03 setembro 2021

'Birra' de JJ leva a 'dispensa' de pérola; Noronha Lopes está em reflexão. Rui Costa pode avançar...sozinho; Médio 'estica a corda' e deve permanecer...encostado na Luz; Os milhões que o FC Porto rejeitou dar a Corona; Pinto da Costa não descarta recandidatura

Os últimos dias da janela de mercado de verão foram pouco ativas no que respeita a contratações no Benfica, que apenas fechou o empréstimo de Valentino Lázaro junto do Inter, mas no plano de saídas foi bastante agitado, com a SAD a limar arestas no plantel de Jorge Jesus e, com isso, também a reduzir custou com salários e ainda encaixando no processo 60 M€. No meio de tantos acertos feitos pelo elenco de Rui Costa ficou, no entanto, e até ver, uma pedra no sapato: Gabriel, médio brasileiro com o qual Jorge Jesus não conta e que está a treinar à parte do grupo, continua a fazer finca pé e a sua saída é, ainda, uma incerteza mesmo para os mercados ainda abertos.
Com contrato até 2023, Gabriel custa aos encarnados 2,5 M€ brutos em salários e, também por isso, a SAD encarnada entende ser um “bom negócio” que o médio saia. Segundo O Jogo, várias foram as possibilidades que se abriram nos últimos dois meses em Espanha, Inglaterra, Rússia e Brasil, mas Gabriel foi chumbando-as mesmo sabendo que, na Luz, o seu espaço está trancado. Enquanto não se decidia o futuro de um jogador que custou 9,6 milhões de euros às águias, o Benfica chegou até a propor a Gabriel treinar com a equipa B, como já aceitara no passado recente Samaris – que rescindiu no último dia de mercado –, mas também aqui o brasileiro optou por trabalhar à parte, com o clube a garantir-lhe, como é obrigado, um técnico no acompanhamento diário às horas combinadas.
Com a maioria dos mercados fechados, sobram ainda algumas possibilidades na Europa, continente onde Gabriel prefere continuar. Se na Ucrânia fecha já hoje, Rússia e Turquia são algumas das portas ainda abertas por mais uns dias, depois de o mercado brasileiro também já ter fechado.

'Birra' de JJ leva a 'dispensa' de pérola. Jorge Jesus lamentou nos últimos dias de mercado da falta de opções para o eixo defensivo. O Benfica não lhe fez a vontade e o técnico não recebeu mais nenhuma alternativa para o plantel. Ora, JJ que contava com a 'pérola' da formação Tomás Araújo para ser aposta, decidiu...dispensar o jovem jogador. Segundo o jornal Record, Tomás Araújo está riscado do plantel principal e vai fixar-se no grupo dos ‘bês’.

Noronha Lopes está em reflexão. Os dados estão na mesa. A pouco mais de um mês para as eleições antecipadas aos órgãos sociais do Benfica e com a obrigatoriedade de as listas serem entregues na secretaria geral do clube até dia 29 de setembro, dez dias antes do ato eleitoral agendado para dia 9 de outubro, já há movimentações no sentido de serem formadas as candidaturas. Embora não se tendo ainda assumido como candidato, Rui Costa é nesta altura o único que tem planos bem elaborados quanto à formação de uma lista concorrente e começou já a desenvolver contactos para tal.
E Rui Costa até pode correr o risco de apresentar-se como candidato único ao ato eleitoral de dia 9. João Noronha Lopes, candidato que ficou em segundo lugar nas eleições de outubro passado, está ainda em reflexão, mas tem feito saber junto de quem o acompanhou que a família o tem pressionado a não se envolver novamente numa campanha. Mas têm sido muitos, também, os contactos para o convencer a apresentar-se como concorrente de Rui Costa. Noronha deu conta, após ter perdido para Vieira no ano passado, que não voltaria a candidatar-se, mas assumiu mais tarde de novo essa possibilidade. Rui Gomes da Silva, que ficou em último lugar há um ano, também não pondera avançar.
A avaliar condições e em que moldes poderão candidatar-se estão Francisco Benítez, que chegou a encabeçar lista pelo movimento Servir o Benfica, juntando-se depois à lista de Noronha Lopes. Benítez vai esperar pela AGE de dia 17 para decidir se reúne condições para nova candidatura.
Em circunstâncias idênticas encontra-se o Movimento Benfica Bem Maior, que tem em Braz Frade um dos rostos mais visíveis, e onde Manuel Brito, filho do ex-presidente Jorge de Brito, tem sido pressionado para avançar, embora esse seja cenário ainda remoto. Este movimento irá reunir-se na segunda-feira para decidir o nome a avançar.
Rui Costa está a iniciar contactos para formar lista e a expectativa reside em perceber se conta com os mesmos elementos que até agora o têm acompanhado e que foram escolhidos por Luís Filipe Vieira, que se demitiu na sequência da Operação Cartão Vermelho

O FC Porto já conhece as exigências de Jesus Corona para se manter ligado ao clube para além de junho de 2022, mês em que cessa o vínculo em vigor que liga as duas partes. Numa altura em que a renovação chegou a estar em cima da mesa, o internacional mexicano apresentou as suas condições: 6 milhões de euros brutos, era quanto pretendia embolsar por cada época mais de dragão ao peito, escreve A Bola.
A proposta não foi aceite, pelos valores considerados incomportáveis para o orçamento dos azuis e brancos.
O diário diz ainda que esses são os valores que Otávio, de 26 anos, passou a auferir na última renovação. Essa informação já tinha, no entanto, sido desmentida por fontes dos dragões à imprensa há meses atrás.

“Recandidatura? Não é oportuno”. Pinto da Costa considera que o final do primeiro ano do 15.º mandato na liderança do FC Porto “não é o momento oportuno” para falar numa eventual recandidatura. Ontem, antes de discursar num jantar de homenagem em Gaia, o presidente do clube azul e branco foi desafiado a lançar as bases para ir de novo eleições. O repto, lançado pela Comissão de Apoio à recandidatura, foi recebido com gratidão por Pinto da Costa, mas o líder portista remeteu para a necessidade de “tornar coeso” o clube em “tempos difíceis para todos”, adiando esse assunto. “Num mandato de quatro anos, este não é o tempo oportuno. Neste momento, não podemos estar a pensar em recandidaturas, mas sim em pôr o FC Porto cada vez mais forte, seguro e coeso, cada vez mais como um símbolo da nossa cidade, da nossa região e como embaixador do País”, assinalou Pinto da Costa, alvo de diversas homenagens, que contou com Fernando Cerqueira, líder da referida comissão, como “cicerone”.
O líder dos dragões ressalvou a disponibilidade para, “a qualquer hora, estar ao serviço do FC Porto”. “Sem medo de nada. Sem medo de programas televisivos e de ‘cartilheiros’ que tentam beliscar pessoas que não têm nada a ver com o assunto, apenas por serem minhas amigas. Manter-me-ei o mesmo, a lutar pelo FC Porto, a respeitar os nossos adversários, a querer a união dos sócios e dos adeptos”, vincou o dirigente.
Pinto da Costa garantiu que espera cumprir o atual mandato até ao fim. “Na cimeira de presidentes, verificámos que não está fácil para ninguém, só os laboratórios é que ganham com a pandemia. Mas quero garantir: ainda tenho três anos de mandato, que espero levar a cabo, se Deus me der vida e saúde e se os sócios do FC Porto assim o quiserem”, reforçou, rejeitando recuar perante as dificuldades. “Não penso em mim, mas nos que amam o FC Porto”, rematou.

4 comentários:

  1. A "quinta coluna" do Benfica, ao serviço da estratégia dragarta, anda desesperada por encontrar um candidato.
    Há um ano que reclamam eleições. As eleições foram anunciadas há 2 meses e a data marcada há dias, mas eles dizem que foram apanhados desprevenidos e ainda estão a pensar...
    ... no tamanho da derrota que os espera, se se atreverem a candidatar.
    Eles afinal já perceberam que os benfiquistas estão fartos de gente que se diz benfiquista, para melhor servir a estratégia dragarta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas para defender a estratégia dragarta já têm o Rui Costa.

      Eliminar
  2. Tudo o que é presidente do galinheiro, vai parar à Carregueira, porque será?

    ResponderEliminar
  3. O desgraçado do orelhudo com a 4 classe fez tudo sozinho, coitado ,fez as aldrabices todas,a turma do maestro TÓTÓ não fez nada e nada sabia!!! Assinavam de cruz!!!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...