22 dezembro 2021

Advogado de JJ aponta o dedo: "Jaime Antunes foi dos principais críticos de JJ, não era a pessoa certa para o defender. Devia ter sido Rui Costa"; "Benfica tem uma defesa velha e lenta e um meio-campo muito frágil a defender"

Jorge Jesus implementou o sistema de três centrais no Benfica na última temporada, sobretudo depois da chegada de Lucas Veríssimo que passou a fazer tripla com Otamendi e Vertonghen. Com a lesão do internacional brasileiro, o técnico do clube encarnado não alterou o sistema defensivo e passou a utilizar André Almeida na vaga deixada em aberto por Lucas Veríssimo, numa fase em que se chegou a colocar a hipótese de ser lançado ou Morato ou Tomás Araújo no eixo defensivo, ou até mesmo existir uma mudança para um sistema de dois centrais.Mas Jorge Jesus manteve a dinâmica defensiva da equipa com recurso a três defesas que, fundamentalmente, são cinco quando é preciso defender, uma vez que Grimaldo à esquerda e o lateral do lado direito (Gilberto ou Diogo Gonçalves, normalmente) recuam para ajudar a 'fechar'. Só que, apesar dos vários elementos que tem a povoar a zona defensiva, o Benfica não tem evitado sofrer alguns golos.
Tiago Fernandes, antigo treinador do Sporting e de outros emblemas nacionais, entende que a defesa que Jorge Jesus apresenta atualmente na Luz tem alguns problemas, que este procurou detalhar na emissão do canal RTP 3.
"Na minha opinião, este sistema do Jorge Jesus tem dois problemas. Tem uma defesa que é velha e lenta e tem um meio-campo muito frágil a defender", destacou o ex-técnico verde e branco.
Para Tiago Fernandes, "juntando as duas coisas no processo defensivo" isso acaba por revelar "muitas dificuldades" para a formação encarnada durante as partidas.
"Na transição e no momento da organização defensiva porque recupera poucas bolas", comentou Tiago Fernandes, vendo Rafa Silva como um elemento que poderá apoiar os companheiros a 'quebrar' as investidas dos adversários.
"O facto de jogar com dois avançados e Rafa ser o terceiro médio, na transição defensiva, como é um jogador muito rápido e que reage rapidamente nas transições, recupera muita bola em zonas altas."
Com Rafa Silva a funcionar nestas funções e com as suas características, Tiago Fernandes entende que o Benfica "ganha um homem de meio-campo". "Rafa sente-se muito bem naquela posição", completou Tiago Fernandes, durante a emissão no canal público de notícias onde deixaria ainda elogios para Otamendi.
"Os defesas não têm idade. Aliás, o Otamendi é dos melhores centrais ainda", finalizou o antigo treinador verde e branco, com vasta experiência na formação e com uma passagem pela equipa principal leonina, além de ter orientado outros emblemas nacionais.

Advogado de JJ diz que técnico deveria ter sido defendido por Rui Costa. O advogado de Jorge Jesus, Luís Miguel Henrique, a propósito do ambiente à volta do técnico no Benfica — quando já no passado domingo dissera que «não é fácil» —, afirmou, de novo na CNN Portugal, onde é comentador, que devia ter sido o presidente do clube da Luz, Rui Costa, a sair em defesa de Jorge Jesus após a derrota no dérbi e a contestação que houve na Luz, e não o vice-presidente Jaime Antunes, elemento que, lembrou, tem passado de criticismo para com Jesus.
«O Jorge [Jesus] sabe defender-se. Mas achei estranho que quando foi feito tivesse sido Jaime Antunes a fazê-lo num primeiro momento. Realmente, achei... Se era para fazê-lo, não era assim. Não era o dr. Jaime Antunes que deveria ter feito aquilo, mas pode alguma coisa ter-me escapado...», começou por dizer Luís Miguel Henrique, prosseguindo: «[Deveria ter sido outra pessoa a fazê-lo?] É, até porque durante muitos anos o dr. Jaime Antunes foi dos principais críticos de Jorge Jesus, não era a pessoa certa. Quem tem um bocadinho de memória percebe isso... Se era para fazer efeito, devia ter sido Rui Costa.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...