17 setembro 2021

"Não se vai sentir a falta do Gonçalo Inácio"; Jogadores com auriculares? Há quem o defenda na Alemanha

Com 34 anos, Julian Nagelsmann faz parte de uma nova onda de treinadores no mundo do futebol, com uma atenção especial a todos os pormenores que podem fazer a diferença. Foi isso que o fez destacar-se no Hoffenheim e, mais recentemente, no RB Leipzig, antes de chegar a um Bayern Munique no qual tenciona seguir o mesmo caminho. Um caminho de inovação que, segundo o próprio pode e deve ser seguido também pelo próprio futebol, tendo como inspiração aquilo que se faz do outro lado do Atlântico, na NFL. E uma das inovações que o treinador do Bayern propõe é uma via aberta de contacto durante os jogos, através de auriculares, entre técnicos e jogadores.
"O futebol americano é um desporto coletivo. Logo aí, por essa razão, temos um paralelo ao futebol. O futebol americano é incrivelmente avançado em termos da tecnologia para comunicar com os jogadores. Por exemplo, o quarterback está sempre a ouvir o treinador no campo. É uma modalidade incrivelmente avançada em termos da especialização dos treinadores. Como técnico de futebol conseguimos retirar imensas coisas daí", começou por apontar, em entrevista ao jornal 'TZ'.
Nagelsmann admite mesmo que o ideal seria haver uma via aberta de diálogo também por parte dos jogadores com o banco. "É algo que precisamos mesmo no futebol. De preferência com a possibilidade de o jogador também responder, de forma a comunicar com os treinadores. Há imenso barulho nos estádios, não tens períodos de desconto, apenas tens o intervalo para discutir questões táticas com os jogadores".
O treinador dos bávaros diz mesmo que o futebol segue ainda muito preso ao passado e à tradição. "O futebol normalmente é demasiado tradicional. Fazemos tudo igual nos últimos 30 anos e não permitimos inovações. Creio que por vezes perdemos oportunidades em certas áreas, mas claro que teremos outras oportunidades no futuro para tornar o nosso desporto um pouco mais moderno", finalizou.

"Não se vai sentir a falta do Gonçalo Inácio". Tiago Fernandes faz por colocar para trás das costas a goleada do Sporting (1-5), frente ao Ajax, na estreia na Liga dos Campeões de 2021/22.
Em entrevista à RR, o antigo treinador dos leões dá o passo em frente e tira carga dramática ao desaire com a equipa de Amesterdão. A temporada continua em aberto e o Sporting "não se pode deixar abater por um jogo menos conseguido, que já faz parte do passado", defende.
"Penso que o Rúben Amorim não terá um trabalho extra e dará somente moral aos jogadores, que também não querem perder dois jogos consecutivos. O Sporting só perdeu porque cometeu erros, não foi por falta de atitude e não é este jogo que vai deitar abaixo os objetivos de uma época", começa por afirmar Tiago Fernandes.
O técnico vê o lesionado Gonçalo Inácio como o mais "substituível" do conjunto de Alvalade, em vésperas do regresso à competição: a deslocação de domingo ao Estoril, para a ronda seis do campeonato.
"Os jogadores mais difíceis de substituir são os do corredor central: Coates, Palhinha e Pedro Gonçalves, que joga igualmente em zonas interiores. O Gonçalo Inácio poderá ser substituído por Feddal ou Matheus Reis. O até mesmo pelo Neto. Não se vai sentir a falta do Gonçalo Inácio", sustenta o treinador, de 40 anos.

1 comentário:

  1. Auriculares já são usados pelos cartilheiros do fc penaltis há muito tempo.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...