20 janeiro 2022

"Recomendei o Evanilson ao Benfica e nem me responderam"; Pressão para contratar jogador do Benfica; "Há pessoas que já estão penduradas num pau antes de serem condenadas", diz ex-glória do Benfica

O Benfica enfrenta um período complicado da sua história na sequência da saída de Luís Filipe Vieira do cargo de presidente, isto após ter sido detido no contexto do processo Cartão Vermelho, no qual recaem suspeitas sobre a gestão do anterior presidente. Rui Costa assumiu os destinos do Benfica e, alguns meses depois, submeteu-se a votos dos sócios que lhe deram ampla maioria.
No entanto, a presidência de Rui Costa tem sido fortemente atacada pela oposição, apontando-se, entre outras coisas, a forma como tem conduzido alguns processos como a saída de Jorge Jesus do cargo de treinador mas também o estado atual da estrutura do futebol benfiquista e até a manutenção de alguns administradores que faziam parte da gestão de Luís Filipe Vieira.O momento turbulento tem tido maior visibilidade com o impacto dos resultados desportivos da equipa principal de futebol que está longe da liderança e o título é quase meramente uma questão de matemática, até porque além dos nove pontos para o FC Porto, há ainda seis que as águias têm de recuperar para o Sporting, segundo classificado, se quiserem ser campeãs.
O contexto não é fácil e, diariamente, têm sido tornadas públicas na imprensa conversas captadas pelas autoridades judiciais no âmbito do processo Cartão Vermelho, onde alguns assuntos internos do Benfica têm sido colocados na praça pública.
É perante este cenário que Shéu Han, lenda vida do Benfica, lamenta o estado atual das coisas. Ainda que sem querer comentar qualquer tipo de caso em particular, o antigo secretário-técnico e ex-capitão encarnado, uma das figuras mais destacadas da centenária história do clube da Luz, deixa uma mensagem de apelo à união.
Shéu admite que "era preferível que não existissem estas envolvências" mas aponta para a forma como a sociedade de hoje se apresenta ao mundo.
"Há pessoas que já estão penduradas num pau antes de serem condenadas. É muito fácil a gente encontrar isso", comentou Shéu, salientando que isto se vê na vida dos clubes e até mesmo das pessoas, em geral.
Mas como poderá a equipa sair desta situação? Esta é a questão do momento e para Shéu "o importante é a gente não se deixar capturar com esse tipo de envolvência, não deixar tornar uma suposição numa realidade".
"Se a gente viver uma suposição como sendo real, provavelmente teremos dificuldades", aponta o antigo capitão encarnado, em declarações no programa 'Míster Futebol' do antigo futebolista Eurico Gomes, acreditando que a dimensão do Benfica acabará por permitir uma rápida saída deste momento.
"Julgo que o clube é muito grande e tem capacidades para sair [daqui]", vaticina Shéu, lembrando que o Benfica já foi capaz de ultrapassar outros períodos complicados na sua história.
"Recordo muito bem dos anos 90 com coisas muito piores", sublinhou Shéu, precisando que o importante é que as pessoas tenham a noção do que se passa e "não se deixem capturar pela opinião".
"Muitas vezes aquilo que se diz tem que se provar. Mas como são coisas que podem render a quem esteja interessado, são matérias que convém manter", lamentou o antigo capitão do Benfica. "A realidade está por provar mas enquanto está no ar há proveito por todo o lado", criticou Shéu, indicando ser necessário separar as coisas para que se entendam. "Temos que perceber o que é verdadeiro e o que é para atrapalhar".
Em jeito de conselho, Shéu apelou ainda à "serenidade" para que o mau momento possa ficar para trás. "A forma mais aconselhável é vir toda a serenidade ao de cima para fazer com que as pessoas internamente possam resolver as suas questões".

Celtic 'pressionado' a comprar Jota ao Benfica. Jota é uma das figuras da temporada do Celtic até ao momento, somando já oito golos e seis assistências ao cabo de 19 partidas oficias, e a possibilidade de vir a ser adquirido, a título definitivo, ao Benfica vai ganhando cada vez mais força.
O conjunto escocês detém uma cláusula de opção de compra sobre o jovem avançado português, fixada nos 7,5 milhões de euros, e Frank McAvennie defendeu, em declarações prestadas ao portal Football Insider, que esta deve ser ativada o mais rapidamente possível.
"Neste momento, ele é uma superestrela. Ele tem de ser anunciado como nosso o mais rapidamente possível. Não consigo ver isso a não acontecer. Ele adora estar cá e não me parece que mais alguém o queira", afirmou o ex-avançado, que representou o clube entre 1987 e 1994.
"O barulho do público disse ao clube o que todos achamos de ele poder ficar. Eu espero e estou a torcer para que isso fique fechado antes do encerramento da janela de mercado, porque isso seria um enorme impulso para todos nós", completou.

"Recomendei o Evanilson ao Benfica e nem me responderam". Isaías, antigo avançado do Benfica entre 1990 e 1995 (71 golos em 182 jogos), revelou, em declarações à Antena 1, que recomendou ao clube a contratação de Evanilson. Hoje no FC Porto, o avançado tem dado cartas e, no último fim de semana, apontou um hat trick no triunfo frente ao Belenenses SAD.
«Quando, há dois anos, o Evanilson estava para sair do Fluminense, eu liguei para um certo diretor do Benfica, não vale a pena dizer o nome, a dizer para contratarem o Evanilson, que dali por dois anos iria explodir. Nem me deram resposta, nada, não me contactaram e o que é que aconteceu? O garoto saiu daqui por seis milhões e agora já vale 30 ou 40», apontou o brasileiro, que guardou fortes críticas para a política de contratações levada a cabo pelas águias nos últimos anos.
«O Benfica precisa de ser grande em todas as partes do planeta, ter pessoas com conhecimento. Não o digo por mim, mas é a experiência que tenho. O Benfica tem de ter pessoas credenciadas para encontrar jogadores no mundo inteiro para não acontecerem mais casos como o Everton ou o Pedrinho. São grandes jogadores mas é preciso contratar certo e, se não houver uma gestão a pensar exclusivamente no bem do Benfica, isto vai continuar e repetir-se durante anos e anos», concluiu o antigo jogador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...