e 1947/48) e pior só mesmo em 1996/97, com quatro.
Há 25 anos, numa temporada em que Paulo Autuori, Mário Wilson e Manuel José orientaram a equipa, os benfiquistas deixaram fugir 12 pontos no seu reduto no campeonato. Os 11 pontos perdidos na Luz em 2021/22 são desde então apenas batidos por essa marca.
Olhando ao rendimento à 20.ª jornada, mas entre jogos em casa e fora, as atuais quatro derrotas são superadas neste século somente pelas cinco de 2004/05, sendo que em 2010/11 também houve quatro à 20.ª jornada. Além disso, esta é a terceira pior diferençado século para o primeiro (12, como 2007/08, atrás dos 13 de 2002/03 e dos 15 da última época), mas o pior atraso para o segundo lugar, com os mesmos seis pontos de distância de 2001/02, com o Benfica a dividir então o quarto lugar com o FC Porto (o Boavista era o segundo, atrás do Sporting).

"Na altura do colinho era uma maravilha. No Benfica estão mal habituados". Rui Costa, presidente do Benfica, teve uma intervenção recente onde assumiu "a responsabilidade pelo que a equipa não está a fazer". Porém, ao mesmo tempo, disse que é tempo de dizer "basta" em relação ao trabalho dos árbitros nos jogos dos encarnados. "São casos a mais e demasiado flagrantes para passar em claro", afirmou Rui Costa, fazendo notar que as decisões das equipas de arbitragem penalizam o emblema da Luz.
As palavras do líder encarnado têm motivado diferentes interpretações e se há quem compreenda o desagrado do presidente benfiquista, outros entendem que Rui Costa "está é mal habituado", sendo lembrandas outras temporadas passadas em que as decisões dos árbitros motivavam crítics e reparos por parte dos rivais dos encarnados.
"O que se vai sabendo ao longo do tempo é o que eles andaram a fazer diariamente. Onde é que está a estrutura agora? A grande estrutura do Benfica?", questiona Fernando Mendes, antigo futebolista, que alinhou no Benfica, no FC Porto e no Sporting, entre outros emblemas.
Para o ex-jogador, ao longo dos anos, "vem-se sabendo com isto das escutas, com os emails, o que eles andavam a fazer, a cozinhar para ter algum sucesso em termos desportivos."
A esse propósito, Fernando Mendes insiste na ideia de que o atual presidente do clube benfiquista está "mal habituado". "O Rui Costa, se calhar, está é mal habituado", atirou o ex-jogador, precisando que os adeptos devem recordar-se do tempo do "colinho".
"A gente não se pode esquecer da altura do colinho. Aí era uma maravilha. Eles caíam dentro da área e era penálti. Eram penáltis atrás de penáltis. Se calhar, estão mal habituados, atenção", reiterou Fernando Mendes.
Compreendendo que Rui Costa tenha tido uma intervenção pública, numa altura em que o Benfica vê os rivais cada vez mais longe, Fernando Mendes realça que, porventura, o líder encarnado já deveria ter falado há mais tempo sobre o que se vem passado no Benfica.
"Tem que dar a cara. Se calhar, já devia ter dado há mais tempo", disse Fernando Mendes sobre a comunicação do presidente encarnado que, além de fazer reparos aos árbitros, também indicou, em relação a quem serve o Benfica, que não quer que "ninguém se esconda num momento destes".
Ainda assim, Fernando Mendes não alinha com a lógica de que o momento do Benfica se explica com as arbitragens. "Não venham com a tanga que são só os árbitros", disse na CMTV.
O antigo futebolista encontra razões comportamentais dos jogadores que podem explicar o atual momento. "Estes jogadores não têm obrigação de fazer mais?"
Voltando ao tema arbitragens, Fernando Mendes, confesso adepto do Sporting, disse ainda que se Rui Costa fosse apoiante dos leões há muito que tinha razões de queixa.
"As coisas umas vezes tocam a uns, outras vezes a outros. Olhem, se ele [Rui Costa] fosse adepto do Sporting, eu andei anos e anos a sofrer o que ele está a dizer agora. Isto é tudo muito bonito quando estamos lá em cima, quando toca aos outros. E quando toca a nós?".

"JJ recebe o salário do Benfica. Até maio não quer ir para nenhum clube". Em entrevista ao jornalista Benjamin Back, o técnico Jorge Jesus, que saiu recentemente do Benfica, garantiu que não foi procurado pelo Corinthians até ao momento.
O treinador luso aparece como um dos favoritos a assumir o Timão, após a saída de Sylvinho, na última quarta-feira, mas está sem pressa de regressar ao banco de suplentes.
Jesus relatou a Benjamin Back que não quer trabalhar até maio, já que está receber o salário na íntegra do Benfica, como parte do acordo para a rescisão do contrato.
"Jorge Jesus ligou-me. Tivemos uma longa conversa e perguntei o que tinha de verdade e mentira em toda a história. A verdade é que nenhum dirigente do Corinthians ligou para ele, a não ser Duilio Monteiro Alves, o presidente, que ligou em dezembro. Só. De lá para cá, não teve mais nenhuma ligação, nenhum contato, nenhuma proposta, zero", começou por dizer o jornalista brasileiro.
"Ele disse-me que sabe da história do Corinthians, da grandeza, dos adeptos, de tudo isso, que respeita demais o clube, só que até maio não quer assumir clube nenhum", complementou Benjamin Back.
"Ele tem um compromisso com o Benfica, onde recebe o salário integral, está a curtir as férias, com a família, e quer manter uma coerência, porque ele recebeu várias propostas de muitos clubes da Europa e não quis assumir agora", rematou. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...