27 novembro 2021

CM diz que FC Porto quer dinheiro das arábias. Vitor Baía esclarece tema delicado; FC Porto vai fazer propostas de renovação por Corona e Mbemba; Belenenses SAD com 17 casos (!!!) de Covid quer ir a jogo com o Benfica

Um surto de covid-19 no Belenenses coloca a receção ao Benfica, agendada para esta noite, em risco. Ontem à tarde, as más notícias chegaram aos azuis do Jamor, quando os resultados dos testes revelaram que havia 17 elementos da estrutura infetados, 14 jogadores e três treinadores, nos quais está incluído Filipe Cândido. De imediato, a SAD liderada por Rui Pedro Soares contactou a Liga e a Direção Geral de Saúde (DGS),ficando nas mãos de um delegado de saúde a avaliação sobre a viabilidade deste dérbi lisboeta. Basicamente, a função deste profissional de saúde, indicado pela DGS, será analisar a situação e determinar se há contactos de riscos que justifiquem o isolamento de todo o plantel do Belenenses. Caso isso aconteça, o encontro terá de ser adiado. Contudo, até à hora do fecho desta edição, ainda não tinha sido tomada qualquer decisão oficial.
Apesar do número grande de infetados o adiamento do encontro não era um cenário colocado pela estrutura que lidera o futebol profissional do Belenenses. Aliás, desde a primeira a hora, os dois clubes determinaram que o encontro se deve realizar na data agendada, salvo indicação em contrário.
Além destes elementos que testaram positivos, cujas identidades não foram reveladas, a equipa treinada por Filipe Cândido tinha já seis baixas confirmadas para o dérbi lisboeta com o Benfica: Afonso Sousa, Alisson Safira, Rafael Camacho, Francisco Teixeira, por lesão; Cafu Phete (suspensão) e Sithole (retido na África do Sul, por problemas burocráticos). A estas certezas, juntavam-se as dúvidas sobre a disponibilidade de Luiz Felipe e Sandro, dois jogadores que treinaram condicionados nos últimos dias e que podiam não estar aptos para ir a jogo.
Mesmo assim, os regulamentos da Liga consideram que pode haver jogo, desde que uma equipa apresente sete jogadores, entre os quais um guarda-redes e um capitão. Nesse aspeto, apesar das limitações, o Belenenses pode não apresentar 20 elementos na ficha de jogo, mas tem condições de entrar em campo com 11. A SAD tem 38 atletas inscritos na Liga, alguns deles da formação de sub-23, jovens que se podem estrear hoje na Liga Bwin, caso haja jogo.

FC Porto quer dinheiro das arábias. O FC Porto está à procura de parceiros que invistam no capital da sua SAD para resolver a crise financeira em que mergulhou e acredita que a solução virá das Arábias. Segundo o jornal CM, seja diretamente ou através de intermediários de confiança, a cúpula portista tem desenvolvido contactos com empresas e fundos de investimento originários do Médio Oriente, nomeadamente do Dubai, Qatar e Arábia Saudita.
Estas diligências devem-se à débil situação das contas portistas. Os dragões fecharam o exercício relativo à época 2020/21 com um passivo superior a 526 milhões de euros. E é cada vez mais difícil obter liquidez para as contas do dia a dia. As receitas dos direitos televisivos já estão hipotecadas até setembro de 2025 e, em dois a três anos, essa fonte vai secar.
Os portistas tiveram recetividade nas sondagens efetuadas, fruto das boas campanhas na Champions, mas esbarraram sempre no mesmo entrave: nenhum investidor aceita suportar centenas de milhões de euros de dívida sem deter a maioria das ações e ter o controlo efetivo da SAD.

No mesmo dia em que o CM escreve essa notícia, Vitor Baía, administrador da SAD azul e branca, dá uma grande entrevista ao jornal JN onde fala, entre muitos outros temas, da eventual entrada de um investidor estrangeiro na SAD.
Temos tido muitos contactos de investidores estrangeiros, o que é um sinal da pujança do nosso clube. Há muitos investidores a querer saber as condições de uma eventual entrada no nosso capital. Nunca com maioria. Essa será sempre do clube. Neste momento, ainda achamos que não está a ser dada a valorização adequada às nossas participações. Além disso, o investidor que surgir terá de ser alguém identificado com o nosso ADN, com a cultura e com a história deste clube. Se o futuro dos clubes portugueses passará muito por esse tipo de investidores? Penso que será inevitável, mas o nosso princípio é que quem vier terá de valorizar bem a marca FC Porto, mantendo-se sempre como acionista minoritário", disse o ex-guarda-redes.

FC Porto vai fazer propostas de renovação por Corona e Mbemba. As notícias que haviam surgido davam conta que os dragões não iriam avançar para as renovações, mas Vítor Baía confirma que haverão propostas.
"Há negociações para serem iniciadas, as propostas irão surgir e nós sabemos até onde podemos ir. Não vamos cometer loucuras, mesmo sendo jogadores muito importantes e que nos interessam. Hão-de ter propostas para renovar e é prematuro estar a falar em saídas", disse.

4 comentários:

  1. 1)-Pinto da Costa suspeito de usar família para desviar dinheiro do clube

    O semanário Expresso noticia na sua edição de hoje que o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, «é suspeito de usar a família para 'burlar' o FCP»

    «As ordens que Rosário Teixeira deu aos inspetores da Autoridade Tributária (AT) eram claras:
    não podiam deixar escapar um único pagamento feito pelo FC Porto a pessoas e empresas próximas de Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder do clube.

    Aliás, as ordens eram para escrutinar todos os pagamentos feitos a familiares do presidente da SAD portista.

    As buscas da Operação Prolongamento, que se realizaram esta segunda-feira, confirmaram as suspeitas iniciais do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP):

    a ex-mulher Fernanda Miranda recebeu milhares de euros das contas do clube para o pagamento de leasings.

    Mas não foi a única.

    O Expresso sabe que existe pelo menos mais uma pessoa do círculo íntimo de Pinto da Costa que terá beneficiado do dinheiro saído dos cofres do Estádio do Dragão.

    'Uma das pistas seguidas nas buscas foram as transações realizadas fora do universo do futebol', diz uma fonte próxima do processo», pode ler-se na notícia.

    2)-mas A MAIOR CORRUPÇÃO E OS CASOS PIORES são e foram no SPORTING ...
    desde o BES-Angola de Sobrinho e Ricciardi,
    até assaltos a casas de idosos por um vice-presidente,
    com depósitos nas contas dos árbitros,
    invasões e agressões a jogadores em Alcochete,
    perdões bancários, VMOC, Palhinhas, transferências faz de conta por milhões com o fcp, etc,
    mas inacreditavelmente não investigadas...
    mas como disse um dia, o Varandas:

    «Tenho na minha lista
    dois juízes-conselheiros do Supremo,
    um procurador da República,
    e um juiz-desembargador.
    Acha que estas pessoas não vão fazer braço-de-ferro na justiça pelo Sporting?»

    Será??? Tu queres ver que...!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como portista e socio do fcporto espero que seja tudo investigado ate ao TUTANO.Nao deve ser coincidencia o fcporto ser quase sempre o clube portugues com melhores resultados na champions league ganhando muitos milhoes mas mesmo assim é o clube portugues ha varios anos com mais dividas ou maior passivo.Tambem nao deve ser coincidencia o fcporto ha varios anos deixar varios jogadores sairem a custo zero.No fim da epoca é a vez do mbemba e corona sairem a custo zero.Agora ate pagamos as rendas da casa das ex mulheres do nosso presidente.È altura de dizer BASTA!!!

      Eliminar
  2. Sobre o jogo do Benfica com os B-SAD: acho muito bem que joguem. Afinal, que diferença faz perder por 1 ou por 10 se a B-Sad é para acabar? Força, Belenenses! O caso do Porto é curioso: vão aparecer por aí umas quantas empresas dirigidas por maluquinhos que - imagine-se!- vêm meter 550 MEuros no clube e deixam a gestão nas mãos de portistas com adn que, muito provavelmente, foram quem deixou que as Contas seguissem para onde estão. Bobi, perdão, Baía, meu anjo(la), acabaste de dar um grande frango!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pelo contrário

      eles querem jogar para contaminarem a equipa do benfica

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...