18 dezembro 2021

Hulk: "Não sei se termino aqui ou volto ao FC Porto"; JJ dá o 'não' ao Flamengo. Brasileiros não desistem; Everton Cebolinha na mira da Bundesliga; Neemias Queta estreou-se na NBA

Não é o momento. No futebol, mais do que em muitas outras atividades, é o presente que determina o futuro. E o presente de Jorge Jesus é o Benfica, entendendo o treinador que esta não é a altura ideal para voltar ao Flamengo, por mais vontade que dirigentes e adeptos do emblema brasileiro desejem o seu regresso e por mais vontade que o próprio treinador, de 67 anos, também tenha de voltar a um local onde construiu o maior sucesso da carreira dele, escreve A Bola.
Segundo o diário, por questão de cortesia, Jesus aceitará tomar o tal café com os dirigentes brasileiros, mas não mais do que isso, não desejando entrar em pormenores relacionados com ofertas contratuais. Ainda assim, dificilmente o encontro poderá ocorrer já nas próximas horas, uma vez que o Benfica joga amanhã, na Luz, com o Marítimo. A acontecer esse encontro, só depois do jogo com os insulares.
Toda esta situação tem gerado, ainda assim, algum desconforto junto da SAD encarnada pelo nome do treinador continuar a ser associado ao Flamengo. Numa semana com jogo de Campeonato, onde importa não perder mais terreno para os rivais, e com dois clássicos para preparar à porta, na Luz exige-se concentração absoluta no momento que a equipa atravessa.

"Queremos fazer mais história com ele". Na partida para Lisboa, no aeroporto do Rio de Janeiro, em declarações à imprensa brasileira, o vice-presidente e diretor-executivo para o futebol do Flamengo, Bruno Spindel, detalhou os motivos da viagem a Portugal.
"A ideia é ter uma conversa com o Jorge Jesus. Ele tem uma história linda no Flamengo. Existe uma grande amizade comigo, com o Marcos Braz, com o presidente, com muita gente no Flamengo. Com a equipa técnica também. Fez um trabalho de muito sucesso. Trata-se de uma pessoa fantástica, um treinador fora de série e não há nada mais justo do que falarmos com o míster e perceber as possibilidades, os planos e claro que gostaríamos que ele estivesse connosco no Flamengo para fazer mais historia. Gostaríamos que ele tivesse aqui connosco mais uma vez", começou por dizer o dirigente do emblema carioca, ciente das dificuldades em levar Jesus para o Brasil mais uma vez.
"Temos de ter essa conversa. Gostaríamos que ele estivesse aqui connosco, novamente. Sabemos que tem contrato com o Benfica e esta é uma janela complicada para os treinadores europeus. A temporada termina a meio do ano e é difícil contratar", complementou.

O Borussia Dortmund está atento a Everton. Segundo o jornal Record, já perto do fecho da última janela de verão, o emblema da Bundesliga ainda fez uma abordagem no sentido de explorar a campanha cinzenta que o internacional brasileiro havia feito de águia ao peito naquela que foi a sua época de estreia na Europa, mas na altura tudo esbarrou desde logo na vontade do jogador em querer afirmar-se primeiro de águia ao peito. Agora, continua a seguir de perto a evolução do camisola 7 das águias, precisamente face à desvalorização de mercado de que o criativo possa ser alvo nesta altura. Essa é, aliás, a preocupação do empresário do jogador, que ao jornal havia sublinhado o alarme pela utilização de Everton como ala.
“Se continuar assim, vamos ter de tirar o jogador daí, para que o Benfica não fique prejudicado. [...] Jorge Jesus está a acabar com um jogador por quem o Benfica pagou 20 milhões de euros”, atirou Márcio Cruz, receando que nos dias que correm seja muito difícil aos encarnados sequer conseguirem reaver o investimento feito no ex-Grémio. De resto, o radar do emblema de Dortmund está bem ligado para o que acontece na Luz. Ainda recentemente o responsável da prospeção dos alemães, Markus Pilawa, esteve reunido com o empresário de Darwin Núñez, alvo do Borussia para a possível rendição de Haaland. Os germânicos têm-se feito representar na Luz em jogos da Liga dos Campeões e estão naturalmente despertos para as qualidades dos jogadores encarnados. Nesta época, depois de um arranque pouco brilhante, no mês passado começou a mostrar-se bem mais perto daquilo que justificara a sua contratação, fazendo três golos e outras tantas assistências em apenas dois jogos (Sp. Braga e P. Ferreira).
Na Luz, a postura é clara relativamente ao criativo: em janeiro, não há margem para negociar, sabendo-se que há um contrato válido até 2025.

"Estive tentado a ir para o FC Porto". Dezoito anos depois de deixar o Brasil, onde como sénior só fez dois jogos, pelo Vitória da Baía, Hulk voltou ao país natal em nome dos filhos. As propostas "choveram", com FC Porto e Benfica na corrida para o contratar, e o avançado admitiu ao jornal O Jogo que a possibilidade de voltar ao Dragão o deixou indeciso.
"Houve contactos. O Nuno Ferreira, meu empresário, conversou com o pessoal do FC Porto, com o Vítor Baía e até com o presidente, e apresentaram uma proposta. Confesso que fiquei muito balançado em ir para o FC Porto, porque é um clube que mora no meu coração. Toda a gente sabe que sou portista e que vou estar sempre torcendo pelo FC Porto. O que falhou? Como já disse, o que pesou mais na minha escolha foi querer estar com os meus filhos. Estive nove meses sem os ver por causa da pandemia, quando eu estava na China, e o que mais queria era estar com eles. Mas houve conversas com o FC Porto, sim", disse o internacional brasileiro, não fechando a porta a um possível regresso.
"Deixo sempre o meu futuro nas mãos de Deus. A gente não sabe o amanhã, mas o que posso dizer é que hoje estou muito feliz no Atlético, onde conquistei esse título tão importante. Não posso responder-te se vou embora amanhã do Atlético, se vou terminar a minha carreira aqui ou se vou voltar a jogar no FC Porto".
Hulk voltou ainda a referir a oferta recebida por parte do Benfica e o ´não' que deu aos encarnados.
"Benfica? Contactou, através do Nuno Ferreira, e até fizeram uma proposta muito melhor do que a do Atlético. Agradeci ao pessoal do Benfica pelo respeito, sabendo da minha história no FC Porto, mas disse-lhes que não dava, porque em Portugal só jogarei no FC Porto. Toda a gente sabe o carinho e o respeito que tenho pelo FC Porto, não ia arranjar uma dor de cabeça desnecessária", explicou.

O dia 18 de dezembro de 2021 é aquele que nenhum fã português da NBA vai esquecer. Neemias Queta tornou-se, aos 22 anos, o primeiro português a participar num jogo da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao disputar os primeiros 7.44 minutos da época pelos Sacramento Kings, que o elegeram no draft de 2021.
O jogador nascido no Barreiro estreou-se com cinco ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento, tendo ainda falhado os quatro tiros de campo tentados - três tapinhas -, no desaire caseiro dos Kings com os Memphis Grizzlies (105-124).

1 comentário:

  1. Afinal o Nhaga é o pintinho da costa pelo menos recebe como se uma bruxa fosse. É cada gelado na testa....!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...