23 setembro 2021

“Rui Costa nem sequer foi um bom administrador, como pode ser bom presidente?"; "O Sporting tem duas equipas para poder lutar sempre pela vitória"

O treinador do Marítimo, Júlio Velázquez, defende que "pontuar seria muito positivo, mas ganhar seria excecional", antecipando o jogo diante do campeão Sporting, da sétima jornada da Liga Bwin.
"Pontuar já seria muito positivo, mas ganhar seria excecional. Sabemos que não vai ser fácil, mas trabalhámos bem durante a semana", destacou o técnico "verde rubro", admitindo que se aproxima um jogo de "máxima dificuldade, num contexto muito difícil, diante do atual campeão nacional.
Júlio Velázquez desvalorizou a derrota expressiva (5-1) que os leões sofreram na Liga dos Campeões, diante do Ajax. Explicando que não vê uma equipa fragilizada, mas sim "recheada de bons jogadores, com muita qualidade, liderada por uma equipa técnica muito competente", ressalvando que "não deve ser fácil competir ao mesmo tempo na Liga dos Campeões, na I Liga, entre outras competições".
O técnico espanhol, não poupou elogios ao conjunto de Alvalade, descrevendo-o como "uma equipa muito bem trabalhada, com ideias muito claras" e com "mérito no lançamento de jogadores jovens e na sua consolidação".
"[É preciso] jogar com coragem, ideias claras, entusiasmo e motivação" pediu o técnico maritimista, que não descura de "índices de concentração, ativação e intensidade altíssimos do início ao fim" para poder alcançar um resultado favorável.
Quando questionado sobre o baixo número de remates à baliza (seis) no último encontro, diante do Famalicão, o treinador, de 39 anos, recusou qualquer "dificuldade nesse sentido".
"Não concordo que tenhamos dificuldade nesse sentido. Estamos a gerar situações de perigo em todos os jogos. Falta-nos aumentar um pouco a definição em momentos concretos, que nos permitiriam, por exemplo, no jogo do Arouca, fechar o resultado com um 3-1, numa dinâmica normal", frisou, enfatizando que a formação madeirense "produz o suficiente para estar em condições de ganhar todos os jogos".
O Marítimo mantém as baixas do último encontro, Joel e Beltrame que recuperam de lesão. O médio Diogo Mendes, que saiu queixoso no encontro frente ao Famalicão, recuperou em tempo recorde e "está apto, mas não a 100%".
"Diogo Mendes será opção. Afinal, está apto e contamos com ele. Pode ser titular ou pode ficar no banco, mas integrará a convocatória, mas não está a 100%", declarou.
Sobre a possível ausência de Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves, Júlio Velázquez observou que "o Sporting tem duas equipas para poder lutar sempre pela vitória", reforçando que as possibilidades no plantel do adversário "são amplas".

“Rui Costa nem sequer foi um bom administrador, como pode ser bom presidente?" O antigo vice-presidente do Benfica manifestou-se hoje preocupado com o cenário com que o clube da Luz se depara. Um dia depois de oficializada a candidatura de Rui Costa, e perante um cenário de provável vitória do atual presidente, Gaspar Ramos deixa uma pergunta: “Se Rui Costa nem sequer um bom administrador de futebol, como pode ser um bom presidente?”.
Em declarações à Renascença, Gaspar Ramos sustenta ainda que não foram criadas as condições para que outras candidaturas se apresentassem aos sócios, situação que deixa via aberta para Rui Costa ser legitimado no cargo, nas eleições de outubro. Acresce que houve, segundo Gaspar Ramos, "um movimento natural para promover Rui Costa", em paralelo com resultados desportivos positivos, no campeonato e na pré-eliminatória da Champions.
"Quando se marcam eleições com um período tão curto de tempo para se apresentarem candidatos, naturalmente não é fácil aparecer gente credível que possa avançar, considerando que há um movimento natural para promover a candidatura do Rui Costa", aponta.
Nesta entrevista, o antigo dirigente encarnado vai mais longe e acusa alguns elementos da direção de se manterem no cargo com a vitória de Rui Costa no ato eleitoral do próximo mês.
"Há um movimento que tem muito que ver, do meu ponto de vista, com a conveniência, ou o interesse de alguns elementos da direção (não digo que sejam todos) em continuar. Portanto, empurram o Rui Costa para esta candidatura, um pouco como fez Luís Filipe Vieira", refere.
Para Gaspar Ramos, "as pessoas andam de certo modo iludidas" com Rui Costa. O antigo futebolista "é uma figura importante, que o próprio Luís Filipe Vieira utilizou, mas mesmo como administrador do futebol foi mau".
"Eu estou à vontade porque o critiquei a administração de Luís Filipe Vieira em relação ao futebol. E o Rui Costa fazia parte da administração de Luís Filipe Vieira e nunca se levantou a contestar as tomadas de decisão do Luís Filipe Vieira e, portanto, é conivente com essa mesma administração", acusa.
Gaspar Ramos não encontra no atual presidente o perfil para liderar um clube com a dimensão dos encarnados: "Além de que o presidente do Benfica ter de ter a capacidade de um verdadeiro gestor. O Benfica é uma empresa, além de ser um dos maiores clubes mundiais. Eu não posso entender que o líder de uma direção não tenha a capacidade, a imagem, o prestígio correspondente à grandeza de um clube como o Benfica".
Nesse sentido, é com natural preocupação o antigo vice-presidente olha para o futuro próximo do clube lisboeta, não obstante os bons resultados na I Liga, apenas com vitórias nas seis primeiras jornadas, bem como a difícil qualificação para a Liga dos Campeões. 
Os bons resultados da equipa de Jorge Jesus não permitem algo que Gaspar Ramos considera essencial: "Fico preocupado porque o Benfica precisava de mudar de ciclo. De constituir uma direção de grande credibilidade, de grande benfiquismo, paixão benfiquista, para conduzir o Benfica nesta transição".
E dadas as circunstâncias, Gaspar Ramos adivinha que a próxima direção adotará o mesmo projeto de Luís Filipe Vieira, com a maioria dos elementos da atual direção. 
Os sócios do Benfica são chamados às urnas no próximo dia 09 de outubro. Ontem, Rui Costa oficializou a sua candidatura, já depois de se saber que João Noronha Lopes não se recandidataria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...