13 agosto 2021

Benfica não está em negociações por alvo; Belenenses SAD pode resolver problema ao Sporting; A transferência que o Benfica agradece; "Ugarte é bom mas o Palhinha está num patamar em que pode jogar em qualquer equipa”

O Sporting precisa de vender e João Palhinha, jogador fundamental nas recentes conquistas, aparece agora como maior candidato a proporcionar um grande encaixe, com o Tottenham a abrir as hostilidades entre os clubes interessados no médio. É inegável a influência do camisola seis no funcionamento da equipa, mas Amorim já prepara a eventual sucessão e a agressividade defensiva do reforço Ugarte é vista com bons olhos pelo técnico, que o encara como possível substituto. O treinador João Aroso não dúvida que Ugarte pode fazer o lugar, mas antecipa que o português, se sair, deixará uma herança pesada no meio-campo.
“João Palhinha é dos jogadores mais insubstituíveis do Sporting, tem uma área de abrangência que consegue abafar logo o adversário quando ataca e no momento da perda de bola, parece um polvo, como chamavam ao Fernando, ex-jogador do FC Porto atualmente no Sevilha. Chega rápido e é difícil sair do alcance dele. Tem leitura de jogo e rapidez a chegar, com capacidade de desarme pela sua capacidade física e morfológica. Intimida, sendo leal. E tem um jogo aéreo que faz a diferença”, analisou João Aroso, fazendo a comparação: “O Ugarte pode fazer bem a posição, pois pode fazer de seis e de oito, e faz bem. Tem potencial para crescer, é muito bom jogador. Não vejo um ponto fraco no Ugarte, tem até mais transporte de bola e chegada à área, mas o Palhinha está num patamar em que pode jogar em qualquer equipa.”
Os mapas de calor de Palhinha e de Ugarte, revelam que – não esquecendo que Sporting e Famalicão jogam de forma diferente – mesmo com o uruguaio a ter feito alguns jogos na posição oito, a zona do terreno que pisa é quase a mesma que a do internacional português. Um ponto a favor do reforço verde e branco, tal como o maior domínio do drible e a maior apetência para o remate, como os números no quadro anexo atestam. Nos aspectos defensivos, determinantes para a posição 6, João Palhinha sai a ganhar na comparação estatística.

Luiz Phellype é um dos alvos do Belenenses SAD para o ataque. O avançado brasileiro de 27 anos, sem espaço no Sporting, é um dos nomes mais bem colocados em cima da mesa dos azuis, caso Cassierra seja transferido até ao fecho do mercado.
O processo tendo em vista a transferência do avançado, há muito referenciado por Petit para reforçar a linha ofensiva, continua em stand-by, até porque a prioridade da SAD presidida por Rui Pedro Soares passa, neste momento, por negociar a saída de Cassierra.
O colombiano continua a ser alvo de várias propostas — a do West Bromwich foi a mais recente — mas ainda não existe luz verde para fechar um dossier que se tem arrastado nas últimas semanas. Apesar dessa indefinição, o Belenenses SAD vai estando atento e tem em mãos outras soluções. E é aqui que entra o brasileiro. Com algumas certezas: uma delas é que uma potencial entrada de Luiz Phellype seria sempre a título definitivo e não por empréstimo. Contratado ao Paços de Ferreira em 2018/2019, o avançado acabou por perdeu espaço após uma lesão que o afastou dos relvados durante vários meses.
O regresso aconteceu durante a fase final da época passada — ainda contabilizou dois golos em nove jogos ao serviço da equipa B dos leões — mas acabou por nunca ser uma solução na equipa principal desde que Rúben Amorim assumiu o comando leonino.
Em cima da mesa, de resto, estará uma proposta para uma transferência a título definitivo com o Sporting, ainda assim, a manter percentagem do passe dos direitos económicos. A bola, assim, está do lado de Luiz Phellype, que também tem outras alternativas — nomeadamente do futebol brasileiro — para prosseguir a carreira.

Benfica sem negociações por Wendell. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, anunciou que o lateral-esquerdo Wendell, do Leverkusen, «está em negociações com o Benfica», mas o jornal A Bola garante que não há contactos dos encarnados com o brasileiro ou com o clube alemão. 

Dumfries em Milão para reforçar Inter. Benfica agradece. Denzel Dumfries já está em Milão para ser reforço do Inter. O lateral direito vai mudar-se para a cidade italiana e irá ser uma baixa de peso no PSV, que nas próximas semanas defrontará o Benfica no playoff da Liga dos Campeões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...