10 dezembro 2021

SAD do Benfica admite despedir JJ antes do Dragão; Nova renovação hoje em Alvalade; FC Porto pretende 'salvar' Conceição do castigo tendo em mente um caso idêntico em Alvalade; Grêmio desce de divisão

Foram alguns meses de negociação, mas o acordo está mesmo finalizado. João Palhinha vai renovar contrato com o Sporting e, previsivelmente, a comunicação do novo vínculo deverá até ser anunciada hoje. O camisola 6 vai prolongar o seu contrato até 2026, ou seja aumentando um ano a ligação com o clube. O atleta vai ser alvo de uma melhoria salarial, como recompensa pelo estatuto que tem alcançado nos leões, sendo fulcral na conquista do campeonato de 2020/21.
O valor de 750 mil euros limpos poderá chegar ao milhão de euros por ano, aquele que era o topo salarial dos leões no final da última época. Essa política insere-se na estratégia de renovar com os principais ativos – ontem aconteceu com Neto, já depois de Adán, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Matheus Nunes.
A cláusula de rescisão não vai sofrer alterações: a cifra continuará nos 60 milhões de euros, uma marca que os leões consideram suficiente para afastar interessados, lembrando que, no defeso de verão, os verdes e brancos recusaram abordagens abaixo dos 40 milhões de euros.

Sérgio Conceição arrisca clássico. Sérgio Conceição começa hoje a cumprir uma suspensão de 15 dias, na sequência das críticas à arbitragem expressadas após o polémico desafio entre Belenenses e FC Porto, a 4 de fevereiro deste ano, no Jamor. O castigo determinado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) inclui uma multa de 7650 euros e abrange os jogos com Braga, Rio Ave, Vizela e Benfica, com o clássico para a Taça de Portugal a realizar-se no penúltimo dia da suspensão. O caso está agora nas mãos do departamento jurídico do clube e é passível de recurso para o pleno do CD, mas sobra a dúvida se poderá ter efeito suspensivo, o que permitiria ao treinador estar no banco e demais áreas técnicas. Esta época, contudo, há jurisprudência nesse sentido. Hugo Viana, dirigente do Sporting, recebeu um castigo igual ao de Sérgio pela infração da mesma norma e o requerimento para suspender o castigo, no âmbito do recurso, foi aceite. Parte dessa decisão assentou no facto de o castigo ter sido inicialmente determinado por um só relator do CD, o que também se aplica ao caso de Conceição. De resto, dentro das instâncias desportivas, só o eventual efeito suspensivo do recurso poderá manter o treinador no banco no clássico natalício, já que não se espera que a reapreciação do caso seja feita em tempo útil.
Independentemente destas questões jurídicas, o FC Porto estranha os tempos deste processo, que também visou a SAD e o diretor de comunicação, Francisco J. Marques. A 12 de fevereiro, o CD abriu o processo disciplinar, após queixa do Conselho de Arbitragem e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, pelo que se passaram praticamente dez meses até ao despacho. Segundo informações recolhidas pelo jornal O Jogo, a última diligência de que o FC Porto teve conhecimento aconteceu há 180 dias, enquanto o processo só transitou da Comissão de Instrutores da Liga para o CD no passado dia 23 de novembro. Duas semanas depois, a 7 de dezembro, a decisão foi tomada e os arguidos e demais interessados foram notificados ontem. “Um árbitro [Fábio Veríssimo] que está sob uma polémica incrível e vem apitar um jogo que pode ser decisivo para o título. Dois jogadores, em três situações diferentes, deveriam ter visto segundo amarelo e serem expulsos. O lance do Calila sobre o Corona roça o vermelho direto. É inacreditável como é que ele não expulsa [...] É inexplicável isto. É revoltante. Este penálti, é penálti em todo o lado do mundo. [...] Hoje, fomos enganados, fomos roubados aqui”, foram as queixas de Sérgio Conceição, no rescaldo de um jogo marcado pelo lance arrepiante entre Kritciuk e Nanu, que acabou transportado para o hospital.

SAD do Benfica admite despedir JJ antes do Dragão. O Benfica assegurou a presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ao bater o Dínamo Kiev (2-0) e beneficiar da derrota (0-3) do Barcelona em Munique, mas a continuidade de Jorge Jesus está longe de garantida. Segundo o Record, os dirigentes encarnados admitem demitir o treinador ainda antes da primeira visita ao FC Porto, para a Taça de Portugal, que antecede o clássico no Dragão para o campeonato. Como o nosso jornal adiantou, um desaire diante da formação ucraniana precipitaria a saída do amadorense, de 67 anos. Na última jornada da fase de grupos, as águias ultrapassaram o Barcelona, carimbando a presença na fase a eliminar da competição, cinco anos depois, e permitindo à SAD arrecadar, no total, 54,3 milhões de euros, o maior prémio de sempre atribuído pela UEFA aos encarnados.
Mesmo assim, o treinador não evitou os assobios. A maior manifestação de desagrado aconteceu quando foram anunciadas as equipas. No final, quando recolheu aos balneários, já perto do túnel, foi alvo de contestação e viram-se lenços brancos.
Pelo que foi dado a observar, nem o sucesso na Champions, muito enfatizado pelo técnico no final do encontro – afinal, o Benfica ganhara a corrida ao Barcelona–, aliviou a pressão a Jesus. Depois do desafio com o Dínamo, o Benfica visitará o Famalicão, já no domingo, e receberá o Sp. Covilhã, na quarta-feira seguinte. Trata-se de um jogo em que estará em disputa a qualificação para a final four da Allianz Cup. Depois do empate a três bolas com o V. Guimarães, as águias precisarão de marcar pelo menos três golos e vencer por diferença de dois. Antes da primeira visita ao Dragão, a águia ainda recebe, diga-se, o Marítimo.
Com contrato até final da temporada e desejado pelo Flamengo, JJ está sobre brasas, depois da derrota no dérbi, que deixou as águias mais longe do topo da Liga Bwin (quatro pontos) e antes de novos jogos decisivos. O balão tem enchido e pode estar prestes a rebentar, sem que a Liga dos Campeões o tenha esvaziado.
Na Luz, segundo o diário, há muito que parte da Direção defende a saída do treinador. Além disso, as suas declarações após o encontro com o D. Kiev, assumindo que fora o único da estrutura que acreditava no desfecho do grupo, causaram algum desagrado. “Quando foi o sorteio, vi com a estrutura, Rui Costa, Rui Pedro Braz, Soares de Oliveira. Ninguém gostou, ficou tudo a tremer. Eu disse que nós íamos ser apurados, que seria Benfica e Bayern”, atirou.
Além de ter passado uma ideia de descrença dos restantes elementos da estrutura , na véspera JJ havia afirmando que “o grande objetivo” já tinha sido alcançado, numa alusão à entrada na fase de grupos da Champions.

O Grêmio desceu, esta madrugada, à Série B pela terceira vez na sua história. Apesar de ter vencido (4-3) os já campeões do Atlético Mineiro, os gaúchos precisavam que Bahia e Juventude perdessem os seus jogos. Ora, se o Bahia ajudou nas contas ao perder - e também descer - frente ao Fortaleza, por 2-1, já o Juventude bateu o Corinthians, por 1-0, salvando-se da descida de divisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...