26 fevereiro 2022

Hidemasa Morita está na mira do Sporting; Rui Costa faz 'limpeza'. Pedro Pinto poderá ser substituído por Rui Pedro Braz, que fica afastado; Iranianos rendidos a Taremi. Só Mbappé bate o avançado dos dragões

O estatuto de herói que Taremi detém no Irão não é um fenómeno recente, mas o avançado do FC Porto continua a encontrar formas de surpreender o país onde nasceu. A mais recente teve Roma como palco, com Mehdi a assumir-se como figura decisiva no empate (2-2) com a Lázio, que selou o apuramento dos dragões para os oitavos de final da Liga Europa. O atacante marcou o 15.º golo da época através de uma grande penalidade, mas foi o lance do segundo tento, anotado por Uribe, que ficou na retina dos compatriotas. “A assistência foi fenomenal. Uma espécie de candidatura ao prémio Puskás das assistências”, atirou ao jornal O Jogo e entre risos o jornalista iraniano Ali Hajisalem, numa alusão ao galardão que o camisola 9 dos azuis e brancos viu fugir para Erik Lamela na recente gala da FIFA.
A consistência demonstrada por Taremi no capítulo do último passe tem sido motivo de fascínio entre os persas e leva o colaborador da agência “Fars” a categorizá-lo como “um avançado completo e total”. “As pessoas estão espantadas com a precisão e o progresso que ele tem demonstrado nesse aspeto”, refere, ainda sob o encanto do passe açucarado com que o dianteiro brindou Uribe.
E não se pode dizer que é só no Irão que Mehdi vai merecendo destaque. A assistência na capital italiana foi a 11.ª que Taremi fez na presente temporada e colocou-o como segundo melhor entre os avançados-centro que atuam no “top-6” das ligas europeias. O internacional iraniano surge a par de Benzema (Real Madrid) e o duo só é superado por Mbappé, estrela do PSG que soma 13 ofertas em 2021/22. O portista surge, portanto, ao lado de duas grandes figuras do futebol mundial. “As estatísticas falam por si. Ficamos orgulhosos com este tipo de comparações”, sublinha Ali Hajisalem.
Em termos pessoais, Taremi está a um passe para golo de igualar o registo da época passada e a competência que tem demonstrado é recebida como uma boa notícia pelos iranianos, que, para lá dos golos, esperam ver a mesma qualidade a definir ao serviço da seleção. “Ainda não tinha visto esta faceta dele. Está a melhorar noutros aspetos do jogo e nós, como povo dele, só podemos estar felizes com isso. Deixa-nos esperançosos em relação à seleção. A evolução não deixa de surpreender, especialmente nas assistências. Mas o Taremi sempre foi muito bom em termos técnicos”, ressalva o jornalista.
No decorrer da conversa, foi também possível perceber que o horário do Lázio-FC Porto permitiu que milhares de adeptos iranianos pudessem ver Taremi em ação em direto, algo que nem sempre é possível, fruto da diferença de três horas e meia entre Portugal e o país do Médio Oriente. Porém, anteontem, o pontapé de saída foi dado às 21h15 iranianas. “Trata-se de um dos jogadores mais populares da atualidade. O horário foi bom, porque permitiu que muita gente pudesse acompanhar o Taremi ao vivo. A exibição deixou-nos ainda mais felizes”, rematou Ali Hajisalem.
De resto, a Imprensa fez eco da grande atuação do avançado. O portal “Varzesh3” escreveu que Taremi “silenciou o Olímpico de Roma”, enquanto a agência “Fars” destacou a “exibição brilhante”. O avançado do FC Porto foi, aliás, nomeado para Jogador da Semana da Liga Europa, mas o mais votado acabou por ser Ricardo Horta, do Braga. Sem essa distinção, Taremi “recebeu” outra, quiçá mais valiosa: o reconhecimento reforçado do país onde é idolatrado.

Rui Costa prepara grandes mudanças no Benfica, com o Departamento de Comunicação a ser um dos mais visados na próxima temporada. O presidente do Benfica, que já escolheu Lourenço Coelho como homem-forte para o futebol, onde Duarte Beirolas terá também um papel mais ativo, está igualmente à procura de um treinador para a equipa principal para suceder a Nélson Veríssimo.
As críticas internas e externas sobre a passividade do departamento de comunicação vão também dar origem a mudanças. A começar pelo diretor Pedro Pinto, que passará apenas a gerir o jornal do clube.
Para a vaga poderá transitar Rui Pedro Braz, que tem sido o diretor-geral para o futebol e foi relegado para a prospeção e contratações. Afastado do cargo e da equipa, o antigo comentador desportivo deixa de ter espaço no Seixal e passará a trabalhar apenas no Estádio da Luz. Face à experiência na área de comunicação, Rui Pedro Braz pode ser a solução interna, embora haja outros nomes.
O objetivo de Rui Costa é criar um departamento de comunicação mais agressivo e com capacidade de resposta aos rivais Sporting e FC Porto.
Apesar da insistência do CM, não foi possível obter uma reação de Rui Costa. Já o atual diretor de comunicação, Pedro Pinto, remeteu-se ao silêncio sobre as mudanças.

Hidemasa Morita, médio do Santa Clara, está na agenda do Sporting, avança o JN. O internacional japonês da equipa açoriana tem sido observado pelos responsáveis leoninos e a transferência pode avançar no final da época. Morita é um médio de enormes recursos, titular indiscutível (soma 29 jogos, dois golos e uma assistência) e é visto como uma alternativa a Matheus Nunes e a Palhinha, dois jogadores com muito mercado e que podem ser transferidos no final da temporada.
O médio, de 26 anos, tem contrato até 2024 e também é pretendido por várias equipas estrangeiras, até porque no mercado de inverno suscitou o interesse do Hull City, conjunto da 2.a Divisão inglesa. Na altura, o negócio esteve perto de se concretizar por cinco milhões de euros, mas a transferência, contudo acabou por cair por terra.
Por isso, caso o Sporting avance para a contratação do jogador, o valor de janeiro será uma referência a ter em conta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...