11 dezembro 2021

Grimaldo trava renovação e Premier League 'chama-o'; Quem não vai renovar e sair a custo zero do Benfica; Sérgio Conceição 'contorna' castigo e vai para o banco; "Gostava que JJ ganhasse mais títulos no Benfica e treinasse o Brasil"; Besiktas quer levar treinador da Liga

Sérgio Conceição começou ontem a cumprir o castigo de 15 dias imposto pelo Conselho de Disciplina (CD), mas hoje mesmo o FC Porto dará início à defesa que permite ao treinador estar amanhã no banco, a orientar a equipa frente ao Braga. A suspensão de Sérgio, por críticas à arbitragem do Belenenses-FC Porto (fevereiro), foi determinada por um elemento singular do CD e terá de ser o pleno deste órgão a receber o recurso que o clube vai enviar hoje – o prazo termina amanhã. Este passo é suficiente para suspender a execução do castigo, pelo menos até que o pleno do CD anuncie a decisão. Se a reapreciação mantiver o castigo, este volta a ficar automaticamente em vigor e só aí é que o FC Porto poderá bater à porta do Tribunal Arbitral do Desporto, que tem a legitimidade para suspender outra vez a punição. Uma sucessão de etapas que os dragões vão seguir não só para defender o treinador, mas também para tentar mantê-lo sempre junto da equipa até que todas as instâncias jurídicas se esgotem. Depois do Braga, amanhã, o FC Porto defronta o Rio Ave, na quarta-feira, o Vizela, no dia 19 e termina 2021 com um duplo confronto com o Benfica, a 23 e a 30 de dezembro.
Para já, está garantida a presença de Sérgio Conceição no banco para atingir o 150.º jogo no campeonato, ao serviço dos azuis e brancos. A caminhada começou em 2017/18 e já valeu dois títulos ao FC Porto, além de uma escalada significativa na história dos treinadores do clube. Sérgio é o terceiro com mais partidas disputadas no principal escalão, atrás de Artur Jorge (188) e José Maria Pedroto (236), mas a percentagem de vitórias (77,8%) só é ligeiramente ultrapassada por Vítor Pereira (78,3%), entre os treinadores que orientaram o FC Porto por mais do que uma temporada. Já na longevidade, na era Pinto da Costa, Conceição tem um registo ímpar, é o primeiro a sentar-se no banco por mais do que quatro épocas.

Grimaldo trava renovação e Premier League 'chama-o'. O Benfica está a sentir dificuldades para selar a renovação de Grimaldo. Os primeiros contactos arrancaram há semanas mas, segundo o jornal Record, o ala-esquerdo, de 26 anos, vem mostrando – através da empresa que o representa, a Wasserman – resistência a prolongar o contrato na Luz para lá do atual término (2023). Na prática, o canhoto tem mais uma época e meia de ligação aos encarnados, sendo que, dentro de pouco mais de um ano, poderá comprometer-se com novo emblema na condição de jogador livre.
Ora, esta é uma preocupação da SAD liderada por Rui Costa e é precisamente por isso que as águias desejam renovar o contrato, reforçando uma ligação que possa naturalmente dar também mais peso negocial numa eventual transferência de um dos jogadores mais utilizados por Jorge Jesus. O diário escreve ainda que esta resistência do espanhol tem relação direta com o assédio de outros clubes, nomeadamente da Premier League, onde a dita Wasserman tem reconhecida influência no mercado.
Representantes desta empresa têm previsto sentar-se à mesa com Rui Costa no sentido de fazer um ponto da situação e explicar pessoalmente ao presidente benfiquista o que está em causa. Na Luz, a renovação do ‘3’ é considerada prioritária, até face ao dito cerco de outros emblemas. E o Benfica não quer correr o risco de Grimaldo sair a custo zero.

Svilar prefere deixar a Luz. Svilar é outro dos processos de renovação que a SAD tenta agilizar mas, ao que o jornal Record apurou, o jovem guarda-redes está nesta altura decidido a deixar a Luz. Aos 22 anos, o internacional sérvio prefere mudar de ares, de forma a tentar garantir utilização mais regular, algo que não tem acontecido de águia ao peito – desde que chegou ao Benfica, fez apenas 23 jogos pela equipa principal, um número escasso tendo em conta que esta é já a sua quinta temporada pelos encarnados. Em janeiro, o ‘keeper’ pode comprometer-se com novo emblema como jogador livre, pelo que, tendo vários clubes interessados, a sua expectativa passa por deixar o Benfica – onde também chegou a custo zero – no final da época.

"Gostava que JJ ganhasse mais títulos no Benfica e treinasse o Brasil". Jonas quer ver Jorge Jesus a conquistar mais títulos pelo Benfica antes de se mudar... para a seleção brasileira. O ex-jogador das águias concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, na qual analisou a prestação do Benfica até ao momento e todo o 'burburinho' à volta do treinador dos encarnados.
"Desde 2016 que o Benfica não passava aos oitavos da Champions, não era? Ainda eu estava lá... Fiquei contente, vibrei, como disse, e fiquei com esperanças. No campeonato, fiquei triste, claro, por perdermos o dérbi e nos atrasarmos um pouco em relação aos rivais, mais ainda falta muito, ainda dependemos só de nós, ganhando os clássicos, por exemplo, passamos para a frente. Só temos é menos margem para errar", lançou Jonas sobre a prestação do Benfica nesta época.
Sobre a constante associação de Jorge Jesus ao Flamengo, o antigo goleador dos encarnados vê como inevitável, mas aponta para outro caminho. "O Jorge Jesus vai ser sempre falado no Flamengo. Se o clube estiver bem, um pouco menos falado, se estiver mal, falado a toda a hora, não adianta. Vai ser sempre assim até ao dia que voltar, se voltar. Mas eu tenho uma opinião diferente: gostava que ele ganhasse mais títulos no Benfica durante mais um tempo e depois voltasse para cá - mas não para o Flamengo, para a seleção do Brasil", afirmou o ex-avançado das águias.
Na hora de recordar amigos de Portugal, Jonas lembrou um que agora é 'rival', mas que na época era inteligente e "palhaço" ao mesmo tempo. "Lembro-me que o Rúben Amorim foi o  primeiro jogador do Benfica que eu vi logo quando cheguei, lá ao Seixal. Ele estava lesionado e eu cheguei também para fazer trabalho físico. Antes de tudo, ele era um palhaço, sempre a fazer piada, sempre a fazer rir, atormentava a vida de todos nós, principalmente do departamento médico, mas no campo eu já notava que ele era muito inteligente. Se eu sabia, naquele tempo, que ele iria ser um treinador tão bom? Não, claro que não, mas que ele tinha essa inteligência, tinha. E está mesmo a fazer um ótimo trabalho, jogadores como Pote ou Palhinha, por exemplo, são excelentes, mas vê-se que melhoraram muito com ele", reconheceu o ex-jogador do Benfica.
Longe dos relvados desde 2018/19, Jonas continua muito ligado ao Benfica. Nesta temporada vê o 'seu clube' em terceiro lugar da I Liga, com menos quatro pontos que os rivais FC Porto e Sporting, e ainda nos 'oitavos' da Liga dos Campeões, depois de um apuramento bastante suado.

Bruno Pinheiro, treinador do Estoril, está na lista de candidatos a assumir o comando técnico do Besiktas. Os turcos estão em busca do sucessor de Sergen Yalcin, que se demitiu devido aos maus resultados (a equipa segue num modesto 9º lugar da Liga), e já terá existido uma primeira abordagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...