22 setembro 2021

Pérola do FC Porto em grande destaque em Espanha. "O 'Vinícius' que faz o FC Porto esfregar as mãos: o miúdo que devora rivais"; Negócios entre FC Porto e Vitória SC. “Não há ganhos nem perdas financeiras”

Convidado pelo jornal Record a ‘desembrulhar’ os dados conhecidos destes negócios com jovens jogadores, entre o FC Porto e o V. Guimarães, o Professor do Departamento de Economia da Universidade do Minho, Paulo Reis Mourão, notou: “Dá a entender que há uma troca ao jeito de ‘toma lá dá cá’, em que não há ganhos nem perdas financeiras, quer de um lado, quer do outro. Também mostra que há uma relação estratégica entre as sociedades. Creio que estes negócios podem ser assim interpretados.” Segundo o especialista em economia do desporto há também um certo risco, porque “é mais fácil haver uma aposta clara, forte, num futebolista que está numa fase de consagração, do que propriamente naquele que se apresenta em início de carreira”. Paulo Reis Mourão explicou ainda que “os jovens que transitam dos juniores para as equipas seniores têm uma contabilização diferente” nas contas. “A própria evolução do valor de mercado, a menos que haja uma atualização contratual, o que pode sempre acontecer, está condicionada. Por outro lado, transitando para outro clube têm uma valorização mais condizente com o valor de mercado”. No entanto, prossegue Paulo Reis Mourão, “em termos contabilísticos não se verifica um aumento do ativo, mas há uma melhoria dos fluxos monetários”.

"O 'Vinícius' que faz o FC Porto esfregar as mãos: o miúdo que devora rivais". O jornal 'AS' destaca na sua rubrica 'Ojo Clínico', o jovem extremo portista Umaro Candé, num artigo em vídeo com o título "O 'Vinícius' que faz o FC Porto esfregar as mãos: o miúdo que devora rivais".
Na análise feita, o jornal espanhol destaca a juventude do extremo (16 anos), a sua capacidade de finta, velocidade e faro pelo golo. Os elogios vão mais longe, colocando o jovem na linha de sucessão a outros jogadores que se destacaram na faixa como "Cristiano Ronaldo, Neymar, Mbappé, Vinícius ou Hazard".
Umaro Candé, refira-se, renovou recentemente contrato com o FC Porto até 2024, estando de momento integrado na equipa de juniores, pese embora ainda ter idade de juvenil. Na semana passada, na Youth League 'apresentou-se' aos espanhóis diante do At. Madrid, ao destacar-se na vitória sobre os colchoneros (sofreu um penálti que resultou num dos golos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...