29 dezembro 2021

Rafa e Seferovic lideraram a revolta na Luz; Alerta no Dragão! Além de Zaidu, Díaz, Uribe, Taremi e Corona também devem falhar jogo da Liga; Sporting vai dobrar vencimento de defesa

Se a ausência de Zaidu durante uma boa parte de janeiro já era transtorno suficiente, ficar privado de mais titulares (Luis Díaz, Uribe e Taremi) nos últimos dias do mês pode ser um problema para Sérgio Conceição. A hipótese é bastante real, por estar previsto um período FIFA para as datas de 24 de janeiro a 2 de fevereiro, que permitiu às confederações da América do Sul, da Ásia e da América do Norte – além da africana – agendarem jogos para uma fase em que os campeonatos europeus estão em curso. No caso do FC Porto, deverá afetar as opções para o encontro com o Marítimo, de dia 30, até porque do Irão já surgiram garantias de que Taremi estará entre os convocados de Dragan Skocic para os desafios com o Iraque (28 de janeiro) e os Emirados Árabes Unidos (1 de fevereiro), da fase de apuramento para o Mundial’2022. “O assunto [entre Taremi e Skocic] foi resolvido e, se Deus quiser, veremos o Taremi no próximo estágio”, afirmou Mojtaba Khorshidi, diretor-técnico dos “Leões da Pérsia”, cuja concentração para os jogadores que alinham fora do país arranca a 24 do primeiro mês do ano.
Luis Díaz e Uribe são os outros titulares em risco de falhar a jornada 20 do campeonato, até porque têm sido elementos imprescindíveis para o selecionador Reinaldo Rueda. Como se isso não fosse uma razão de peso, há ainda a questão desportiva para a Colômbia, que está numa situação delicada na caminhada para o próximo mundial. Os “cafeteros” defrontam o Peru (28 de janeiro) e a Argentina (1 de fevereiro) e precisam de vencer para não caírem dos lugares de apuramento. Depois, há ainda Corona, menos utilizado por Conceição até agora, mas que também poderá entrar em ação com a Jamaica, a Costa Rica e o Panamá. Por fim, Zaidu e Nanu, embora no caso de ambos dependerá muito do que as seleções da Nigéria e da Guiné-Bissau fizerem na Taça de África das Nações. Se avançarem até aos quartos de final (29 e 30 de janeiro), também serão baixas certas com o Marítimo.

Rafa e Seferovic lideraram a revolta na Luz. A passagem de Jorge Jesus pelo Benfica chegou ontem ao fim e, para este desfecho, muito contribuiu o ruir da relação entre o treinador e o os jogadores. Para tal, a decisão do amadorense em colocar Pizzi a treinar à parte, depois do jogador ter questionado a falta de empenho da equipa frente ao FC Porto e algumas decisões do treinador, teve um papel preponderante. Na segunda-feira, dia do regresso ao trabalho, Jesus reuniu o plantel num anfiteatro do Benfica Campus antes do treino, e pediu que Pizzi lhe repetisse, cara a cara, o que havia dito no balneário do Dragão. O treinador alegou que o ‘21’, um dos capitães, terá sido insultuoso para com ele. Pizzi negou, mas Jesus vincou logo ali que o jogador não voltaria a treinar com o restante plantel, algo que indignou o grupo. Seferovic e Rafa foram dos que mais se revoltaram e verbalizaram o desagrado por tal medida e, mesmo na cara do técnico, lamentaram que aquela conversa estivesse a ter lugar, em vez de estarem focados na preparação do segundo encontro com o FC Porto, amanhã, desta vez para a Liga Bwin. Mas como Jesus não alterou a sua decisão os jogadores, já sem a equipa técnica por perto, decidiram que não treinariam sem o companheiro. Foram os capitães que comunicaram a decisão de que não iriam para o campo, o que motivou a intervenção de Rui Costa, escreve o Record.
O presidente do Benfica, quando tomou conhecimento desta iniciativa, foi chamado e apelou aos jogadores para que treinassem normalmente, explicando, ainda, que a situação do transmontano viria a ser resolvida. O líder do clube da Luz nunca afirmou que a saída de Jorge Jesus estaria consumada, mas gerou-se essa expectativa. A confirmação chegou ontem, quando os jogadores chegaram ao Benfica Campus, para o treino marcado para as 10h00. A sessão seria adiada para a tarde, já sob o comando de Nélson Veríssimo, técnico que estava com a equipa B no norte e que foi chamado para assumir o comando da formação principal.
Mas o pequeno-almoço estava preparado e, antes de deixarem o Benfica Campus, os jogadores ainda comeram todos juntos, mas sem a equipa técnica. A verdade é que o ambiente ontem esteve bem mais desanuviado. 

Sporting vai dobrar vencimento de defesa. Segundo o jornal Record, o Sporting vai, em janeiro, renovar o contrato de Gonçalo Inácio. Aos 20 anos e um estatuto de titular indiscutível – hoje, depois da 16.ª jornada da Liga Bwin, onde jogará de início pela 40.ª vez sob a batuta de Rúben –, o canhoto deverá colocar o preto no branco logo em janeiro, isto após várias semanas de negociações, que estão a chegar a bom porto: aumentará a ligação aos leões de 2025 para 2026 e verá o ordenado, atualmente nos 100 mil euros líquidos por temporada, pelo menos dobrado. A cláusula, de 45 M€, fica como está.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...