No final do jogo com o Famalicão, Sérgio Conceição admitiu que não tem problemas à frente e que “atrás é que pode haver ajustes”, com a lacuna na lateral-esquerda já há muito tempo identificada. Contudo, não é só aí que pode haver mexidas até ao fecho do mercado. Para o FC Porto, é imprescindível realizar vendas, até para facilitar futuras entradas e há um jogador cujo futuro mantém-se numa incógnita: Chancel Mbemba. A situação do defesa-central exige algum cuidado na abordagem, uma vez que o contrato termina no final desta época e a SAD quer evitar novas saídas a custo zero.
O internacional congolês, de 27 anos, está a atravessar a melhor fase da carreira com a afirmação no FC Porto, onde se tornou indiscutível há duas épocas e há vários clubes atentos à sua situação. É possível que cheguem propostas ao Dragão nos próximos dias e se, por um lado, a importância do jogador na equipa não fará a SAD abrir mão dele a qualquer preço, por outro, esta pode ser uma das melhores oportunidades para realizar um bom encaixe com o central. A República Democrática do Congo não se qualificou para a CAN, que se disputa entre janeiro e fevereiro, o que também deve ser levado em conta. Por essa altura, porém, Mbemba já terá o futuro na mão, se a situação não se alterar até lá, seja através de uma transferência, seja através da renovação.
Santa Maria reclama dinheiro de Paulinho. O Santa Maria, clube de Barcelos e que foi o formador de Paulinho, já que o avançado fez o seu percurso no emblema minhoto desde os sub-13 aos seniores, reclama o dinheiro do mecanismo de solidariedade da transferência do ponta de lança do Braga para o Sporting, por 16 milhões de euros. “Para já ainda não recebemos nada. É uma situação que estamos a aguardar. O que dizem sempre é que o Sporting é bom a contratar, mas é mau a pagar. Estamos atentar que as coisas se resolvam pela via do diálogo. Para já, não recebemos nada mas vamos receber”, referiu o presidente do clube, Bruno Torres, citado pelo “Diário do Minho”. Na apresentação do plantel, o dirigente informou ainda que os leões estão a contestar os 480 mil euros solicitados, o que levará, então, à demora do pagamento: “A lei diz que temos a receber cerca de 480 mil euros, só que o Sporting diz que temos a receber 363 mil euros devido ao Paulinho não ser um profissional de formação. Temos algumas dúvidas sobre isso e estamos a tentar esclarecer junto das autoridades responsáveis para saber o valor a receber e a forma de pagamento”.
Paulinho saiu do Braga a troco de 16 M€, o pagamento ainda se vai estender por dois anos e, tal como exposto à CMVM, é o Sporting que vai pagar ao Santa Maria pelo avançado.
A evolução registada por Pote continua a ser acompanhada pelos principais clubes europeus e, nesta lista, está o Barcelona que já realizou diversas observações ao jogador. O clube catalão, escreve o jornal Record, fez mesmo uma sondagem visando aferir a possibilidade de contratar o camisola 28 dos leões, mas acabou por nem avançar com uma proposta pois o Sporting não pretende deixá-lo sair abaixo dos 60 milhões de euros da cláusula.
A atravessar um grande crise económica que já levou mesmo à saída de Messi para o PSG, os dirigentes catalães veem no melhor marcador da última edição do campeonato português o perfil indicado para vingar em Camp Nou mas, face à dívida de 1,35 mil milhões de euros, a ordem em Barcelona é apertar no cinto e, nos próximos tempos, serão evitadas as contratações milionárias.
Já a menos de duas semanas do fecho do mercado, a SAD continua sem propostas oficiais por Pote – embora tendo recebido diversas sondagens –, e esta é uma realidade que acaba por agradar tanto a Rúben Amorim como à própria direção. Ao contrário de outros jogadores como Palhinha ou Matheus Nunes em que o Sporting detém a totalidade do passe, no caso do médio-ofensivo, de 23 anos, o Famalicão terá direito a receber 50% de uma futura transferência. Nestas condições, mesmo que nos próximos dias surgisse um clube a pagar a cláusula de rescisão, os leões só garantiriam 30 milhões de euros caso não assumissem previamente um acordo com o emblema minhoto. O objetivo em Alvalade passa por assegurar a continuidade do internacional português por mais época, pelo menos, e apostar na constante valorização do seu passe. Com a Liga dos Campeões à porta dificilmente este cenário não se concretizará.
Lembra se que o mbemba ainda é um jovem.chegou ao porto com "cara" de 18 anos pelo que agora só deve ter 20.
ResponderEliminarHá coisas que enganam, por exemplo, por esse comentário, a tua inteligência parece ser de 8 anos mas já deves ter 80. Nunca saberemos se a estupidez se deve à infantilidade se à senilidade.
EliminarToda a gente, em Galegos Santa Maria e Barcelos sabe o porquê do Bruno Torres não gostar do Sporting. Um tipo que foi eleito presidente do PSD de Barcelos e nem o quiseram para candidato à Câmara, vem agora, este parolo, falar do que não sabe. Ele até é bom rapaz, mas falta-lhe tudo para ser homem.
ResponderEliminarÉ bem pior ser arguido por fraude fiscal, ser arquiteto de esquemas fraudulentos e vigaristas que lesam o estado
ResponderEliminar